A maioria dos modelos de crowdfunding (financiamento coletivo) – sejam crowdfunding baseado em prêmios ou equity crowdfunding (crowdfunding de investimento) – aplicam a regra de “tudo ou nada” às suas campanhas de captação de recursos. É um ponto primordial no modelo de crowdfunding, mas é ainda mais importante no caso de equity crowdfunding. Você sabe por quê ?

Toda campanha de crowdfunding tem um prazo e um montante alvo. Para receber o total do dinheiro pedido, a campanha tem que conseguir compromissos de pessoas que somados atinjam o total do montante alvo até o final do prazo. Tem que arrecadar tudo. Caso contrário, a empresa não recebe nada. Eis – é tudo ou nada.

Essa regra é importante particularmente no caso de equity crowdfunding por alguns motivos. A captação de investimentos que a empresa precisa tem planos detalhados para aplicar o dinheiro dos seus investidores. Assim a garantia que, com essa captação de recursos, a empresa terá os fundos necessários para implementar o seu plano de negócio é fundamental na decisão de investir. Pois sem o total do investimento pedido o seu plano pode não ser executado. Por isso, a regra de tudo ou nada é indispensável.

Avaliações justas das empresas vão ajudar a produzir ofertas justas para todos. A empresa que visa captação de recursos tem que estudar e se forçar para fornecer uma oferta justa e razoável aos investidores. Ela sempre tem que levar em conta o fato que se ela pedir um preço alto demais, fora do razoável, vai faltar demanda entre investidores e ela não receberá nada. Por isso, ela visa uma valorização ideal, ou seja, tanto ela quanto os investidores fiquem confortáveis.

Investir em grupo gera o conforto de estar ao lado de outros investidores, e esse é o motivo mais intuitivo da regra de tudo ou nada, ele assegura que o investidor nunca vai investir sozinho. Cada investidor individual pode tomar conforto no fato que seu investimento só vai ser efetuado caso muitos outros investidores também acreditem na empresa e que esses outros também cheguem na mesma conclusão de investir. Concluindo, essa regra age como um filtro de qualidade e validação.

 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.

Leia o post anterior:
Investir em startups: uma alternativa para a crise econômica

Apesar da crescente desconfiança do mercado, não é privilégio do Brasil atravessar uma crise econômica. Não faz muito tempo, foi...

Fechar