A dúvida é natural para quem não tem um histórico de investimento. Muitos imaginam investimento como algo que gera fluxo de caixa – que paga ao investidor um valor mensal, na forma de juros ou em dividendos. Contudo, é fácil esquecer que, na realidade, existem duas categorias de investimentos: os que geram o tal fluxo de caixa e os que oferecem ganhos de capital. Várias pessoas já são familiarizadas com investimentos da primeira categoria que incluem, por exemplo, a poupança, os títulos públicos e as ações de algumas empresas mais estabelecidas. Porém, investimento feito através de equity crowdfunding pertence à segunda categoria.

Basicamente, ganhos de capital significam que o valor do investimento inicial cresce ao longo de, geralmente, um longo prazo. Em vez de julgar o sucesso do investimento pela renda que ele gera mensalmente ou anualmente, o investidor avalia o valor do investimento ao final do prazo, como um múltiplo do valor investido inicialmente.

Para ver como isso funciona com equity crowdfunding, vamos usar um exemplo hipotético. Digamos que há três anos atrás, o Renato colocou capital em StartUp ABC Ltda e, em troca, recebeu uma “fatia” da participação na empresa – recebeu equity. Nessa época, a empresa não era mais que uma equipe competente, persistente e ávida para conquistar um mercado com uma ideia perspicaz. O valor da empresa era relativamente baixo naquela época, pois ela ainda estava na fase inicial onde um grande risco de fracasso é sempre presente e faltava, até então, sucesso comprovado.

Mas durante esses últimos três anos, o time da StartUp ABC Ltda correu atrás, batalhou, tomou decisões inteligentes e, com um pouquinho de sorte, conseguiu capturar uma parte do seu mercado-alvo. Eles acharam um grupo de clientes fiéis, aumentaram a equipe significativamente e agora têm vendas regulares e estão crescendo rapidamente. Com esse sucesso, a StartUp ABC Ltda hoje está pronta para levantar mais capital de novos investidores externos e, assim, expandir operações.

Nesse momento, a empresa já está estabelecida e vale consideravelmente mais do que valia quando o Renato investiu. Ela vai pedir bem mais dinheiro para as novas “fatias” de participação. E a fatia que Renato comprou há três anos atrás agora tem um valor mais alto do que o valor que ele pagou ao comprá-la. Ele realizou um ganho de capital, que é a diferença entre o valor pago inicialmente e o valor atual.

Talvez você tenha ficado curioso para saber por que a empresa não compartilhou uma parte desse sucesso inicial com o investidor na forma de dividendos. Bem, ela poderia ter feito. Mas a realidade é que nem a empresa nem o investidor quer isso.

Os dois já entenderam desde o começo que iriam abster-se de tirar os lucros iniciais da empresa, pois sabiam que o jogo era de longo prazo. A StartUp ABC Ltda quer crescer mais que nunca e o Renato quer ganhos acima daqueles que um investimento que gera fluxo de caixa pode fornecer. Ganhos desse tamanho geralmente só virão com o reinvestimento de lucros na empresa para que ela possa crescer cada vez mais. Então, é exatamente isso que eles vão fazer.

 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.