Sabemos que investir pode parecer complicado, ainda mais considerando que o mercado financeiro possui uma linguagem bastante específica. É comum surgirem dúvidas a respeito de determinados termos, seja em contratos, na documentação das empresas, ou outras situações relacionadas.

Por isso, criamos um Glossário de Investimentos, que reúne os principais termos que você pode se deparar na sua jornada de investidor. Ao conhecer melhor os termos recorrentes, quem investe sente mais segurança para encontrar as melhores oportunidades de investimento.

A seguir, você confere os termos mais relevantes do setor e seus significados, para te ajudar a compreender melhor as informações do mercado e consultar sempre que necessário.

Acionista

Quem possui ações de uma Sociedade Anônima (pessoa física ou jurídica), que detém uma parcela da empresa proporcional à quantidade de ações adquiridas. Dessa forma, quem é acionista possui uma participação societária na empresa.

Ações

As ações são valores mobiliários de (título patrimonial) que representam uma fração do capital social de uma empresa ou Sociedade Anônima. Quem possui ações de uma empresa, possui uma parte dela, bem como os direitos e deveres de um “sócio”. Somente companhias registradas na CVM (companhias abertas), podem negociar ações publicamente no mercado. As ações também são chamadas de “papéis”. 

Ações preferenciais (PN)

São ações diferenciadas, que priorizam o recebimento de dividendos. Dessa forma, um acionista preferencial tem direito a receber valores como distribuição de lucros, dividendos, Juros sobre Capital Próprio, entre outros, tendo prioridade sobre acionistas que possuem Ações Ordinárias (ON) da mesma empresa.

Ações de emissão

São ações criadas para negociação, entregues aos investidores na porcentagem correspondente à sua participação societária da empresa. Essas ações são emitidas para captar recursos, assim, quando investidores adquirem as ações tornam-se acionistas.

Alavancagem

É uma prática que consiste em utilizar recursos que não lhe pertencem para aproveitar oportunidades de realizar operações e investimentos visando ampliar as oportunidades de ganho. A alavancagem funciona como um limite de crédito, que possibilita investir um valor maior do que a empresa tem em caixa. 

Alienação empresarial 

É a transferência (Trespasse) de uma empresa para outra pessoa. A alienação empresarial é popularmente conhecida como o ato de “passar o ponto”, ou seja, a venda e o direito do estabelecimento para outra pessoa.

Análise de Risco

É o processo de estudo e avaliação dos possíveis riscos de um investimento e seus impactos, muito utilizado antes da tomada de decisão, principalmente se tratando de renda variável. A avaliação de risco em investimentos, considera todos os perigos e incertezas que permeiam a empresa na qual pretendem investir.

Aporte financeiro

É uma contribuição financeira que parte de investidores para as empresas ou empreendedores. Ele consiste em oferecer subsídio para um objetivo específico, que pode ser a abertura de uma empresa, o financiamento de um novo projeto, expansão dos negócios, entre outros.

Ativos financeiros

São todos os títulos, contratos, bens e direitos que pertencem a pessoas ou empresas e são negociados no mercado financeiro e de capitais. Ao se tratar de empresas, os ativos representam todos os itens, caixa, estoques, créditos, imóveis, equipamentos, etc., que a empresa possui e que estão contabilizados em seu balanço patrimonial. O total de ativos de uma empresa equivale à soma dos seus passivos e de seu patrimônio líquido.

Assembleia-geral

É o órgão supremo, formado pelos sócios de uma empresa, responsável pelas decisões importantes da organização, tais como a escolha de seus administradores, a alteração de contrato ou estatuto social, entre outras.

Aumento de capital 

Consiste na emissão de mais cotas, no caso de uma Sociedade Limitada, ou de mais ações, no caso de uma Sociedade Anônima. O aumento de capital, realizado por empresas de capital aberto, também é conhecido como oferta de patrimônio líquido sazonal ou oferta de ações secundárias, e é uma nova ação emitida por uma empresa já de capital aberto. Ofertas sazonais podem abranger ações vendidas por acionistas existentes, novas ações ou ambos.

Benchmark

Representa o que é padrão em determinadas práticas de gestão, visando um melhor desempenho. Trata-se de uma análise estratégica das práticas utilizadas por negócios semelhantes ou do mesmo ramo, que servirão de referência para melhorias internas. Dessa forma, o benchmarking é uma pesquisa de mercado que uma empresa realiza para avaliar os processos e o desempenho de seus concorrentes.

BDR

A sigla significa Brazilian Depositary Receipts, em português “Recibos Depositários Brasileiros”. Trata-se de uma modalidade de investimento que permite investir em ações estrangeiras de maneira indireta, ou seja, negociados no Brasil. Dessa forma, quem adquire um BDR não está comprando as ações da empresa no exterior de forma direta, mas sim, investindo em títulos que representam as ações da companhia. O BDR também pode ser negociado através da bolsa de valores. 

Câmbio

Se refere à cotação de determinada moeda estrangeira em comparação ao real. Quando se trata de investimentos, está relacionado às operações realizadas de forma estratégica para obter lucros com a oscilação das moedas. Isso pode acontecer nos casos de investimentos no exterior e transferências financeiras para outros países.

Capital de risco

É uma categoria de investimento destinada a empresas em estágio inicial ou em expansão. Também conhecido como Venture Capital, seu objetivo é investir nas empresas com o intuito de obter um retorno financeiro quando elas forem valorizadas. O capital de risco, como o nome indica, trata-se de um investimento de alto risco, que pode entregar bons resultados financeiros e altas taxas de lucro com a venda da participação acionária.

Capital social

É o valor declarado no Contrato Social de uma empresa e corresponde à quantia investida pelos sócios, seja ela constituída por bens financeiros, materiais ou imateriais. Dessa forma, o Capital Social corresponde ao valor que será utilizado para manter o negócio funcionando enquanto ele ainda não gera lucro.

Carteira de investimentos

É a junção de todas as aplicações financeiras de uma pessoa física ou jurídica que investe a fim de fazer seu capital render. A carteira de investimentos depende muito do perfil de quem investe, e pode conter ativos de renda fixa ou variável. Ela precisa ser acompanhada de perto para que a pessoa que investe possa verificar o desempenho de seus rendimentos.

Correção/Atualização monetária

É um ajuste no valor com o objetivo de compensar a perda do poder de compra da moeda em determinado período (inflação).

Crowdfunding

O crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo que consiste no aporte financeiro para iniciativas de interesse coletivo, projetos e empresas, realizado através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, ou seja, mais de um investidor.

Há dois tipos de crowdfunding de investimento: o Debt crowdfunding, uma espécie de “empréstimo” em que o valor investido é devolvido após um determinado tempo (com juros), e o Equity crowdfunding, em que os investidores recebem uma participação nas ações da empresa.

CVM

É a sigla da Comissão de Valores Mobiliários, constituída pela Lei n.º 6.385, em 1976. Ela é responsável pela regulamentação das ofertas de valores mobiliários (títulos financeiros), e tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores. A CVM está veiculada ao Ministério da Economia. 

Day Trade

Negociações de curto prazo em que a compra e a venda de ativos é feita durante o mesmo pregão. São operações de alto risco com foco em ganhos a curto prazo, em que todas as operações são concluídas no mesmo dia. Os lucros podem ser obtidos em minutos ou horas, conforme a oscilação do dia vigente. 

Debêntures 

São títulos de renda fixa emitidos por empresas de capital aberto na bolsa de valores. Dessa forma, quem compra debêntures “empresta” dinheiro para uma empresa executar projetos específicos, como a construção de uma filial, a expansão das operações ou outros tipos de melhorias. 

Trata-se de uma operação de risco, pois quem investe depende do pagamento feito pela empresa, sem contar com garantias como a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito. Contudo, quem investe pode ter uma boa rentabilidade, visto que as empresas costumam pagar juros maiores do que os oferecidos pelas instituições financeiras.

Derivativos

São investimentos financeiros que não são realizados diretamente em um ativo, mas em um contrato que deriva de determinado produto financeiro. Dessa forma, seu valor depende do valor de outro ativo, conhecido como ativo subjacente. 

Os derivativos envolvem contratos entre dois investidores que determinam os termos da transação e a data em que ela será concretizada. Eles costumam ser utilizados para auxiliar no gerenciamento do risco financeiro ou na especulação de mudanças no preço do ativo subjacente.

Desdobramento

É quando uma empresa decide aumentar o número de ações no mercado sem aumentar o percentual do capital aberto. No desdobramento, também conhecido como split, a empresa divide as ações existentes (reduzindo seu valor individual) a fim de aumentar o volume de negociações. 

Dessa forma, se uma empresa possui 100 ações disponíveis, mas pretende alcançar o total de 1.000 sem precisar emitir novas ações, ela pode dividir cada ação em 10 para obter o total almejado. Vale lembrar que o preço individual das ações seguirá a proporção indicada. 

Desbancarização

É uma estratégia que visa a não dependência de bancos, principalmente para ter acesso a investimentos. Dessa forma, a desbancarização consiste em retirar os investimentos dos bancos tradicionais e utilizar plataformas especializadas em investimento para crescer seu patrimônio.

Direito de preferência

É o direito estabelecido por contrato que concede ao proprietário de ações o direito de adquirir novas ações de uma mesma empresa antes de outras pessoas. Assim, quem tem o direito de preferência pode realizar uma transação com uma empresa antes que ela ofereça essa opção para terceiros.

Direito de venda conjunta (Tag Along)

É um direito que estipula que os acionistas minoritários tenham o direito de vender sua participação societária pelo mesmo valor e com as mesmas condições oferecidas aos acionistas majoritários. Com o Tag Along, o investidor pode optar por vender suas participações e receber, no mínimo, 80% do valor oferecido aos majoritários, a fim de garantir condições justas para todas as partes.

Dissolução

É a extinção da sociedade empresarial, que acontece quando os envolvidos em uma sociedade decidem encerrar a parceria. Durante a dissolução, os sócios liquidam sua participação na empresa, recebendo um valor correspondente à sua parte no negócio. Quando a dissolução é somente da sociedade empresarial, isso não significa o fechamento da empresa, pois ela pode continuar seu funcionamento com outros sócios assumindo o negócio, tendo comprado a parte referente a quem saiu da sociedade. Agora, quando se trata de uma dissolução empresarial, é de fato o encerramento das atividades da empresa.

Dividendos

São os valores distribuídos aos acionistas de uma empresa de capital aberto, referentes a uma parcela de sua lucratividade por ocasião do encerramento do exercício social. Os dividendos são regulamentados pelo § 2º do art. 202 da lei das sociedades anônimas e devem ser pagas pelas empresas ao final de cada aplicação, por meio de dinheiro, ações, Juros Sobre o Capital Próprio, bonificação ou direito de subscrição. A porcentagem a ser paga deve ser comunicada aos acionistas por meio de uma regulamentação.

Down Round

É a oferta de ações adicionais à venda de uma empresa, a um preço menor do que o praticado na rodada de financiamento anterior. Isso acontece quando a avaliação de uma empresa cai e ela precisa vender seu capital social a um preço mais baixo por ação.

Estatuto social

É o contrato de uma sociedade anônima que contém as principais regras de funcionamento da empresa, direitos e deveres dos acionistas, sócios e administradores. Ao se tornar acionista de uma empresa, o investidor precisa concordar com este documento. Seu registro é feito na Junta Comercial do Estado, ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade.

Early Stage

É o estágio ou fase inicial de uma startup, ou seja, seu primeiro contato com o mercado. O early stage engloba diversos processos como: desenvolvimento de MVP, participação de rodadas de investimentos para captação de recursos, entre outros.

Equity

Se refere ao Patrimônio Líquido de uma empresa ou uma participação societária em um negócio, seja ela de capital aberto ou fechado. O Equity pode ser calculado como a diferença entre os ativos totais e os passivos de uma empresa.

ETF 

É a sigla para Exchange Traded Funds, que são fundos de investimentos atrelados a um índice (de ações ou de títulos) e negociados na Bolsa de Valores como ações. O ETF, também chamado de fundo de índice, é limitado no Brasil, contudo, há uma grande variedade nos Estados Unidos. Ele permite ampliar as alternativas de investimento e explorar o potencial de diversos mercados, pois permite encontrar fundos atrelados a indicadores de diversos países. 

FGC

Sigla para Fundo Garantidor de Crédito, uma instituição privada e autônoma que 

oferece proteção ao patrimônio do investidor (ou parte dele), caso a instituição financeira sofra intervenção ou liquidação. Com ele, os investidores ficam protegidos em caso de falência da empresa ou intervenção no banco. Entretanto, o FGC só protege alguns ativos e segue uma série de regras. Contudo, ele protege apenas alguns ativos e segue uma série de regras que o investidor precisa se atentar.

Fundos de Investimento

São recursos de diversos investidores reunidos, que permite investir de forma conjunta no mercado financeiro a fim de diversificar a carteira de investimentos. Dessa forma, cada investidor é detentor de uma parte desse fundo, que pode ser composto por: ações, investimentos no exterior, multimercado, cambial, inflação, crédito privado, entre outros.

Fundos Imobiliários

Conjuntos formados por investidores que reúnem seus recursos e aplicam de forma conjunta em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Essa aplicação pode ser utilizada na construção ou na aquisição de imóveis, que serão locados ou arrendados.

Fundos Multimercados

São grupos que aplicam o capital dos investidores em diferentes opções financeiras do mercado em busca da opção mais rentável. Eles podem apostar em Renda Variável ou Renda Fixa, operando com diversos ativos como: ações, dólar, investimentos no exterior, entre outros. Os fundos multimercados são uma excelente opção para quem deseja diversificar a carteira de investimentos e apostar em novas estratégias.

Grupamento

É quando uma empresa diminui sua quantidade de ações em circulação e aumenta o preço por ação na mesma proporção. Dessa forma, o grupamento é o inverso do desdobramento, e consiste na transformação de um grupo de ações em apenas uma com valor mais alto, com o intuito de valorizar as ações.

Home Broker

É o nome dado ao sistema ou plataforma digital que permite a negociação de diversos ativos utilizando a internet, conectando os usuários ao pregão eletrônico no mercado de capitais e no mercado de private equity. Através do home broker, é possível realizar a compra e venda de ativos, checar cotações em tempo real e acompanhar a rentabilidade dos seus investimentos.

Indicadores de Liquidez

São índices que mostram a capacidade financeira de uma empresa, a fim de compreender a relação entre a receita, o patrimônio e as despesas do negócio. Eles calculam o potencial da empresa em gerar um fluxo de caixa suficiente para cobrir as despesas a curto e longo prazo. 

Os principais indicadores de liquidez são: capital circulante, índice de liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral. É importante acompanhar esses indicadores para tomar decisões mais estratégicas, a fim de melhorar a saúde financeira do negócio.

Indicadores de Rentabilidade

São métricas que indicam o retorno financeiro dos investimentos em uma empresa, que possibilitam avaliar a presença ou ausência de lucros. Os indicadores mais utilizados são: retorno sobre patrimônio líquido, retorno sobre ativos e retorno sobre vendas (ou margem líquida).

Indicadores de lucratividade

São métricas que indicam o lucro obtido a partir da receita total arrecadada, ou seja, avaliam a eficiência operacional da empresa. Esses indicadores apontam quanto a empresa consegue gerar a partir do trabalho que realiza. Dessa forma, ele consegue determinar se se a receita obtida é suficiente para pagar a operação e ainda gerar lucro.

Interveniente anuente

É uma pessoa ou empresa que participa de um processo de negociação, contudo, não faz parte dele, ou seja, não é comprador nem vendedor. Anuente diz respeito a quem anui, ou seja, quem concorda com o negócio. No caso dos contratos de investimento da EqSeed, os sócios da empresa investida são os intervenientes anuentes.

Integralização de ações

É o processo em que um acionista completa o pagamento de todas as prestações relativas às ações que subscreveu, ou seja, ele entrega os valores acertados na emissão do Contrato Social. Esses valores podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito.

Investidor de risco

Investidores que investem em empresas emergentes com grande potencial de crescimento, visando obter lucros acima da média dos investimentos tradicionais disponíveis no mercado financeiro. Em geral, esse grupo de investidores aposta em startups que estão iniciando suas atividades no mercado.

Investidor qualificado

Investidores familiarizados com as operações de investimento realizadas no mercado financeiro e de capitais. Existe uma regulamentação da CVM que estabelece critérios de definição para este tipo de investidor, relacionados à renda, patrimônio líquido ou licenciamento. Dessa forma, investidores qualificados têm acesso a determinadas oportunidades de investimento no mercado privado, não disponíveis para os demais investidores.

Investimento

É uma aplicação de recursos com a expectativa de obter um benefício futuro, seja a médio ou longo prazo. No mercado financeiro, consiste em aplicar dinheiro ou outros tipos de recursos para gerar lucros. 

IPO

Sigla para o termo em inglês Initial Public Offering, que em português significa Oferta Pública Inicial de Ações, processo pelo qual uma empresa se torna de capital aberto. Isso acontece quando um negócio oferta suas ações pela primeira vez na Bolsa de Valores. Trata-se de uma oportunidade de alto potencial de lucro para os investidores, contudo, também apresenta maior chance de imprevisibilidade e riscos, pois não apresenta dados anteriores de mercado para avaliar. 

Liquidez

É a facilidade e a velocidade em que um investimento pode ser “transformado” em dinheiro. Assim, a liquidez é uma característica dos investimentos, que indica a possibilidade do investidor transformar seus títulos ou ativos em dinheiro, resgatando assim os recursos investidos e avaliando o tempo necessário para isso.

Dessa forma, ativos de alta liquidez podem trazer rendimentos limitados ou altos riscos. Já os ativos com baixa liquidez podem ter um maior potencial de retorno. 

Liquidez Corrente

É um indicador que avalia a capacidade de uma empresa em arcar com suas dívidas de curto prazo, logo, indica a saúde do fluxo de caixa de um negócio. 

Os Indicadores de liquidez corrente estimam a credibilidade de uma empresa no mercado, analisando seu Ativo Circulante – direitos da empresa (bancos, caixa, clientes e estoques) e Passivo Circulante – dívidas (financiamentos, impostos, empréstimos e fornecedores).

Lucro

São os ganhos obtidos durante uma operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica. O lucro é a diferença entre as receitas e as despesas, ou seja, o valor que “sobra” da entrada de dinheiro após a subtração referente aos custos.

Marcação a mercado

Garante que o valor de mercado reflita no valor dos investimentos, demonstrando quanto os investidores estão dispostos a pagar por determinado ativo. Também conhecido como “contabilidade de valor justo”, refere-se à atualização dos valores de um ativo ou passivo com base no preço de mercado atual, que considera o valor de ativos e passivos semelhantes.

Nota conversível em ações

É um contrato de investimento na forma de dívida conversível, em que o investidor aporta dinheiro em uma empresa e recebe o direito a uma porcentagem da participação societária correspondente ao seu investimento. Assim, uma nota conversível em ações estipula que o valor que você investiu em uma sociedade limitada poderá ser convertido em ações dessa mesma empresa quando ela se tornar uma sociedade anônima.

Obrigação de venda conjunta (Drag Along)

É uma cláusula de proteção ao acionista majoritário, que determina que os investidores minoritários vendam a sua parte caso os sócios majoritários decidam pela venda. 

Ela define que caso os sócios majoritários queiram vender sua participação societária, os sócios minoritários devem proceder da mesma forma, vendendo sua participação pelo mesmo preço e segundo as mesmas condições. O Drag Along evita possíveis travamentos da venda da empresa, além de garantir a igualdade de condições no caso da alienação empresarial.

Oferta Pública

É a distribuição de ações de uma empresa, cotas de fundos de investimento e outros valores mobiliários para o mercado em geral, ou seja, para todos os investidores.

Participação societária

Corresponde ao percentual que a pessoa que investe obtém da sociedade na qual está entrando, ou seja, representa seu direito correspondente ao investimento financeiro realizado. Quem possui participação societária em uma empresa, arca com os riscos mas também recebe os retornos gerados pela empresa.

Passivos

São todas as obrigações financeiras de uma empresa, sejam elas despesas de manutenção ou dívidas com terceiros, parceiros de negócio, bancos, fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais.

Perfil do Investidor

Define as características do investidor em relação às opções de investimento e aos riscos envolvidos. Ele é obtido por meio de uma análise criteriosa e visa definir qual tipo de investimento mais se encaixa nos objetivos do investidor, com base nos riscos que está disposto a enfrentar, na diversidade da sua carteira de investimentos, valor disponível para investir, entre outros critérios. Para definir o perfil do investidor, as corretoras e bancos utilizam questões chamadas de “Suitability”, um questionário obrigatório por determinação da CVM.

Prioridade no reembolso de capital

É o direito de ser reembolsado antes dos demais sócios da empresa investida, no caso de dissolução. Ele é garantido para quem possui ações preferenciais de uma empresa, e define que esses investidores terão prioridade no caso de reembolso do capital e no recebimento dos dividendos.

Private Equity

É uma forma de financiamento utilizada por empresas de médio ou grande porte, para garantir a expansão de suas atividades. Os fundos Private Equity investem capital diretamente nas empresas, contudo, não possuem capital aberto, ou seja, não possibilitam a aquisição de ações na bolsa. Além disso, nessa modalidade as empresas não requerem a colaboração direta dos investidores na gestão do negócio, e apresentam boas taxas de crescimento e nível de risco médio ou baixo. 

“Post-money” ou “Pós-money”

O Valuation post-money é o valor de uma empresa calculado logo após a entrada do aporte financeiro proveniente de uma rodada de investimento. 

Patrimônio Líquido

É o dinheiro dos acionistas na empresa, ou seja, corresponde ao valor contábil de uma empresa. O patrimônio líquido representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização.

Posição jurídica

É o conjunto de direitos e deveres que uma pessoa possui, por exemplo, quando assina um contrato. Portanto, a posição jurídica compõe ações ativas (direitos e poderes) e passivas (deveres ou sujeições).

Quadro societário

É a lista de todos os sócios dentro do contrato social da empresa, composta de pessoas físicas e/ou pessoas jurídicas. O quadro societário também indica o percentual de cada sócio no capital da empresa.

Receita

É todo o dinheiro recebido vindo das atividades da organização, seja através da venda de serviços, produtos, aplicações financeiras, entre outros.

Renda Fixa

Se refere aos investimentos que possuem regras de remuneração, como o prazo e forma de pagamento, definidas no momento da aplicação no título ou pós-fixados. Assim, os investimentos de Renda Fixa permitem conhecer ou prever a rentabilidade final. Alguns dos investimentos mais conhecidos dessa modalidade são: Tesouro Direto, CDB, LC, LCI, LCA, COE, CRA, CRI, Debêntures e Títulos Públicos.

Renda variável

Se refere aos investimentos cujo retorno são imprevisíveis no momento da aplicação. Nos investimentos de renda variável, como o nome indica, o valor pode variar conforme as condições do mercado, bem como a remuneração. 

Diferente da renda fixa, aqui, não há nenhuma previsibilidade, além de ser uma modalidade de investimento que envolve riscos. Contudo, ela possibilita lucratividade superior se comparada à renda fixa. 

Rentabilidade

Indica o retorno que um investimento trará a quem investiu. Ela costuma ser representada por um percentual que indica o total ganho em um determinado período. Assim, uma rentabilidade de 10% ao ano, por exemplo, indica que o capital investido teve um aumento de 10% no período de 12 meses. 

Contudo, no cenário de investimentos com alto risco, a rentabilidade pode ser negativa. Além disso, é importante considerar a rentabilidade real, que considera a inflação para determinar se houve real valorização do ativo, e o lucro real, que determina o ganho total, considerando a inflação e descontando todas as taxas e impostos.

Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)

É o índice que mede o retorno dos acionistas, valor calculado pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido de uma empresa. Para calcular o ROE, é preciso considerar o lucro líquido relativo ao ano fiscal completo.

Risco de Mercado

Está relacionado ao desempenho do mercado e do sistema financeiro, que indica o potencial de obter resultados negativos em uma operação. As oscilações do mercado podem envolver os preços das ações, taxas de câmbio, volatilidades, correlações, inflação, taxa de juros (Selic), entre outros. 

O risco de mercado impacta principalmente os investimentos em renda variável, como os fundos de investimentos e as ações, e pode acarretar prejuízos a quem investe ou retorno financeiro menor que o esperado.

Riscos do Investidor

Se refere às incertezas ao investir, ou seja, à probabilidade de obter um retorno diferente do esperado. Quem investe está sempre sujeito a riscos, tanto na renda fixa quanto na renda variável. Por isso, é importante que os investidores diversifiquem sua carteira de investimentos para evitar grandes perdas financeiras.

Os riscos dos investidores podem ser sistêmicos e não sistêmicos. Os riscos sistêmicos, envolvem os acontecimentos que influenciam a economia, ou seja, o risco de mercado, tais como: inflação, variações da taxa Selic, câmbio, crises econômicas e políticas, queda do PIB, entre outros. 

Já os riscos não sistêmicos, envolvem: Risco de Crédito (probabilidade de inadimplência em negociações financeiras), Risco de Mercado, Risco de Liquidez (adversidades para vender um ativo e obter o valor investido de volta), Risco Operacional (problemas técnicos ou erros de sistema), Risco Regulatório (alteração de normas) e Risco de Concentração (ativos que possuem o mesmo tipo de risco). 

Sociedade Anônima (S.A)

É uma natureza jurídica em que o capital financeiro da empresa é dividido por ações, e a participação e responsabilidade dos sócios (acionistas) é definida pela quantidade de ações que possuem. 

Neste tipo de sociedade empresarial, é preciso ter sempre dois ou mais acionistas e tanto eles quanto os sócios, possuem responsabilidade limitada a respeito do negócio. Esse tipo de empresa é regulada pela Lei 6.404/76, também chamada Lei das Sociedades Anônimas.

Sócio

É a pessoa física ou jurídica que possui participação no capital de uma empresa, podendo dividir a sociedade com uma ou mais pessoas. Quem é sócio de uma empresa, se torna proprietário de parte dela (ainda que seja uma parte pequena).

Existem três principais tipos de sócios: Proprietário (possui uma participação societária na sociedade empresária), Administrador (responsável pela gestão da empresa) e Cotista (não precisa trabalhar na empresa, mas recebe os valores referentes à sua parte quando há distribuição de lucros).

Spread

Está relacionado com a diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária. Ele indica a margem bruta de lucro obtida em uma operação e, é calculado pela diferença entre o melhor preço de venda e de compra. 

Subscrição de ações

A subscrição de ações é a concordância, por parte de quem já é acionista de uma empresa ou vai se transformar em acionista, com o aumento de capital social com a emissão de novas ações, para obtenção de recursos.

Swing Trade

É uma estratégia de especulação dos mercados financeiros com o intuito de encontrar as melhores oportunidades de lucros. Assim, um ativo negociável é mantido por um curto período no mercado enquanto se avalia a mudança de preços ou ‘swings’. 

O principal foco dessa estratégia é realizar operações de curto ou médio prazo. Para isso, quem investe foca seus esforços em monitorar as tendências de mercado para avaliar a variação das cotações dos ativos.

Ticker

É o código utilizado para identificar as operações na Bolsa de Valores. Um Ticker de ações é formado por quatro letras maiúsculas, que representam a razão social da empresa de capital aberto, e um número, que podem indicar: Ações Ordinárias (3), Ações Preferenciais (4) ou Units (11).

Títulos financeiros

São ativos financeiros emitidos pelo governo, bancos, empresas ou pessoas para arrecadar recursos. Os títulos são ativos de renda fixa, ou seja, seu fluxo de remuneração é informado no momento da aplicação, sejam eles públicos ou privados.

Transferência/Alienação de controle societário

É a transferência de quotas ou ações da empresa investida, ou de sociedade que controle direta ou indiretamente a empresa investida. A operação acontece quando o sócio controlador de uma sociedade transfere suas ações ou quotas (total ou em parte) para outra pessoa, que após essa operação, passará a ser o novo controlador da referida sociedade (considerando a definição de poder de controle contida no artigo 116 da Lei 6.404/76).

Units

São um tipo de ativo que concentram em si duas ou mais ações de uma empresa, que podem ser ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN) ou bônus de subscrição. As units também são conhecidas como depósito de ações e podem ser negociadas no mercado financeiro, sendo bastante comuns na Bolsa de Valores brasileira.

Valor de Mercado

É o preço que o mercado define para uma determinada ação, empresa ou produto. O valor de mercado é pautado pela lei de oferta e demanda da companhia ou dos produtos. Esse indicador utiliza um cálculo simples para avaliar a reputação de uma empresa, ele multiplica o valor de uma ação pelo número de ações existentes.

Valor econômico

É o valor de mercado de uma empresa e define quanto as pessoas físicas ou jurídicas estão dispostas a investir para obter uma participação na empresa. Dessa forma, ele está relacionado ao Valuation da organização.

Valuation

É a Valoração ou Avaliação de uma empresa, que reúne as percepções que investidores e clientes têm a respeito da organização. Além disso, também envolve a posição que a empresa ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações dessa empresa. Para se obter o valuation, são utilizadas diversas estratégias para estabelecer se uma empresa e seus ativos possuem um valor coerente para a realização de investimentos. 

Venture Capital

É uma modalidade de investimentos alternativos, que consiste na aplicação em empresas em estágio inicial ou de expansão. Também conhecido como Capital de Risco ou Capital Empreendedor, seu objetivo é apoiar novos negócios por meio da compra de uma participação acionária, com objetivo de obter um retorno financeiro quando as ações forem valorizadas.

Volatilidade

É um índice que determina a variação de um ativo em um determinado período. A volatilidade está relacionada ao que é volátil, ou seja, que sofre constantes mudanças. Assim, quanto maior for a instabilidade do valor de um ativo, maior será sua volatilidade, consequentemente, mais arriscado será o investimento. 

Esse índice é bastante considerado ao investir, pois ajuda a mensurar o risco de um investimento com base no histórico de oscilação da rentabilidade de determinadas ações.


Se você sentiu falta de algum termo, deixe sua sugestão nos comentários para mantermos o Glossário de Investimentos sempre atualizado. Para saber mais sobre como investir, confira nosso Curso gratuito de Investidor em Startups!

Para quem já investe, confira as Rodadas de Investimentos disponíveis para investir agora mesmo.