A chegada de um novo ano pode trazer novas tendências do mercado e a oportunidade de realizar investimentos em diferentes setores. Por isso, nos primeiros momentos de 2023, é importante analisar e realizar prognósticos para entender onde será positivo alocar os recursos. Neste artigo trazemos para você os bons investimentos de 2023.

Quando olhamos para o mercado de startups no ano que passou temos, de acordo com a Cortex, 11.562 startups em atividade no Brasil. Dentro desse número, 28% são de Tecnologia da Informação, 22% estão atuando com serviços e 16% na área de indústrias.

Investimentos em early stage e seed foram destaques no primeiro semestre de 2022

Já os investimentos no primeiro semestre de 2022 foram menores que o mesmo período de 2021. Segundo levantamento do Distrito, foram empenhados US $2.92 bilhões nos seis primeiros meses do último ano, valor 44% menor que os US $5.26 bilhões no mesmo período de 2021.

Mas, quando olhamos para as startups em estágio inicial, notamos um crescimento no período. O mercado early stage passou para US $1.39 bilhão (contra 1.23 bilhão) e seed subiu para US $282 milhões (contra US $153 milhões).

 Mas é preciso se aprofundar e entender um pouco melhor esses números. O mercado early stage, por exemplo, está crescendo: no primeiro semestre de 2021 foram investidos US $1.23 bilhão em early stage e US $153 milhões em seed. Neste ano, no mesmo período, os números foram de US $1.39 bilhões e US$282 milhões, respectivamente. O que evidencia a contínua confiança no desenvolvimento e financiamento de novos negócios.

Quais podem ser os destaques em 2023?

Com a chegada de um novo ano, os olhos dos investidores começam a buscar novas alternativas que trarão, seja em curto, médio ou longo prazo, retorno. 

Algumas tendências devem ganhar força e podem nortear o segmento de startups, como:

  • Ampliação de ESG
  • Web3 e Metaverso
  • Maior adaptação de IA
  • Soluções voltadas para a área da Saúde
  • Expansão do 5G 

Por isso, é importante estar sempre atento às rodadas de investimentos e entender, com cautela e paciência, onde você conquistará o retorno esperado.