Investir em startups é uma aposta que está crescendo em larga escala no Brasil. Como uma excelente opção para diversificar um portfólio de investimentos e obter retornos acima da média, cada vez mais investidores apostam nessa estratégia.

Contudo, esse processo pode não ser tão simples assim. Por isso, a melhor forma de investir é através de uma plataforma de investimentos, como a EqSeed, que atua como uma ponte entre as empresas que precisam de aporte financeiro e os investidores. Confira a seguir, as razões para investir pela EqSeed e o passo a passo – 100% online. 

Por que investir pela Eqseed?

Antes de saber como investir pela EqSeed, é importante que você entenda por que essa é a melhor opção para você. Aqui na EqSeed, trabalhamos com um rigoroso processo de seleção para definir as startups que farão parte de nossas rodadas de investimento.

Nosso objetivo é viabilizar investimentos em startups com potencial de crescimento para garantir um bom negócio a empreendedores e investidores. Dessa forma, fazemos todo o processo de análise e filtro das melhores oportunidades de investimento.

Com uma equipe especializada no assunto, identificamos empresas com potencial de gerar retornos significativos para os nossos investidores. Nessa análise, avaliamos pontos como: qualidade do produto/serviço oferecido pela startup, escalabilidade, profissionalismo, visão de negócio, potencial do mercado, tração, probabilidade de um “exit”, entre outros.

Além disso, verificamos todos os dados jurídicos da startup, para garantir que ela está apta para receber investimentos de nossos investidores. Também oferecemos uma opção de investimento 100% online através da nossa plataforma, facilitando todo o processo.

Por fim, a EqSeed é 100% autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para viabilizar esse tipo de investimento. Isso representa mais segurança para investir, uma vez que a EqSeed foi a primeira plataforma a receber aprovação sob a nova norma de Equity crowdfunding no Brasil, pautada pela regulamentação de julho de 2017 – a Instrução CVM 588.

Leia também:

Como funciona

A EqSeed é uma plataforma online de investimentos, que possibilita que startups participem de rodadas de investimento anjo e Micro VC. Confira a seguir, como funcionam as rodadas online da EqSeed via equity crowdfunding.

Na página de oportunidades para investir, você encontra a relação das startups que estão com rodadas de investimento abertas. Também é possível conferir as informações sobre cada uma delas, o valor mínimo de investimento e o valor máximo de captação da rodada.

Conforme os investidores forem confirmando seus investimentos, a rodada vai avançando em tempo real, até alcançar 100% do valor de captação. É importante ressaltar que esse tempo pode variar, contudo, o recorde atual da EqSeed para a conclusão de uma rodada de investimento foi de apenas nove dias.

Vale lembrar que a EqSeed é uma distribuidora de valores mobiliários. Dessa forma, investindo através da nossa plataforma, os investidores adquirem participações societárias nas empresas e podem compartilhar dos ganhos financeiros provenientes do sucesso dessas startups (exit).

Não há nenhum custo para se cadastrar na plataforma da EqSeed e participar das rodadas de investimento, contudo, existem alguns pré-requisitos. Atualmente, a EqSeed permite investimento de:

– Pessoas físicas com cidadania brasileira ou residência permanente no Brasil, que são maiores de 18 anos de idade;

– Pessoas jurídicas com escritórios registrados no Brasil;

– Departamentos, agências ou entidades públicas do governo no nível nacional, regional, local ou supranacional;

– Fundos de investimento.

Se você não se encaixa nessas categorias citadas, mas tem interesse em investir através da plataforma EqSeed, entre em contato conosco.

Também é importante destacar que aqui na EqSeed, nossas rodadas de investimento são priced rounds, ou seja, no momento em que está investindo, você já sabe exatamente qual a participação societária (equity) que está adquirindo da empresa.

Como investir – Passo a passo 100% online

Agora que você já sabe por que investir pela EqSeed pode ser a melhor opção para diversificar sua carteira de investimentos e já entendeu como funciona, confira a seguir o passo a passo para ver como é fácil realizar seu investimento.

Plataforma da EqSeed

Ao acessar a plataforma da EqSeed, você pode conferir as rodadas de investimento abertas para investir, ou seja, você confere quais as startups que estão captando investimentos.

Se for sua primeira vez participando de uma rodada de investimento pela EqSeed, será preciso realizar um cadastro para acessar todas as informações e detalhes das oportunidades de investimento. 

Dentre as empresas disponíveis para investir, se você identificar que alguma delas corresponde ao que você está buscando para o seu portfólio, basta clicar no botão “investir” e indicar o valor do seu investimento. Você pode investir qualquer múltiplo do valor mínimo definido dentro da rodada.

Leia também

Vale lembrar que antes de investir, é importante conferir todas as informações disponibilizadas na página da rodada, tais como: 

– Vídeo explicativo;

– Apresentação e informações a respeito da startup: mercado, modelo de negócios, equipe, informações financeiras, projeção de crescimento do negócio;

– Os termos de investimento da oferta;

– Informações essenciais sobre a oferta (exigência da CVM);

– Pacote de documentos jurídicos e financeiros da empresa, com as informações contábeis, societárias e fiscais da empresa;

– Fórum da rodada, para tirar dúvidas com os empreendedores, além de conferir dúvidas e respostas de outros investidores.

Caso esteja de acordo com todas as informações, basta seguir com o investimento e solicitar o contrato. Vale destacar que o investimento só é garantido após a assinatura do contrato.

E-mail – Contrato de Investimento

Após clicar em “investir” e indicar o valor do seu investimento, você receberá um e-mail com o contrato. Para assinar o documento, basta clicar no link enviado por e-mail, que irá te direcionar para o contrato via DocuSign, para a assinatura digital do contrato e aguardar o recebimento do contrato pela EqSeed.

Ao verificarmos sua assinatura, seu investimento está garantido na rodada. Após a conclusão da rodada, que é quando ela atinge o valor total de captação, a equipe da EqSeed entrará em contato informando os próximos passos para a transferência.

No caso de uma rodada não atingir seu objetivo final ou mínimo (no caso de rodadas com valor alvo mínimo), os contratos de investimentos são anulados e não será necessário realizar nenhuma transferência.

Transferência do valor do Investimento

Após a conclusão da rodada de investimento, a Equipe da EqSeed enviará as instruções e a autorização para que os investidores realizem a transferência de seus investimentos para a empresa.

Após realizar a transferência, o investidor recebe a confirmação do seu investimento e uma cópia digitalizada do contrato assinado por todas as partes, que deve ser guardado. Esta etapa finaliza o processo de investimento e, a partir de então, você receberá relatórios trimestrais da startup em sua conta na EqSeed para acompanhar o crescimento da empresa. 

Perguntas frequentes 

Mesmo com um processo simples e claro para investir, é comum surgirem inúmeras dúvidas antes mesmo de realizar o investimento. A seguir, separamos algumas das perguntas mais comuns a respeito do pós-investimento.

O que os investidores recebem após seu investimento?

Após participar de uma rodada de investimentos e realizar todo o processo descrito acima, os investidores recebem uma participação na empresa em que investiram. Essa participação pode tomar a forma de participação societária – equity, ou de notas conversíveis que, posteriormente, podem ser convertidas em participação societária.

Leia também

Como os investidores são remunerados?

Como vimos, os investidores passam a ter uma participação na empresa investida, seja através da participação societária direta ou de notas conversíveis, o que indica que o investidor pode compartilhar do sucesso futuro da empresa. Com isso, o retorno financeiro que o investidor pode receber se dá na forma de: 

– Uma proporção da receita ganha no evento de uma venda da empresa (exit);

– Na ocasião de uma oferta pública na qual a empresa passa a ser listada na Bolsa de Valores;

– Por meio dos pagamentos de dividendos tirados dos lucros futuros da empresa.

Vale lembrar que quaisquer retornos financeiros serão pagos diretamente aos investidores pela empresa investida.

Eu preciso pagar juros ao investir pela plataforma EqSeed?

Não, os investimentos feitos através da plataforma EqSeed não incidem juros. O objetivo das rodadas de investimento é o crescimento do negócio, beneficiando tanto os investidores quanto as empresas que recebem o aporte financeiro.

Dessa forma, a incidência do pagamento de juros invalidaria os propósitos das partes interessadas. Por isso, as notas conversíveis emitidas pela empresa investida por meio da plataforma da EqSeed não pagam juros.

Leia também:

Se você ainda ficou com alguma dúvida, confira outras perguntas frequentes a respeito de assuntos gerais, investimentos e captação de recursos. Para obter maiores informações antes de começar a investir, confira nosso material de apoio completo para investidores.

Através da EqSeed Academy, você também pode aprender a investir. Entenda como identificar, analisar e investir em empresas inovadores com grande potencial de escalabilidade, que podem gerar retornos ilimitados aos seus investidores no futuro, mesmo aqueles que não são especialistas no assunto.

Se ainda restou alguma outra dúvida, entre em contato conosco!

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como investir pela EqSeed