A renda variável se tornou uma das melhores maneiras de buscar rentabilidade no novo cenário econômico com juros mais baixos. 

A taxa Selic, a taxa básica de juros do país, atingiu o menor patamar da história. E tudo indica que esse movimento continuará nos próximos anos.

Para quem acompanha o mercado e as finanças há muito tempo, o tombo é impressionante.

Especialmente considerando que, em 2016, a Selic atingiu uma máxima de 14,25%.

Ok. Mas o que isso significa para você como investidor?

Que os dias em que o investidor ganhava facilmente 1% ao mês com investimentos em renda fixa – correndo muito pouco risco – é coisa do passado.

Ou seja, quem hoje ainda investe apenas em operações de renda fixa passou a receber um montante menor como recompensa. De fato, a renda fixa virou sinônimo de retorno baixo.

Qual é a saída?

A renda variável.

Não é difícil encontrar investidores que passaram a vida apostando em fundos de renda fixa, letras de crédito (LCI e LCA) ou Tesouro Direto.

Como mencionado, até a metade desta década, com a taxa Selic acima dos 14%, a renda fixa era uma ótima alternativa. Mas as sucessivas reduções da Selic mudaram as regras do jogo.

Para ter bons retornos é preciso diversificar a carteira de investimentos.

Neste post, vamos falar sobre como a renda variável se tornou a melhor maneira de buscar rentabilidade no novo cenário econômico de juros.

Fique ligado!

O que é renda variável

Renda Variável - mão aponta para folha de papel com gráfico

Renda variável é o tipo de investimento em que teus retornos podem variar. Ou seja, pode ser muito acima da média, ou não tão bom, dependendo da performance do investimento.

Na prática, isso significa que é um tipo de investimento que você não se sabe quanto você vai receber de retorno até o dia do resgate.

Mas por que investidores escolhem a renda variável?

Para tentar alcançar retornos maiores, principalmente a partir de 2019, quando o os retornos de produtos renda fixa passaram a render pouco. Por isso, muita gente buscou alternativas para não perder rentabilidade.

Uma das saídas é escolher ações, fundos e até investimento em startups. Vamos falar mais sobre isso adiante.

Qual a diferença renda variável e renda fixa

Renda Variável - Mão segura um tablet na frente de um notebook com gráficos

Para ficar claro, e você nunca mais esquecer.

Aplicações de renda fixa são investimentos cujo retorno pode ser estimado no momento da aplicação.

Esses títulos podem ter um retorno fixo ou atrelado a algum índice.

Além disso, a aplicação financeira tem um período estipulado para liquidez.

Resumindo:

Nos investimentos de renda fixa, a porcentagem e o prazo de retorno são definidos no momento em que o investimento é realizado.

Dessa forma, oferecem retornos previsíveis e mais estáveis, porém limitados.

Com renda variável, não existe garantia de quanto vai ser teu retorno. Mas o potencial do retorno com investimentos renda variável é geralmente maior do que os retornos de um investimento de renda fixa.

Mas por que não é possível saber quanto você vai receber?

Quando você faz um investimento de renda fixa, muitas vezes você está emprestando dinheiro para alguém. No caso, uma empresa, um banco ou governo, que promete te devolver o dinheiro no final do prazo do investimento e, claro, pagando juros fixos em cima desse empréstimo em intervalos fixos.

A renda variável é diferente.

Muitas vezes você está comprando uma fatia da empresa, como uma participação societária. Neste caso, seu retorno pode ocorrer quando você vende sua parte após a valorização da empresa ou se a empresa decidir pagar dividendos.

Para o valor da empresa subir, ela tem que performar bem (em teoria).

Para pagar dividendos, a empresa tem que ter lucros e, para ter lucros, a empresa tem que performar bem.

Deu para entender o porquê ser renda variável?

Porque o seu retorno depende da performance do que você está investindo  – uma empresa, por exemplo.

O que levar em conta ao investir em renda variável?

Renda Variável - tablet com gráfico de crescimento apoiado em uma mesa ao lado de um lápis e um papel

Com renda variável, é importante também levar em conta a expectativa do mercado, pois pode variar também. Para se ter uma ideia, há vários fatores que influenciam os resultados da renda variável:

  1. Cenário macro da economia do país e mundial;
  2. Cenário político;
  3. Resultados da empresa em que o dinheiro foi investido.

Todos esses fatores trazem expectativas positivas ou dúvidas sobre o mercado, que pode afeitar o preço de uma ação, por exemplo, e/ou a capacidade da empresa em que você investiu a performar.

Sempre quando você decidir investir em renda variável, é importante se informar sobre tendências do mercado.

Relação dos juros e a renda variável

Renda Variável - mão segura caneta azul apontando para gráfico em uma página

A taxa Selic é a ferramenta principal utilzada pelo Banco Central para regular as taxas de juros praticadas no mercado e uma das formas de controlar a inflação.

Apesar de ser uma taxa que regula operações financeiras entre os próprios bancos, o índice representa mais do que isso.

Na prática, serve como referência para diversos ativos financeiros, impactando diretamente nas taxas de juros que o investidor tem à disposição no mercado.

Quando o SELIC aumenta, a rentabilidade dos investimentos de renda fixa aumenta também. Mas quando a SELIC cai, a rentabilidade desses investimentos também cai.

Assim, é importante ficar atento às mudanças da taxa SELIC para compreender como escolher os melhores ativos financeiros de acordo com o momento da economia.

Em geral, quanto menor a Selic, menor a rentabilidade de investimentos renda fixa. Isso geralmente empurra investidores a diversificar seus portfólios e a procurar retornos melhores por investir mais em outros produtos, adicionando mais investimentos de renda variável a suas carteiras.

Melhor estratégia para buscar retornos: diversificar

Renda Variável Prédio espelhados em um centro financeiro de grande metrópole

Como investidor, você tem acesso a diversos ativos financeiros no mercado.

A estratégia para aumentar as chances de retorno é a diversificação do portfólio.

Quanto mais completo e diversificado for seu portfólio, maior o potencial de reduzir riscos e, ao mesmo tempo, obter retornos atrativos.

É necessário escolher bons produtos, balanceando investimentos de risco mais elevado e potencial de retorno maior com investimentos de menor risco e retornos mais estáveis, porém mais limitados.

Em tempo de baixa Selic, como é o caso agora, é importante considerar produtos de renda variável para ter chance de alcançar resultados significativos com seu portfólio de investimentos.

E, dentro dos produtos renda variável, é importante diversificar o investimento em vários produtos.

Renda Variável: qual a melhor aplicação financeira

1 – Fundos de Ações

Fundo de ações podem funcionar, na prática, como uma forma simples de se investir na Bolsa de Valores e ter acesso aos ativos de ações, sem ter que se dedicar seu tempo a escolher e monitorar ações individuais como um “day trader.

Por fundos de ações, você tem acesso a esse ativo de uma forma indireta, pois quem escolhe os papéis a serem comprados é o gestor do fundo.

Há fundos com resultados acima dos 20%, mas a rentabilidade depende de vários fatores. Uma das variáveis é a habilidade do gestor na hora de escolher a melhor aplicação financeira ou saber o momento certo de desfazer (vender) uma ação para gerar lucro.

Esse é um dos motivos que fazem com que haja cobranças como taxa de administração e performance do fundo.

2 – Fundos Imobiliários

Fundos de Investimento Imobiliários são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários.

Geralmente, os fundos possuem o patrimônio dividido em cotas de valores iguais. Assim, ao investir no setor, você adquire pequenas partes de imóveis.

Para quem aposta nesta modalidade, recebe retornos provenientes dos aluguéis pagos pelos locatários do empreendimento cujo o fundo é dono.

Alguns fundos imobiliários, por exemplo, entregam retornos mensais de 1,5% ou até mais.

3 – Investimentos em startups online

Quando você investe em ações, você compra uma fatia de equity de uma empresa grande que está cotada na Bolsa de Valores.

E se você que comprar equity de empresas privadas que ainda não se tornararm uma das maiores empresas do pais?

Para quem deseja investir diretamente em empresas escaláveis e inovadoras, pode optar por investir em startups por meio de plataformas especializadas que oferecem esses investimento online.

Ao investir nesta modalidade, você adquire equity em empresas privadas e enxutas, não cotadas na Bolsa de Valores, com potencial de virar grandes empresas em relativamente pouco tempo.

Se a startup der certo e for adquirida em um momento de “exit”, por exemplo, o lucro potencial para o investidor pode ser enorme.

Investimentos em startups são de risco elevado e, por isso, exigem uma estratégia específica.

Se der certo, por exemplo, você pode vender sua participação se a empresa for comprada por 10x, 20x, 30x ou mais do valor que você investiu.

Conclusão

redução da taxa Selic vem impulsionando investidores a diversificar cada vez mais seus portfolios.

Na final das contas, investidores que desejarem alcançar retornos acima da média vão precisar escolher opções de renda variável.

Investir em renda variável envolve mais riscos do que investimentos em renda fixa, mas o investidor consegue lidar com esses riscos ao aplicar uma estratégia de diversificação.

Uma carteira saudável de investimentos vai conter tanto produtos de renda fixa quanto produtos de renda variável como ações e investimentos em startups. A proporção depende do perfil, necessidades e desejos de cada investidor.