Investir em startups é investir em uma equipe excelente

Investidores anjo sabem que o fator mais importante ao investir em startups é um time qualificado

Investidores anjo pesam vários fatores ao considerar empresas para investir.

E para muitos deles o fator mais importante é a equipe.

Startups de sucesso passam por várias fases de crescimento antes de se tornarem empresas de grande porte. Para conseguir sucesso, é importante que os fundadores sejam capazes de liderar e gerenciar o negócio durante todas as etapas de desenvolvimento.

Investidores anjo sabem que a startup em que investem hoje será diferente daqui a 3 anos, daqui a 6 anos, e assim por diante. O produto e o modelo de negócio – e talvez até o mercado que a empresa está inserida– podem facilmente mudar, conforme o feedback dos clientes e a evolução do produto, e do mercado.

Essa evolução exige uma equipe profissional e com a experiência necessária para liderar e gerenciar a startup através de todas essas etapas.

Vamos explorar nesse post o por que da importância da equipe para o sucesso de uma startup. Acompanhe.

investir em startups equipe

Empreendedores com experiência sabem a hora de pivotar

Momentos de pivot são inevitáveis.

Toda startup começa com uma ideia incrível de um produto inovador que realmente pode mudar o mercado. Mas esse produto não existe ainda, portanto nunca foi testado.

É por isso que existem várias iterações de qualquer produto inovador desde sua concepção até achar o seu market fit. Um processo que é bem explicado no livro “Lean Startup”.

O pivot é o momento em que os fundadores param, dão um passo para atrás e analisam o cenário atual da empresa. É similar ao que o pivô de um time de basquete faz. Esses momentos geralmente acontecem depois de receber feedbacks fortes dos seus clientes sobre a versão mais recente do produto. Nessa hora, eles analisam se o caminho que a startup está seguindo é o certo para o sucesso da empresa.

Muitas vezes, um pequeno pivot é o gatilho para disparar o crescimento e o sucesso da startup – e são os sócios que precisam perceber esse momento, e tomar essa decisão.

Saber como e quando pivotar não é nada fácil pois a informação é sempre imperfeita e as conclusões nunca são 100% claras.  É por isso que um empreendedor atento com um forte histórico profissional é muito importante.

O Paypal (serviço de pagamentos online) foi fundado como uma startup com o objetivo de trocar dinheiro virtualmente através de dispositivos handheld (como o Palm). Porém, os fundadores perceberam que o seu core product era micropagamentos e trocas de dinheiro através da web.

Essa mudança, feita pelos sócios-fundadores do PayPal, capacitou a criação de um dos maiores sucessos da história do Silicon Valley e do mundo. Depois de apenas 3 anos, o PayPal fez um IPO, gerando US$ 61 milhões. Um ano depois do IPO, o PayPal foi adquirido pelo Ebay por US$ 1,5 bilhões.

Imagine o tamanho do retorno dos primeiros investidores do PayPal.

Nem toda startup terá indivíduos realmente únicos como o Peter Thiel e o Elon Musk. Mas o importante é que a startup em que você investe tenha sócios que sabem a importância de estar sempre colhendo e analisando o feedback dos clientes, e o cenário atual da empresa e do mercado.

São eles que integrarão o feedback colhido com a visão da empresa e, de uma forma analítica e honesta, tomar decisões sobre continuar no mesmo caminho ou mudar para capitalizar em cima de uma oportunidade.

Investir em startups com equipes ótimas

Um fato pouco conhecido sobre o mundo de investimento anjo é o seguinte:

O investidor-anjo experiente não investe em startups, ele investe em ótimos empreendedores.

Ele sabe que é muito provável que a startup em que está investindo agora vai mudar nos próximos anos, para conseguir evoluir até se tornar uma empresa de grande porte.

E é o empreendedor e sua equipe que vão liderar esse processo.

São eles os responsáveis por decidir quando e como pivotar o produto da startup, e como gerenciar a empresa durante todas as etapas de crescimento.

Por isso, contar com um empreendedor profissional, sensato e experiente é tão importante ao escolher uma empresa para investir.

Ele é quem vai levar a startup para um novo estágio no futuro e pavimentar o caminho para que ela se torne uma grande empresa e talvez atinja um belo “exit“. Como investidor, você precisa acreditar que ele tem essa capacidade.

Gostaria de conhecer startups para investir com equipes qualificadas? Visite a EqSeed.