Como investir em startups através da EqSeed? Você sabe como funciona?

Investimento em startups é um produto financeiro em franco crescimento no Brasil.

Cada vez mais investidores estão incluindo esses investimentos em seus portfólios para diversificar e tentar atingir retornos acima da média.

Mas como investir em startups?

Sem tempo para ler? Ouça esse artigo:

Através de plataformas online de investimento como a EqSeed é possível ter acesso a rodadas de investimento anjo e Micro VC de startups pré-filtradas e montar uma carteira de investimentos diversificada.

As rodadas de investimento na EqSeed funcionam da seguinte maneira:

Existe um valor máximo de captação e na medida que investidores vão confirmando pedidos de investimento, a rodada vai avançando em tempo real, até que 100% do valor seja completado.

Para se ter uma noção de tempo, nosso recorde atual para a conclusão de uma rodada de investimento foi de apenas nove dias.

É importante mencionar que todas as empresas que lançam rodadas de investimento na plataforma da EqSeed passam por um rígido filtro interno através do nosso processo de seleção de startups.

Nossa taxa de aprovação é de menos de 1% das empresas analisadas.

E você sabe como faz para investir em startups na plataforma da EqSeed?

Nosso processo é 100% online e bem simples.

Assista esse vídeo para entender:

Ou posso explicar para você em 3 passos.

É o seguinte:

1. Tomada de decisão

Ao acessar a plataforma da EqSeed você confere as rodadas de investimento abertas para investir.

Tomada de decisão

Clicando nas rodadas você será apresentado a empresa através de um vídeo e uma apresentação completa com tudo que você precisa para tomar sua decisão:

O produto e o problema que resolve, o plano de negócios da empresa, histórico financeiro e projeções financeiras, informação sobre a equipe e o mercado, plano de utilização dos recursos e resultados esperados, termos de investimento, validação de dados jurídicos e contábeis. Tudo.

Além disso, existe um fórum para perguntas e uma seção com o perfil dos fundadores caso você queira entrar em contato diretamente com eles.

Também existem eventos online e presenciais com as startups ao longo da rodada para você conhecer melhor os empreendedores com o intuito de auxiliar na sua tomada de decisão.

Quando você decidir que quer investir na rodada, o próximo passo é escolher o valor do seu investimento.

Na EqSeed, nossas rodadas são priced rounds, ou seja, você sabe no momento do seu investimento exatamente qual a participação societária (equity) que está adquirindo da empresa.

Para investir, basta clicar no botão Investir e escolher o valor.

Em seguida, você vai receber o seu contrato de investimento diretamente no seu e-mail.

Clicar em investir

2. Assinando o Contrato de Investimento

Assinar seu contrato de investimento é muito fácil e 100% online, ao investir pela EqSeed.

Você receberá um e-mail que lhe dará acesso ao seu contrato no site do nosso parceiro de assinatura eletrônica, DocuSign.

Lá você encontrará o seu contrato de investimento com os campos para rubricar e assinar digitalmente.

Após ler e concordar com os termos do seu contrato, você rubrica e assina para confirmar seu investimento e garantir sua participação na rodada.

Assinar contrato de investimento

Importante se atentar que esses são investimentos limitados, e assim, reservamos na medida que vamos recebendo os contratos de investimentos assinados.

Quando a rodada atingir o valor total, não terá mais disponibilidade para novos investidores.

Ou seja: quem assina primeiro garante seu lugar na rodada.

De fato, após toda rodada, sempre há uma fila de espera composta de investidores que não conseguiram assinar a tempo.

Como as rodadas podem concluir em poucos dias, recomendamos fortemente que você assine assim que tomar uma decisão.

Para finalizar sua reserva, você precisará enviar uma digitalização ou foto da sua carteira de identidade.

Nesse momento, você deve estar pensando:

“Mas quando eu transfiro o valor do meu investimento?”

3. Transferindo o valor do investimento

O valor do seu investimento fica com você até o final da rodada.

A transferência do valor é a última etapa do processo de investimento e é feita diretamente para a conta da empresa, não passando pela sua conta na EqSeed.

Transferência financeira

Como mencionei, a transferência somente é feita quando a empresa obter contratos assinados que totalizem 100% do valor da rodada e quando isso acontecer, nossa equipe será responsável por lhe comunicar.

Assim que a empresa confirmar a transferência, você receberá o seu contrato de investimento assinado por todas as partes, o que encerra o processo de investimento.

E como que fica daí para a frente?

Além de ter contato direto com os fundadores da empresa investida, você receberá relatórios gerenciais e contábeis da empresa trimestralmente e disponibilizados para você na sua conta na EqSeed.

Em relação a sua conta na EqSeed, está em curso nesse momento o desenvolvimento da área pós-investimento, onde você vai ter acesso a informações das suas empresas investidas de maneira mais completa, interativa e transparente.

Publicaremos em breve novidades sobre esse assunto no nosso blog.

Espero que nosso processo de investimento tenha ficado claro.

Se você tem interesse em saber mais sobre o processo de investir através da EqSeed, vale a pena conferir essa apresentação sobre investimento em startups.

Se ainda assim tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco através do e-mail faleconosco@eqseed.com e nossa equipe lhe atenderá com o maior prazer.

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.