Artigo originalmente publicado no InvestSP.

A Aeroscan, plataforma de gerenciamento de drones inteligentes focada em segurança patrimonial das empresas, captou R$850 mil em apenas uma semana via Eqseed, plataforma de venture capital online do Brasil. De acordo com o sócio-fundador da EqSeed, Brian Begnoche, o setor de drones tem atraído muito o interesse dos investidores.

“Essa tecnologia vem sendo alavancada cada vez mais nos setores. Os drones capacitam cortes significativos nos custos, fazendo com que as empresas possam gerar muito mais valor com muito menos despesa. Cabe perfeitamente com o perfil inovador das startups, que conseguem pegar fatias significativas de grandes mercados utilizando tecnologia inovadora,” pontua.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre agosto de 2018 e 2019, o número de aparelhos registrados para uso profissional saltou de 18.389 para 27.665, um aumento de 51%. De acordo com levantamento da Droneshow, feira brasileira de referência do setor, o mercado brasileiro de drones tem crescido, em média, 30% por ano. São mais de 720 empresas envolvidas na cadeia produtiva desse mercado.

Para o cofundador e sócio da Aeroscan, Marco Forjaz, a velocidade e a segurança no acesso ao capital viabilizada pela EqSeed é uma prestação de serviço para o ecossistema como um todo. “Todo o processo é seguro, claro e transparente. Foi mais fácil e rápido para nós da Aeroscan porque, sem dúvida, o investidor se sentiu confortável com o modelo. Estamos muito felizes com essa captação”, afirma Forjaz.

“O resultado que a Aeroscan obteve em tão pouco tempo permitindo apresentar um modelo inovador despertando uma gama de investidores que a plataforma tem em sua base de dados com muita segurança, transparência e seriedade” complementa Marcelo Musselli Filho, sócio e fundador da Aeroscan.

Futuro do negócio

Na prática, a Aeroscan oferece um sistema de monitoramento por drones automatizados, com apoio de profissionais especialistas no comando dos equipamentos para qualquer situação em que a intervenção humana seja necessária. Além de oferecer essa assinatura de operação dos aparelhos, ela incorpora outras soluções para tornar o serviço mais completo e melhorar a experiência do usuário. Há uma plataforma de gerenciamento, por exemplo, que permite o acompanhamento de múltiplos drones; transmissão em tempo real; alertas de possíveis ameaças; e armazenamento em nuvem, entre outras funcionalidades.

A plataforma oferece a possibilidade de integração com as maiores centrais de monitoramento e outros softwares do mercado de segurança, como VMS, minas eletrônicas e radares. Ou seja, para quem já possui estes sistemas, a inserção do drone não traz qualquer transtorno. Pelo contrário, agrega ainda mais no sistema de segurança.

Considerando o crescimento do setor, a Aeroscan também oferece uma solução anti-drone, para proteção contra invasão e intrusão de equipamentos (Drones) ilegais e/ou maliciosos no perímetro do cliente. O software e hardware apontam para a possível ameaça e possibilitam até a localização exata do operador invasor.

Agora, com parte do recém conquistado, via EqSeed, a empresa projeta expansão. “Pretendemos investir na contratação de equipe para desenvolvimento e melhoria de nossa plataforma, além de investir em marketing, produtos e aumentar o escopo da nossa solução. Entendemos que essa equação deve viabilizar uma receita bruta de R$1,5 milhão em 12 meses. Não é uma meta fácil, mas creio que há demanda e agora teremos fôlego para ocupar esse gap”, finaliza Forjaz.