“Somos uma plataforma que conecta investidores com startups”, diz fundador da EqSeed

Acesse a notícia original no Diário Catarinense

Junho de 2017 | Estela Benetti

Dinâmico e com potencial de altos ganhos, o mercado de startups de tecnologia atrai novas formas de investimento e financiamento, com destaque para as fintechs, ou seja, startups financeiras.

Uma das novas modalidades é o equity crowdfunding, de financiamento coletivo, regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre as novas empresas que seguem esse modelo está a EqSeed, fundada em 2015 no Rio de Janeiro pelo matemático inglês e ex-Lloyds Bank, Greg Kelly, e pelo economista americano Brian Begnoche. Este ano, Begnoche visitou Florianópolis, ficou surpreso com o ecossistema de inovação da cidade e interessado em investir em empresas locais. Confira a entrevista.

Como nasceu esse conceito de investimento por equity crowdfunding?
Esse conceito surgiu em Londres, onde atuava o meu sócio Greg. Ele trabalhou seis anos no Lloyds Bank, numa equipe que fazia grandes transações de valores mobiliários para as maiores empresas do mundo. Acompanhou essa mudança. A grande inovação desse mercado é destravar capital.

O senhor fez a primeira visita a Florianópolis este ano. Como avalia o ecossistema de inovação local?
Eu estive em Florianópolis pela primeira vez no início de março deste ano e fiquei absolutamente impressionado com o ecossistema de inovação, com a profundidade, seriedade, profissionalismo e o grau de desenvolvimento de empresas de tecnologia. Eu estou de boca aberta, nem tinha ideia. A primeira coisa que fiz quando retornei ao Rio de Janeiro, onde resido, foi comprar uma passagem para voltar a Florianópolis. Quero estar mais presente aqui. Conversei com empresários do setor de tecnologia da cidade sobre o potencial que ela tem para ser o Silicon Valley do Brasil.

Pode explicar como atua a EqSeed?
Somos uma plataforma que conecta investidores com startups. A gente faz rodadas de investimentos que vão da faixa de R$ 300 mil até R$ 1,5 milhão. Estruturamos essas rodadas e fazemos a ponte entre as partes. Nossa primeira rodada foi em 2015. E a primeira empresa foi a Kokar. Agora, a gente está avaliando várias empresas superinteressantes para apresentar aos nossos investidores.

Como uma startup pode se inscrever para obter capital via EqSeed?
Temos um processo rígido de aprovação. Nossa equipe já analisou mais de 700 empresas interessadas em capital, mas, inicialmente, só aprovamos quatro. Uma delas é a Kokar Automação Residencial, do Espírito Santo. Eles oferecem software e hardware, têm um sistema incrível que permite controlar todos eletrodomésticos de uma residência via celular. É muito mais em conta do que os sistemas atuais. A segunda é a Me Passa Aí, uma empresa de educação online com vídeoaulas para universitários brasileiros fazerem provas. É uma empresa do Rio e de Minas. As outras são a Prosumir, empresa gaúcha que transforma desperdício de energia em energia reutilizável, e a Invoop, uma plataforma online de compra e venda de empresas.

De que forma uma startup pode ter acesso ao capital que vocês oferecem?
As empresas interessadas devem fazer uma inscrição no nosso site, o www.eqseed.com. Respondem a um questionário para que possamos iniciar a análise. Avaliamos se é uma empresa escalável, com grande potencial de mercado, aí iniciamos uma nova etapa de busca de informações. Temos processo de validação de dados jurídicos. Fazemos muito estudo para decidir se a empresa pode receber o investimento. Se concluímos que é possível, estruturamos a rodada de investimento. Essa participação de capital é aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

E quem quer ser investidor em startups via EqSeed?
Muitas pessoas têm um capital expressivo disponível e querem iniciar investimentos em startups. Elas também podem procurar o nosso site e fazer uma inscrição. Fazemos uma seleção com esse objetivo. A gente cuida de todo o sistema de investimento e fazemos tudo online. O valor mínimo a ser investido varia. Depende da necessidade de cada investimento.

 

Gostaria de ver mais sobre a EqSeed na imprensa? Confira essa matéria ou visite nossa página de imprensa:

Revista Você S/A destaca EqSeed na matéria de capa

Confira as oportunidades de investimentos em startups na EqSeed ou leia mais sobre por que investir em startups no blog da EqSeed.