Nos dias 17 e 18 de maio de 2018, a cidade do Rio de Janeiro recebeu a segunda edição da conferência .Futuro | Rio. O evento, que reuniu 60 palestrantes de diversos países, contou com a participação de executivos e figuras relevantes de diversos mercados para conversar sobre os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.

A EqSeed foi convidada a participar do evento com nosso sócio-fundador Brian Begnoche, que palestrou no dia 18 de maio sobre a inovação e disrupção geradas pelo Equity Crowdfunding no mercado financeiro.

O modelo de equity crowdfunding nasceu há 7 anos no Reino Unido e vem desde então revolucionando os mercados de capitais. Por meio de equity crowdfunding, startups tem fácil acesso ao capital necessário para escalar suas empresas e investidores tem acesso a um novo produto de investimento atraente, que oferece a possibilidade de retornos extremamente significativos no médio a longo prazo.

Desde seu nascimento, o modelo de equity crowdfunding vem se espalhando pelo mundo inteiro e ganhando normas específicas das reguladoras financeiras que percebem sua importância na economia, como foi o caso com a publicação da Instrução CVM 588 em julho de 2018.

A EqSeed é pioneira do modelo de equity crowdfunding no Brasil, sendo a primeira plataforma a ser aprovada pela CVM para distribuir esses investimentos.

Na palestra, Brian apresentou como o modelo de equity crowdfunding está sendo implementado no país e o impacto que já teve nas empresas e investidores. Aprofundou-se também na questão do poder transformador inato do modelo, que permite o “destrave” de recursos financeiros presos e, portanto, impulsiona novas atividades econômicas e a inovação.

A conferência reuniu quatro universos durante os dois dias de evento: empresas de tecnologia, startups, empresas em transformação e o mundo acadêmico e institucional.

Confira o vídeo do evento:

Programa do evento . Futuro | Rio

O programa do evento .Futuro | Rio foi organizado em quatro temas: sociedade, criatividade, estrutura e tecnologia.

Em Sociedade, foram abordadas as mudanças, em especial as tecnológicas, que têm favorecido e, ao mesmo tempo, imposto a inovação sobre os negócios. As novas tecnologias tem gerado uma aceleração no ritmo de transformações sociais, fomentando novos comportamentos e tendências.

No quesito Criatividade, o assunto principal foi de que forma as empresas promovem inovação nos dias de hoje. Para desbloquear o potencial dos indivíduos e da sociedade, é necessário estabelecer um ambiente com condições propícias à inovação.

O tema Estrutura abordou as questões que precisam ser verificadas antes de inovar. Problemáticas modernas, tais como os desafios envolvendo segurança cibernética, acesso a financiamentos e utilização dos dados de pessoas e empresas, tornaram-se questões de extrema importância na implementação e execução de soluções inovadoras eficientes.

Sobre Tecnologia, a abordagem principal envolveu as oportunidades criadas pelos avanços tecnológicos. Todos os setores econômicos e sociais são diretamente impactados pelas melhorias trazidas pela tecnologia e suas combinações. Foram discutidas a questão do uso de APIs e de inteligência artificial no dia a dia e no trabalho.

Veja algumas fotos da palestra de Brian Begnoche, sócio-fundador da EqSeed: