Muitos desejam ‘empreender’ sem sair do trabalho, mas é difícil saber o momento ou as condições necessárias para tomar essa decisão. Hoje, por plataformas de investimento em empresas privadas, é possível desfrutar alguns dos benefícios de empreendedorismo sem sair do seu trabalho

O Brasil é uma pátria que sonha empreender. Segundo pesquisas recentes, em média, 3 em cada 4 brasileiros gostariam de fundar a própria empresa ou ser sócio de uma companhia.

O sonho?  Alcançar o sucesso, claro.

Além disso, muitos visam receber os lucros de um negócio de sucesso ou ainda da venda da empresa, caso receba uma proposta de algum gigante do mercado. O que acontece é que não é todo mundo que pode largar tudo para ir atrás do sonho.

Há inúmeras pessoas que gostariam de empreender, mas simplesmente não podem.

Muitos, por exemplo, estão bem empregados, ou envolvidos em projetos pessoais, ou até simplesmente não têm alguém para ser sócio e começar uma empresa de sucesso.

Mesmo assim, a vontade de participar do sucesso de empresas e “sentir-se” dono de um negócio permanece.

Neste post vamos falar sobre como tornar realidade o processo de ‘empreender’ sem sair do trabalho. Há caminhos seguros, ágeis e descomplicados no mercado.

Aprenda tudo neste post!

Como empreender sem sair do trabalho executivo com celular na mão esquerda na mesa

Por que pessoas desejam ‘empreender’ ou ser sócio de uma empresa sem sair do trabalho

Uma dos principais motivos para empreender é a satisfação.

Seja elaborando soluções ou oferecendo serviços à população, empresas fazem parte da sociedade e conseguem mudar a vida das pessoas direta ou indiretamente.

Também há muitos profissionais que, após de anos trabalhando em um setor, conhecem muito bem as deficiências das empresas atuais e, ao mesmo tempo, já identificaram as oportunidades que existem para fazer as coisas melhor.

Essas pessoas têm uma visão de criar uma empresa nova e disruptiva, que pode mudar a forma de como o mercado funciona.

Além disso, quem empreende pode ficar independente em vários aspectos, e isso com certeza tem apelo. Ter a liberdade e responsabilidade de gerenciar sua própria empresa atrai muitas pessoas.

 

A busca pela independência financeira é com certeza outro motivo que fazem as pessoas ter o sonho de empreender.

Algumas dos indivíduos mais ricos do mundo são sócios de uma ou várias empresas – e isso não é a toa.

Empreendedores não possuem tetos de ganhos e ainda podem fazer uma empresa e vendê-la por milhões, principalmente no caso de startups.

Mas é fácil a jornada do empreendedor?

Claro que a jornada do empreendedor não é fácil. Quem tem um negócio para comandar, sabe que, na maioria dos dias, vai trabalhar mais do que os empregados e dar expediente durante feriados.

Afinal, é a pele do empreendedor ou dos sócios que está em jogo.

Como empreender sem sair do trabalho mesa de reunião com 4 pessoas

Por que é tão difícil ‘empreender’ sem sair do trabalho

Como falamos, há inúmeras pessoas que estão, por exemplo, bem empregadas, ou envolvidas em projetos pessoais, ou ainda tem receio de apostar numa área para abrir um negócio.

Ter empresas, em qualquer lugar do mundo, mas, principalmente no Brasil, envolve assumir riscos.

O acesso ao capital de risco, ao crédito, à mão de obra qualificada e a burocracia são alguns dos desafios a serem superados.

Todas essas barreiras precisam ser superadas enquanto você ainda encontra a oportunidade e o tempo correto para construir um negócio.

Como empreender sem sair do trabalho homem vestido com roupa social olha para o celular e comemora com punho cerrado

Boa notícia: já é possível investir em empresas privadas e startups por plataformas online

Durante muito tempo, era possível apenas investir em grandes empresas, cotadas na Bolsa de Valores. Mas isso acaba não satisfazendo totalmente os investidores por alguns motivos.

Quais?

Bom, o primeiro deles é que, ao comprar uma ação, você adquire uma parte muito pequena da empresa. Na prática, você tem participação no negócio, mas para conseguir ter um retorno muito vantajoso, na maioria das empresas, é preciso investir um valor muito alto.

Também entra na lista a falta de transparência das empresas na relação com os acionistas. 

No caso das empresas de capital aberto, que pertencem ao Estado, ou seja, que o governo brasileiro é acionista majoritário, ainda há o risco de interferências políticas na direção da empresa.

E como o cenário mudou?

A captação de investimentos 100% online através de plataformas se tornou uma realidade no Brasil. 

Nos últimos anos, cada vez mais startups estão buscando a modalidade para acelerarem o crescimento e escalarem seus modelos de negócio

Neste sentido, surgiram plataformas que permitem investir em empresas startups que, na prática, pode funcionar como a forma de “empreender” sem ser o dono do negócio.

Como empreender sem sair do trabalho homem ao lado de notebook sentado no sofá

Como os benefícios de investir em startups se encaixam no desejo de “empreender” sem sair do trabalho

1 – Participar de uma empresa inovadora e disruptiva

Muitos profissionais desejam abrir uma empresa para inovar e aproveitar uma oportunidade no mercado.

Porém, nem sempre há condições para começar sua própria startup. Mas isso não impede que eles invistam em startups de sucesso e compartilhem do sucesso de empresas inovadoras.

Startups são empresas enxutas, geralmente compostas de 5 a 50 pessoas, cujo objetivo é resolver alguma dor do mercado utilizando inovação. Seja um produto ou serviço, essas empresas alavancam tecnologia para entregar mais valor por menos custo.

Normalmente, a meta de uma startup é, no mínimo, dobrar de tamanho todo ano. Isso é possível, pois as startups são escaláveis e inovadoras.

Startups estão revolucionando todo setor da economia atualmente e, ao investir em startups, você consegue ter uma participação significativa da empresa e, de certa forma, estar perto do processo de disrupção e inovação.

Para quem sempre quis empreender sem sair do trabalho, apoiar uma empresa deste tipo é um estímulo e tanto.

2- Apostar em uma empresa com propósito

O Uber desejava transformar a forma como as pessoas usam carro. Conseguiu. Já o Airbnb ambicionava mudar o jeito de alugar residências em viagens. Também teve êxito.

Esse são apenas dois exemplos de empresas inovadoras cujo propósito era forte, revolucionário e que, junto com investidores ao longo dos anos, conseguiram mudar o cotidiano das pessoas no mundo inteiro.

Não é coincidência ambas serem startups.

As startups trazem novidades que as grandes empresas estabelecidas não conseguem trazer.

E a oportunidade participar das empresas que estão mudando sociedade anima muitas pessoas que tem sonho de empreender, pois fazer essas mudanças acontecerem e mudar o mundo para o melhor é um dos principais motivos de uma pessoa querer empreender.

3 – Lucrar como um sócio de uma empresa

Em um mercado dinâmico e recheado de aportes milionários, a venda de empresas é uma realidade constante no ecossistema.

Esse, por sinal, é um dos momentos mais aguardados pelos investidores, já que é a hora de realizar a “saída”, ou seja, a venda da participação.

Para investidores iniciais – aqueles que entraram nos primeiros anos de operação da startup -, em grande parte dos casos, recebem bons ótimos retornos financeiros.

No caso daqueles que fazem aportes altos, o lucro pode passa atingir mais de 7 dígitos.

Por isso, é um mercado de renda variável tão atrativo.

Há riscos, já que a empresa pode não dar certo, mas é possível reduzir ao máximo. O recomendável é sempre montar uma carteira de startups promissoras porque ao diversificar você dilui a sua probabilidade de perder e, claro, de ganhar.

Como empreender sem sair do trabalho mão masculina digita no notebook ao lado de um caderno

Conclusão

Por vários motivos, empreender sem sair do trabalho é o sonho de muitos, mas não é qualquer pessoa que pode sair do seu emprego e fundar uma empresa.

Felizmente, hoje essas pessoas podem receber alguns dos benefícios de empreender por meio de investir online em startups e empresas privadas.

Assim, elas conseguem apoiar empresas disruptivas e fomentar a inovação e, ao mesmo tempo, compartilhar dos lucros financeiros se a empresa der certo.

Quer descobrir oportunidades de investimento em startups e empresas privadas? Visite o eqseed.com