O que é inovação? Essa é uma pergunta que recebemos com frequência bem surpreendente na EqSeed, tanto dos empreendedores querendo entender se a sua empresa cabe nos nossos critérios de investimento, quanto de investidores querendo saber mais sobre os critérios de seleção das startups com rodadas de investimento na nossa plataforma.

Inovação de produtos – a interpretação mais comum

Muitos entendem o que é inovação como um conceito relacionado exclusivamente à tecnologia. Não resta dúvida que o iPhone foi bastante inovador quando lançado em 2007, ou que os carros elétricos da Tesla representam uma grande inovação no setor automotivo.

Por serem produtos físicos, com características novas e diferentes dos produtos anteriores, conseguimos facilmente identificar o momento da mudança, em que essa inovação entrou no mercado e se tornou o novo padrão. Por conta disso, quando as pessoas pensam na inovação, muitas vezes elas estão pensando em produtos.

Inovação está em todo lugar

Na realidade, definir o que é inovação é muito mais amplo. Devemos incluir também pelo menos duas outras formas principais de inovação: a de processo e a de modelos de negócios.

Processo nesse contexto significa a combinação de equipamentos, habilidades e procedimentos usadas para produzir e entregar um produto ou fornecer um serviço.

Mudanças nos processos de uma empresa geralmente são menos visíveis para seus clientes finais. Podem tomar a forma de mudanças no processo de produção do produto, de entrega ao cliente e até na forma do serviço ao cliente pós-venda.

Apesar disso, sempre tem um tema em comum: são mudanças na forma de novos processos ou novas integrações de processos que resultam em um resultado final muito mais efetivo.

O processo de produção “lean”, originalmente da Toyota Production System, é um ótimo exemplo de processo de fabricação inovadora. O processo consegue minimizar o desperdício dentro do sistema de fabricação, sem sacrificar a produtividade.

A inovação nos modelos de negócios não necessariamente exige novas tecnologias nem a criação de novos mercados. Assim, pode representar uma ótima maneira para startups ou empresas estabelecidas melhorar sua rentabilidade e produtividade.

O modelo de negócios inovador dominante da última década é sem dúvida o marketplace. As empresas com esse modelo de negócio conseguem conectar oferta e demanda no mercado sem os custos e complexidades operacionais de manter estoque.

O resultado disso, junto com a inovação nos seus processos internos, significa que, por exemplo, a Amazon consegue oferecer os mesmos produtos com preço menor e serviço melhor para os seus clientes. Essa combinação poderosa resultou na empresa se tornando uma das empresas mais valiosas do mundo, apesar do fato que os mesmos produtos são disponíveis por milhares de concorrentes competentes globalmente.

Em resumo, a inovação é de fato presente em empresas da faixa mais variada de indústrias, desde as tecnológicas mais avançadas até as industrias mais tradicionais. Pode tomar a forma de mudanças mais sutis e menos visíveis para os clientes da empresa.

Todo tipo de inovação pode trazer grandes vantagens para uma empresa em comparação com seus concorrentes, permitindo a empresa inovadora a entrar com êxito no mercado e tomar marketshare até mesmo das empresas maiores, mais estabelecidas, com recursos e reconhecimento da marca maiores. A inovação nesse sentido é a base de uma empresa startup.

Por isso que, enquanto a EqSeed trabalha exclusivamente com “empresas inovadoras”, não tem dentro da nossa definição qualquer restrição sobre a indústria de atuação das empresas que podem aplicar para captar investimento por meio da plataforma.

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Cadastre-se e confira as rodadas abertas na EqSeed.