No mercado de investimentos, a diversificação da carteira é um ponto bem importante para quem busca estabilidade e crescimento — ou seja, todas as pessoas que investem. 

Criar carteiras de investimentos equilibradas, deve ser uma prioridade para aumentar as chances de obter melhores retornos e minimizar os riscos ao investir. Nesse contexto, a diversificação de carteira se mostra essencial. 

Continue a leitura para compreender a importância de diversificar investimentos e conferir insights sobre como construir e gerenciar uma carteira diversificada.

O que é carteira de investimento?

A carteira de investimento é um conjunto estratégico de ativos financeiros que uma pessoa investidora pode ter. Construir uma carteira é uma prática muito importante para obter um maior controle de investimentos, além de otimizar ganhos e minimizar os riscos ao investir. 

Entender como montar uma carteira de investimentos para iniciantes, ou para investidores e investidoras mais experientes, envolve considerar uma diversificação inteligente, distribuindo os investimentos em diferentes classes de ativos.

Uma carteira bem equilibrada pode proporcionar retornos mais consistentes ao longo do tempo, reduzindo a exposição a volatilidades específicas do mercado.

Como diversificar a carteira?

Diversificar a carteira de investimentos é imprescindível para um investidor ou investidora de sucesso. Ao distribuir suas aplicações entre categorias diferentes de investimento, você reduz suas chances de perda e garante mais estabilidade para seus rendimentos. Isso ocorre porque cada tipo de aplicação acompanha indexadores e setores da economia diferentes uns dos outros.

Nesse cenário, o mercado imobiliário pode até estar com tendência de queda, mas seus fundos de investimento, por exemplo, mantêm os rendimentos. Ou seja, quanto menor a correlação entre um investimento e outro (diversificação da carteira), melhor para quem investe. 

No entanto, quais seriam as opções de aplicação à disposição das pessoas investidoras? Confira algumas dicas sobre quais aplicações escolher para diversificar a carteira de investimentos.

Equity crowdfunding

O equity crowdfunding consiste em investimentos em pequenas empresas, que fazem uma oferta pública inicial para a participação em sua sociedade. 

No Brasil, através de plataformas como a EqSeed, qualquer pessoa pode investir com valores mínimos de R$ 1.000,00. O mecanismo permite que a empresa capte o investimento total que precisa de diversas pessoas investidoras individuais, todas cadastradas em um só lugar.

Há algumas coisas importantes para entender sobre esses investimentos:

  • Eles são de alto risco, pois as empresas estão nas suas etapas iniciais
  • Apesar disso, eles têm possibilidade de altos retornos, pois, se a empresa der certo, os ganhos de capital podem ser significativos. 
  • São investimentos de longo prazo (mínimo de 3-5 anos), uma vez que a empresa precisa de tempo para crescer e solidificar sua posição no mercado. 

Por essas razões, recomenda-se que apenas uma parte (até 10%) da carteira do investidor seja composta por equity crowdfunding, dividida entre várias empresas startups (de 3 a 10, por exemplo).

A grande vantagem é que se uma das empresas investidas der certo, a longo prazo, os retornos oferecidos em ganhos de capital podem ser significativos, e esses ganhos podem mais do que compensar os valores gastos em outras empresas startups.

Leia também: Como ter retorno financeiro com equity crowdfunding?

Fundos de investimento

Fundos de investimento são opções de aplicação bastante interessantes para quem quer diversificar sua carteira de investimento, já que existem fundos de diferentes perfis e, consequentemente, de diferentes rendimentos. 

Eles consistem em um pool de investimentos individuais (reserva de ativos financeiros compartilhados entre os participantes), que conjuntamente são administrados por uma equipe de gestão. Alguns fundos são mais arriscados, enquanto outros são mais conservadores. 

É importante lembrar também que esses fundos realizam a cobrança de uma taxa de administração que remunera sua gestão. Normalmente, quanto maior for o valor investido, menor será a taxa de administração.

LCI

A LCI — Letra de Crédito Imobiliário, conta com um conjunto de regras e de limites bastante específicos, altamente regulados pelas instituições financeiras. A taxa de remuneração acompanha pela taxa básica de juros do Banco Central, o que atualmente  é muito vantajoso. 

Além disso, não há incidência de Imposto de Renda, nem de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Essas vantagens devem ser levadas em consideração pelo investidor ou investidora, já que podem aumentar seus rendimentos.

CDB

Certificados de Depósito Bancário (CDB) são aplicações que, normalmente, acompanham a taxa de juros oficial (pós-fixados). Ou seja, têm baixo risco de mercado, já que não variam de acordo com as oscilações do cenário econômico, seguindo uma tendência mais previsível. 

Existe também a possibilidade dos rendimentos do CDB serem pré-fixados, mas esse tipo de aplicação envolve mais perdas no caso de o investidor ou investidora resolver resgatar seu dinheiro antes do prazo mínimo de aplicação. Nesse caso, quanto maior o tempo de permanência do dinheiro nesse tipo de aplicação, maior será o rendimento.

Como gerenciar uma carteira de investimentos diversificada?

Gerenciar uma carteira de investimentos é um processo estratégico que exige atenção constante para se adaptar às mudanças do mercado. Para mantê-la atualizada, é importante realizar uma análise regular dos ativos, ajustando a distribuição de valores conforme as condições do setor. 

Monitorar indicadores econômicos, eventos globais e notícias do mercado também é fundamental para tomar decisões informadas. Além disso, é importante reavaliar periodicamente seus objetivos financeiros, considerando seu perfil de investidor (a), e ajustar a estratégia de investimento conforme necessário. 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.