Diversificar a carteira de investimentos é imprescindível para um investidor de sucesso. Ao espalhar suas aplicações entre categorias diferentes de investimento, você reduz suas chances de perda e garante mais estabilidade para seus rendimentos. Isso ocorre porque cada tipo de aplicação acompanha indexadores e setores da economia diferentes uns dos outros.

Nesse cenário, o mercado imobiliário pode até estar com tendência de queda, mas seus fundos de investimento, por exemplo, mantêm os rendimentos. Ou seja, quanto menor a correlação entre um investimento e outro (diversificação da carteira), melhor para o investidor. No entanto, quais seriam as opções de aplicação à disposição do investidor? Confira algumas dicas sobre em quais aplicações diversificar a carteira de investimentos que separamos pra você neste post:

Poupança

A poupança é um dos investimentos de menor risco, mas isso também significa baixos rendimentos ao investidor, muitas vezes até mesmo bem próximos aos índices oficiais de inflação. A principal vantagem é que não há cobrança de Imposto de Renda, nem imobilização do dinheiro por tempo mínimo, o que garante maior flexibilidade ao investidor. Para quem quer investir, no entanto, recomenda-se buscar outras formas de aplicação, com rendimentos maiores e mais perspectiva de crescimento.

Equity crowdfunding

Esse tipo de aplicação consiste em investimentos em pequenas empresas, que fazem uma oferta pública para a participação em sua sociedade. No Brasil, através de plataformas como eqseed.com, qualquer um pode investir com valores mínimos de R$ 1.000,00. O mecanismo permite que a empresa capte o investimento total que precisa de vários investidores individuais, todos cadastrados em um lugar só.

Há algumas coisas para entender sobre esses investimentos. Eles são de alto risco, pois as empresas estão nas suas etapas iniciais. Porém, eles têm possibilidade de altos retornos, pois, se a empresa der certo, os ganhos de capital podem ser significativos. São investimentos de longo prazo (mínimo de 3-5 anos) uma vez que a empresa precisa de tempo para crescer e solidificar sua posição no mercado. Por essas razões, recomenda-se que apenas uma parte (até 10%) da carteira do investidor seja composta por equity crowdfunding, dividida entre várias empresas startups (3 a 10, por exemplo).

A grande vantagem é que se uma das empresas investidas der certo, em longo prazo, os retornos oferecidos em ganhos de capital podem ser significativos, e esses ganhos podem mais do que compensar os valores gastos em outras empresas startups.

Fundos de investimento

Fundos de investimento são opções de aplicação bastante interessantes para quem quer diversificar sua carteira de investimento, já que existem fundos de diferentes perfis e, consequentemente, de diferentes rendimentos. Eles consistem em um pool de investimentos individuais, que conjuntamente são administrados por uma equipe de gestão. Alguns fundos são mais arriscados, enquanto outros são mais conservadores. É importante lembrar também que esses fundos realizam a cobrança de uma taxa de administração que remunera sua gestão. Normalmente, quanto maior for o valor investido, menor será a taxa de administração.

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário conta com um conjunto de regras e de limites bastante específicos, altamente regulados pelas instituições financeiras. A taxa de remuneração acompanha pela taxa básica de juros do Banco Central, o que nos tempos atuais é muito vantajoso. Além disso, não há incidência de Imposto de Renda, nem de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Essas vantagens devem ser levadas em consideração pelo investidor, já que podem aumentar seus rendimentos.

CDB

Certificados de Depósito Bancário são aplicações que normalmente acompanham a taxa de juros oficial (pós-fixados). Ou seja, têm baixo risco de mercado, já que não variam de acordo com as oscilações do cenário econômico, seguindo uma tendência mais previsível. Existe também a possibilidade dos rendimentos do CDB serem pré-fixados, mas esse tipo de aplicação envolve mais perdas no caso de o investidor resolver resgatar seu dinheiro antes do prazo mínimo de aplicação. Nesse caso, quanto maior o tempo de permanência do dinheiro nesse tipo de aplicação, maior será o rendimento.

 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.

Leia o post anterior:
investir em startups
Investir em startup: por que é uma experiência que vale a pena?

Tempo de leitura: 3 minutosTer um montante disponível para investir é uma grande oportunidade, mas pode ser difícil, às vezes,...

Fechar