Eqseed: veja como investir em startups online

Por Redação | Dezembro de 2015

Leia na íntegra no Destino Negócio

A partir de um modelo conhecido como equity crowdfunding, que dá acesso a oportunidades de investimento em empresas online, a EqSeed é uma alternativa para quem quer investir em startups mas não sabe muito bem por onde começar.

Ela permite que um conjunto de investidores financie empresas inovadoras. Em troca, eles ganham participação societária no empreendimento. Ficou interessado? Entenda melhor como o modelo funciona.

Como investir em startups pela Eqseed

Conectar micro e pequenas empresas em desenvolvimento a investidores dispostos a acreditar em uma ideia. Para que isso aconteça, o primeiro passo é se cadastrar gratuitamente na plataforma da Eqseed.

Depois, não há muito segredo, apenas uma boa dose de estratégia: você analisa as campanhas para investir em startups listadas no site, confere todas as informações necessárias e até pode tirar dúvidas diretamente com um dos sócios do empreendimento.

“Se você quer investir em uma empresa, simplesmente escolha o valor a partir de R$ 1 mil e clique em ‘investir’. Cada campanha tem uma meta de captação e prazo. Para receber os investimentos, a campanha tem que atingir a meta”, explicam Greg Kelly e Brian Begnoche, sócios-fundadores da Eqseed.

Eqseed para as empresas e para quem investe

Para entender melhor as possibilidades que a plataforma oferece, vale ainda analisar as suas opções a partir de dois pontos de vista: o das empresas, prontas para receberem apoio, e a dos investidores, em busca de negócios para aplicar seu dinheiro.

Empresas

Para os negócios que ainda estão em fase de desenvolvimento, a Eqseed funciona como uma vitrine, que atrai os mais variados investidores, e em número maior do que seria possível individualmente.

A principal vantagem é que, como o valor mínimo de aplicação é de R$ 1 mil, mesmo os investidores menores podem encontrar espaço para dar apoio ao projetos que a plataforma reúne.

Além disso, lembram Kelly e Begnoche, a distribuição dos recursos e o cuidado com a documentação fica por conta da Eqseed, o que simplifica o processo de negociação e permite que ele aconteça com um valor reduzido de recursos.

Investidores

Já para os investidores, a plataforma promete ser uma boa oportunidade por oferecer micro e pequenas empresas, ainda em etapa inicial, e com alto potencial de crescimento. Ou seja, podem render bom retorno a longo prazo.

A solução é especialmente indicada para quem quer variar a carteira de aplicações e investir em startups. Mas, como nem tudo são vantagens, vale lembrar que investimentos em empresas com esse perfil envolvem riscos, que devem ser muito bem analisados antes de qualquer decisão.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

 

Gostaria de ver mais sobre a EqSeed na imprensa? Confira essa matéria ou visite nossa página de imprensa:

EqSeed traz ao Brasil a cultura do investimento atrelado a equity, Exame

Confira as oportunidades de investimentos em startups na EqSeed ou leia mais sobre por que investir em startups no blog da EqSeed.