As startups vêm apresentando um crescimento considerável nos últimos anos e já passaram a fazer parte do cotidiano em muitas áreas no mundo dos negócios. Diversos empresários de primeira viagem e funcionários criativos de grandes empresas decidiram que era hora de empreender e implementar novas soluções. Eles viram a oportunidade de oferecer valor real aos seus clientes e, acima de tudo, mudar como as coisas estão sendo feitas!

No entanto, pequenas empresas requerem investimento maior e, para que consigam expandir, muitas vezes necessitam contar com um aporte externo. Para conseguir isso, é necessário saber atrair e se preparar para receber investimento. Quer descobrir quais as melhores maneiras de fazer isso? Então confira o texto a seguir e descubra dicas valiosas para você atrair investidores para sua startup:

1. Monte um bom plano de negócios

Se você possui uma pequena empresa com uma boa equipe de fundadores focados, inspirados e competentes para que ela cresça e se desenvolva, excelente! Mas investidores são expostos a esse tipo de empreendimento com frequência, ou seja, não é apenas isso que fará com que invistam em você! O que é raro e emocionante para muitos, é exatamente a oportunidade de ver um bom plano de negócios, realístico, bem pensado e pronto para implementação. Projete corretamente os dados, apresente os diferenciais do seu novo empreendimento e surpreenda-os com um planejamento inteligente e eficaz. Mostre que o capital que será investido irá capacitar a sua empresa para atingir o mercado alvo e dar retorno de maneira sólida e inteligente.

2. Procure o perfil certo de investidor

Os primeiros investidores da sua empresa são cruciais. São eles que vão formar sua base de apoio desde o inicio. Por isso, é interessante procurar os investidores-chave, que estejam efetivamente interessados em fazer o seu negócio acontecer. Podem ser membros de sua família, amigos, pessoas ativas no mercado e/ou que tenham experiência nele. E vale lembrar que depois de receber o aporte financeiro, é importante manter um bom relacionamento com todos, informando sobre o progresso do negócio (relatórios trimestrais são uma ótima solução) e dando espaço para opiniões e contribuições.

3. Mostre-se mais eficaz que a concorrência

As boas ideias geralmente não são estruturadas por apenas uma pessoa. Se você pretende entrar em uma área de negócio, certamente terá concorrência. E por conta disso, precisará mostrar uma vantagem competitiva: é indispensável ter conhecimento profundo do mercado em que se está entrando, conhecer seus adversários, como eles funcionam e possuir uma tática certa para vencê-los! Uma forma de atrair investidores para sua startup é exatamente se mostrando melhor e mais eficaz que seus competidores. Destaque também as qualidades de sua equipe, como vocês estão preparados para superar barreiras, como seu produto pode ter a melhor aceitação do mercado e escalabilidade, além de ter respostas sólidas para as perguntas que forem feitas.

4. Tenha uma grande história e uma equipe forte

Investidores estão interessados não só na ideia, mas também na história e na equipe que estão por trás do seu negócio. Pode-se até dizer que isso é tudo: os membros da startup precisam demonstrar que possuem as habilidades chaves e necessárias para executar com perfeição o plano de negócios. É importante que tenham um bom relacionamento entre si e mostrar-se prontos para lidar com as adversidades inevitáveis que são inerentes na historia de uma startup. Uma equipe talentosa, competente e sólida é algo que sempre vai chamar a atenção das pessoas certas e que, potencialmente, farão sua empresa ser lembrada na hora em que esse indivíduo estiver pensando em investir seu capital.

5. Conte com o equity crowdfunding

Nesse modelo, as startups podem oferecer participação societária em troca de investimento oriundo de vários investidores. O mínimo de capital acaba sendo extremamente menor do que os valores de investimento tradicional, o que permite que mais pessoas queiram investir no seu negócio. É também uma forma de fazer o relacionamento entre investidores e empreendedores mais simples, centralizado e eficaz, transformando em realidade tanto o financiamento de negócios, quanto o retorno financeiro para quem investiu o seu dinheiro.

6. Tenha um “killer pitch”

Depois de reunir todas as informações e se preparar para conversar com os investidores, é hora de ter um killer pitch – um pitch matador! Afinal, em última instância, é o pitch que vai atraí-los e você precisa estar preparado para que ele atinja os seus parceiros em potencial da melhor maneira possível!
Essas são as melhores dicas para atrair investidores para sua startup. Com essas condutas profissionais, será muito mais fácil ter capital disponível para seus projetos e também será mais rápido achar os parceiros que você esperava para fazer seu negócio decolar! Não perca mais tempo: a realização do seu sonho só depende de você! Para mais conteúdo, visite o EqSeed ainda hoje e aprenda muito mais!
Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.
Leia o post anterior:
equity crowdfunding
Equity crowdfunding: é o que a sua startup precisa?

Tempo de leitura: 2 minutosCaptar investimentos é uma parte fundamental do ciclo de desenvolvimento e crescimento para as pequenas empresas....

Fechar