Por Redação | Agosto de 2015

Em franca expansão no Reino Unido e Israel, o equity crowdfunding – mecanismo que oferece oportunidades de investimento online em empresas – passa a ter uma nova plataforma em operação no Brasil: a EqSeed,  fundada pelo inglês Greg Kelly, matemático com carreira em banco de investimentos como Lloyds Bank, e pelo economista americano Brian Begnoche.

A proposta da EqSeed é simples: oferecer aos investidores – em um ambiente online –  a oportunidade de descobrir e investir em micro e pequenas empresas. Em troca, o investidor recebe uma participação na empresa investida.

“Há alguns anos, quando atuava em Londres em banco de investimento, acompanhei o surgimento do equity crowdfunding na cena de investimentos e lembro da minha percepção de sua importância para o setor financeiro a toda a economia. Lançar uma plataforma do tipo no Brasil é a realização de um projeto de longo prazo meu e de Brian”, explica Kelly.

“Há muitas empresas brasileiras que buscam investimento e não tem um canal eficiente como o que oferecemos agora: um meio de acesso e visibilidade a diversos investidores. Do mesmo modo, o investidor brasileiro deseja um produto de investimento alternativo, de renda variável e horizonte de longe prazo, com o qual possa diversificar sua carteira de investimentos de modo saudável”,  diz Begnoche. “O Brasil já é pioneiro no segmento de equity crowdfunding  e pode ser um dos líderes mundiais em alguns anos. Queremos ser parte deste processo”, completa.

Por meio do www.eqseed.com, o potencial investidor pode descobrir e interagir com micro e pequenas empresas nas quais é possível investir a partir de R$ 1 mil (por empresa). Visando a transparência, a plataforma oferece ao investidor a possibilidade de confirmar os dados da empresa, conferir o plano de negócio, além de contatar diretamente seus sócios. Vale ressaltar que todas as campanhas publicadas passam por um rigoroso sistema de avaliação.  Na prática, essas ofertas tomam forma de uma campanha com um prazo fixo e aproveita de um mecanismo de “tudo ou nada”. Isto é, ou a empresa consegue arrecadar o montante total de investimento pedido no prazo, ou não recebe nada.

“O segmento de equity crowdfunding demanda empresas com equipes fortes e focadas, que visam atingir alto crescimento com modelos inovadores”, diz Begnoche. “Para o investidor, isso significa poder fazer parte no futuro de momentos importantes da empresa, como uma venda futura, um IPO ou o pagamento de dividendos. É isso que torna a opção atraente para quem quer diversificar sua carteira”, finaliza Kelly.

 

Gostaria de ver mais sobre a EqSeed na imprensa? Confira essa matéria ou visite nossa página de imprensa:

Startups captam acionistas na internet via EqSeed; Valor Econômico

Confira as oportunidades de investimentos em startups na EqSeed ou leia mais sobre por que investir em startups no blog da EqSeed.