Atualmente, a otimização de tempo e recursos nos processos é cada vez mais importante para as startups — principalmente para aquelas que pretendem apostar em uma estratégia para captar investimentos.

Nesse cenário, uma boa ideia não basta para captar recursos. É preciso mostrar aos investidores que seu produto ou serviço tem grande potencial. Para isso, sua empresa pode apostar em um MVP.

Mas, o que é MVP e como ele pode ajudar o seu negócio? Muito utilizado para validar a eficácia de um produto que a startup pretende lançar no mercado, essa metodologia pode te ajudar a destacar a sua empresa. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia.

O que é MVP?

A sigla MVP é utilizada para se referir ao “Minimum Viable Product”, que em português significa “Produto Mínimo Viável”. O termo foi introduzido em 2001 por Frank Robinson, cofundador e presidente da SyncDev.

Podemos compreender o MVP como uma estratégia para desenvolver um produto em paralelo, metodologia que Frank Robinson também chamou de “desenvolvimento síncrono”. Dessa forma, sabemos que o MVP está relacionado a um produto que uma startup pretende lançar no mercado.

Essa é uma etapa importante em que são coletadas as informações sobre os clientes, a fim de identificar quais soluções inovadoras podem ser criadas para sanar sua demanda com o mínimo de esforço.

Muitas pessoas também definem o MVP como uma “versão de teste de um produto”, uma versão simplificada utilizada para avaliar a aceitação do público e possíveis melhorias para a versão final do produto.

O que é MVP de uma startup?

Em uma startup, o MVP é a metodologia utilizada para coletar aprendizados a respeito de um produto ou serviço, a fim de entregar aquilo que o público-alvo busca com o mínimo de esforço e custo. 

Sem uma estratégia MVP, as startups muitas vezes acabam gastando tempo e dinheiro no desenvolvimento de um produto, e não conseguem obter o retorno que esperam. No mercado atual, isso pode se tornar um pesadelo para quem empreende.

É nesse cenário que surge o conceito de lean startup, que veremos adiante. Portanto, o MVP nada mais é do que um meio para uma startup atingir seu objetivo ao criar uma nova solução, gastando o mínimo de tempo, esforço e recursos.

O que é MVP em projetos?

Em projetos ágeis, o MVP é uma importante etapa para potencializar a eficácia do desenvolvimento de produtos e serviços. Como parte da Cultura Ágil, o MVP tem como foco a entrega se soluções de valor ao cliente

A gestão de projetos ágeis propõe ciclos de desenvolvimento mais curtos, em que a startup cria um MVP para testar a aceitação de um novo produto ou funcionalidade. Dessa forma, com o MVP é possível identificar de forma rápida em um projeto, os pontos fracos e possíveis melhorias. Na cultura de projetos ágeis, além do MVP, também é comum utilizar outras metodologias, tais como o Design Thinking e o Lean Startup.

Por que ele é importante para a sua startup?

O MVP é importante porque ajuda a direcionar os investimentos das startups para produtos com maiores possibilidades de sucesso e menores riscos. Além disso, é uma excelente maneira de antever o comportamento do público-alvo para ter um melhor embasamento nas ações estratégicas.

Ele também possibilita avaliar os fatores de risco, tais como: a volatilidade do mercado, a concorrência, possíveis instabilidades no faturamento, entre outros, servindo como base para orientar a estratégia dos setores.

Com uma estratégia de Produto Mínimo Viável, as startups conseguem ouvir o que seu público-alvo tem a dizer e testar prévias daquilo que pretendem lançar no mercado. Ao lançar um MVP a empresa pode avaliar a percepção do público, e avaliar pontos como:

  • Os canais de distribuição mais viáveis e vantajosos;
  • Os formatos de ações de comunicação e marketing mais assertivos;
  • Os preços praticados no mercado;
  • As funcionalidades e atributos do produto e muito mais.

Quem faz MVP tem muito mais chances de lançar um produto final assertivo, que atenda às necessidades do público e apresente menos riscos de falhas, uma vez que já foi testado e bem aceito pelos consumidores e consumidoras.

Como criar um MVP passo a passo

Apesar de não ser um processo complexo, é importante seguir alguns passos essenciais para criar um MVP, além de se inspirar nas boas práticas de startups que obtiveram êxito com essa estratégia. Confira a seguir, alguns passos importantes:

Aposte em uma solução inovadora

O MVP é utilizado, principalmente, para testar a aceitação de soluções inovadoras antes de lançá-las oficialmente no mercado. Por isso, é importante estudar muito bem o seu público, a fim de oferecer um produto ou serviço que solucione algum problema ou preencha uma lacuna existente no mercado.

Uma dica aqui é pensar em perguntas bem objetivas: qual a carência do mercado? Que produto posso oferecer? De que forma ele pode ajudar meu público? Como posso fazer isso com o mínimo de investimento, tempo e trabalho?

Vale lembrar que o MVP é utilizado para avaliar se o produto criado realmente consegue atender essas demandas. Essa é uma forma eficaz de testar se o seu produto funciona na prática.

Enxugue os excessos

Como vimos, a ideia do MVP é utilizar poucos recursos e focar na funcionalidade. 

Dessa forma, a ideia é criar um produto com o mínimo de gastos, mas que seja eficaz para testar sua aceitação no mercado.

Essa é uma estratégia de investimento inteligente, pois implica em menor gasto inicial, apresenta um excelente custo-benefício e minimiza os riscos de lançar um produto final e ele não ser bem recebido pelo público.

Como a ideia é enxugar os excessos, isso também vale para as funcionalidades do produto ou serviço. Aposte inicialmente no core business, ou seja, na solução principal que atende as necessidades do seu público-alvo, sem incrementar demais.

Esse é um ponto importante, pois ajuda a manter o foco das pessoas no produto principal, além de deixar mais clara a real proposta de valor da solução que sua empresa oferece. Se necessário, você pode incrementar depois, caso identifique novas demandas.

Defina os indicadores de desempenho

Este é um ponto fundamental antes de apostar em um MVP. É muito importante definir quais serão os indicadores que serão utilizados para mensurar a repercussão da sua estratégia. Por isso, aposte em métricas bem específicas, conforme o produto ou serviço oferecido, para que elas deixem clara a aceitação ou a rejeição por parte do público.  

Aposte em um ciclo de feedbacks

Com o MVP finalizado, é o momento de avaliar os indicadores utilizados para verificar a eficácia e aceitação da solução oferecida. É aqui que são identificados os acertos e os pontos de melhoria, os custos de todo o processo e os demais critérios avaliados, a fim de aprimorar o produto.

É importante que os feedbacks sejam contínuos, até que o produto ou serviço chegue à sua versão final, com as melhorias e ajustes necessários aplicados. Não há como prever quantos feedbacks serão necessários, contudo, é esse processo que irá garantir que a versão final do produto atenda da melhor forma às expectativas do seu público.

Como implementar o MVP na sua startup

Antes de mais nada, é fundamental que todas as pessoas da equipe compreendam a importância do MVP para a startup. Esse é o primeiro passo para tirar o projeto do papel e, posteriormente, implementá-lo na empresa. Veja abaixo, alguns outros passos importantes:

  • Escolha bem sua equipe: parece óbvio, mas não é. Contar com uma equipe qualificada, motivada, proativa e que entenda o objetivo do MP, pode ser o diferencial para o sucesso da sua estratégia.
  • Foque na dor do cliente: já falamos sobre esse ponto na criação do MVP, mas vale a pena reforçar, pois esse é um passo fundamental para elaborar um produto que atenda de forma integral as necessidades e expectativas do seu público. 
  • Tenha uma definição clara do produto: com uma boa equipe e com base nas demandas do mercado e dos clientes, defina de forma clara as funcionalidades do MVP. Não é porque se trata de um “produto piloto” que ele deve ser feito de forma provisória.
  • Mãos à obra: concluídos os passos anteriores, é hora de entrar em ação e colocar em prática a elaboração do MVP para o lançamento no mercado. Como mencionamos há pouco, é fundamental que o MVP entregue a mesma qualidade do produto final.

Vale lembrar que, por mais que a aceitação do MVP seja boa, é importante manter a cultura de feedbacks e buscar a melhoria contínua das soluções oferecidas. Isso porque, atualmente, o mercado está mudando constantemente e, com isso, podem surgir novas demandas e oportunidades de aperfeiçoamento.

Qual a relação entre o MVP e uma Lean Startup?

Falamos anteriormente a respeito do termo lean startup, que podemos compreender como uma “startup enxuta”. No mercado empresarial, isso representa uma empresa que busca minimizar os desperdícios em todo seu processo produtivo.

Essa é uma importante tendência de mercado, que torna as startups muito mais atrativas para os investidores, uma vez que aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras com o mínimo de desperdício. 

É aí que entra a relação entre o MVP e uma lean startup, uma vez que essa metodologia visa exatamente enxugar desperdícios e testar uma solução antes de lançá-la definitivamente no mercado. Dessa forma, aliado às metodologias ágeis, o MVP ajuda a startup a minimizar os desperdícios de tempo, recursos e esforços.

Esse conceito é baseado na metodologia lean, uma metodologia ágil muito utilizada, principalmente, no setor de tecnologia. Seus objetivos principais são: 

  • Eliminar ou, no mínimo, reduzir desperdícios;
  • Minimizar custos;
  • Aumentar a produtividade nas empresas;
  • Entregar soluções de valor para as pessoas;
  • Apostar em uma gestão estratégica que facilite os processos;
  • Envolver toda a equipe nos projetos;
  • Melhorar continuamente.

Exemplos de MVP

Como vimos, o MVP é uma versão simplificada do seu produto que conta com as principais funcionalidades. Até aqui, pode ser que esse conceito ainda esteja abstrato, pois falamos em um protótipo de produto utilizado para testar a aceitação do mercado, além de identificar erros, oportunidades de melhorias, entre outros pontos. 

Mas como isso funciona na prática? 

A rede social Facebook, por exemplo, antes de ser lançada na web, foi testada na Universidade de Harvard e avaliada pelos alunos da universidade. O objetivo era avaliar a aceitação do público e identificar possíveis melhorias para que a rede social pudesse atender da melhor forma as necessidades das pessoas, com base em seu feedback.

Até mesmo a Apple, antes de lançar a versão final de seu primeiro aparelho, apresentou ao mercado uma versão mais simples com funcionalidades básicas, a fim de entender melhor seu público-alvo e como seria a aceitação da marca e de seus produtos.  


O Produto Mínimo Viável é uma importante ferramenta para as startups avaliarem o desempenho de seus produtos e serviços, e para comprovar suas hipóteses e minimizar excessos, tanto de recursos quanto de riscos. 

Dessa forma, o MVP é considerado uma metodologia moderna que, quando bem utilizada, pode colocar uma startup em foco no mercado, pois a caracteriza como uma lean startup e ajuda a determinar se o negócio será promissor ou não.

Quer conhecer outras estratégias para tornar sua startup mais atraente para os investidores?

Confira agora: