Startups e negócios em expansão (growth companies) precisam de capital para executar seus planos. Sem dúvida, o maior valor que um investidor ou investidora oferece para uma empresa é o aporte financeiro, pois “cash” é a parte vital de toda empresa. Mas existem pessoas e empresas com o interesse de investir em startups indo além do aporte financeiro. 

Continue a leitura e entenda o papel do smart money neste cenário e como encontrar o melhor para as startups.

O que é Smart Money?

Os denominados smart money são pessoas investidoras que oferecem conhecimento e experiência de mercado que vão além do investimento que realizam.

Porém, existe o real e o fake smart money, e é importante conhecer as características principais para saber distingui-los e encontrar o certo para a sua empresa.

O investidor ou investidora que chamamos de smart money, na grande maioria das vezes, possui experiência no mercado das startups que ele apoia. É esse know-how que lhe permite identificar uma empresa como uma boa oportunidade de investimento.

O grande fator decisivo é que essa pessoa investidora já identificou o mesmo problema de mercado que a startup, e sabe que a solução desenvolvida pela empresa despertará o interesse de compradores ou compradoras. Por causa da sua experiência, é capaz de julgar a qualidade da solução que a startup apresenta e o grau de oportunidade dentro do mercado.

Smart Money: significado

O termo smart money significa em tradução livre “dinheiro inteligente”, e refere-se a investidores e investidoras que além do aporte financeiro, também contribuem intelectualmente com um negócio, além de prestar apoio com networking e insights valiosos. 

Diferença entre Dumb Money e Smart Money

A diferença entre “Dumb Money” (dinheiro burro) e “Smart Money” (dinheiro inteligente) está relacionada ao tipo de investidores e investidoras, e ao valor que essas pessoas trazem para uma startup ou empresa.

Dessa forma, a principal diferença entre estes conceitos, está na qualidade e na amplitude do suporte oferecido pelos investidores e investidoras. A seguir, listamos as principais distinções entre os dois conceitos:

Dumb Money (Dinheiro Burro)

Costuma oferecer apenas financiamento, sem contribuições estratégicas ou de networking significativas. Suas principais características são:

– Investidores e investidoras inexperientes: dumb money refere-se a investidores que geralmente têm pouca ou nenhuma experiência empreendedora, ou conhecimento específico do setor em que estão investindo.

– Contribuição limitada: tendem a fornecer apenas o capital financeiro e não oferecem orientação estratégica, conexões valiosas ou recursos adicionais para a empresa.

– Risco de falta de entendimento: pode haver um risco maior de falta de compreensão das complexidades e desafios enfrentados pela startup, o que pode levar a decisões de investimento menos informadas.

Smart Money (Dinheiro Inteligente)

Agrega valor substancial à startup além do capital financeiro e oferece:

– Investidores experientes: como vimos, o smart money é representado por investidores e investidoras experientes, muitas vezes com histórico de sucesso empreendendo ou trabalhando em setores relevantes.

– Contribuição holística: além do financiamento, quem investe na modalidade smart money também fornece orientação estratégica, contatos valiosos e recursos adicionais, como mentoria, equipes talentosas, etc.

– Valor estratégico: essas pessoas entendem os desafios do negócio, têm conexões na indústria e podem ajudar a startup a crescer de forma mais eficaz e a tomar decisões informadas.

As startups muitas vezes buscam o Smart Money porque acreditam que essa abordagem oferece melhores perspectivas de crescimento e sucesso.

Qual é a importância do smart money para startups?

O smart money desempenha um papel essencial para as startups devido à sua capacidade de oferecer recursos valiosos além do capital financeiro. Isso porque, como vimos, os investidores e investidoras de smart money têm a experiência e a visão necessárias para ajudar as startups a evitar erros comuns e a desenvolver estratégias sólidas. 

Dessa forma, sua orientação estratégica pode ser inestimável, especialmente para empreendedores e empreendedoras inexperientes. Além disso, quem atua com smart money costuma contar com uma rede de contatos valiosa, podendo apresentar a startup a parcerias em potencial, clientes, pessoas fornecedoras e até mesmo investidoras, acelerando assim o crescimento e a expansão do negócio.

A capacidade do smart money de validar uma startup também é um ponto importante. Isso porque a presença de investidoras e investidores respeitados e experientes, pode aumentar a credibilidade da empresa perante parcerias comerciais, clientes em potencial e até mesmo outras pessoas investidoras.

Em resumo, o smart money não apenas fornece financiamento, mas também oferece uma gama de recursos imateriais que podem ajudar as startups a superar desafios, crescer de forma mais eficaz e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.

Quem criou o smart money concept?

O conceito de Smart Money não tem uma pessoa criadora específica, mas é uma expressão amplamente utilizada no mundo dos investimentos e startups para se referir a investidores e investidoras experientes que podem fornecer mais do que apenas capital para as empresas.

Embora não haja uma única pessoa ou entidade que tenha “criado” o conceito de Smart Money, ele se desenvolveu ao longo do tempo à medida que o ecossistema de investimento e empreendedorismo evoluiu. 

O termo é usado para destacar a importância de ter investidores e investidoras que não apenas contribuem com dinheiro, mas também com conhecimento e conexões para ajudar as startups a crescerem e serem bem-sucedidas.

Quais as vantagens do Smart Money?

Ao investir em uma empresa, dirigi-la ao sucesso se torna extremamente importante para o smart money. Afinal, o crescimento da startup é um indicador de sucesso – e como acionista, seus ganhos são proporcionais a esse sucesso.

Ao longo desse crescimento é quando o investidor ou investidora smart money mostra seu verdadeiro valor. Ele compartilha lições importantes de negócio, apresenta contatos relevantes e valiosos, têm sugestões perspicazes, e apresenta planos e recomendações concretas sobre como operar (e gerenciar) a empresa.

Ao invés de simplesmente dar dicas de vez em quando, ele apresenta tanto o “quê” da questão quanto o “como”, para que você possa implementar soluções efetivamente. Sempre com o objetivo de escalar o negócio e expandir as operações da empresa.

O smart money vai além do financiamento, oferecendo um conjunto de vantagens que podem ajudar uma empresa a crescer, ter sucesso e superar desafios. Confira a seguir alguns dos principais benefícios:

– Experiência e mentoria: investidores e investidoras de smart money geralmente têm experiência empreendedora ou conhecimento profundo do setor, podendo atuar com mentoria, oferecendo orientação estratégica e prática para a empresa, ajudando-a a evitar erros comuns e a tomar decisões informadas.

– Rede de contatos: quem investe em smart money tem uma rede de contatos extensa que pode ser valiosa para a empresa, podendo incluir conexões com outras pessoas investidoras, empreendedoras, parceiras comerciais e clientes em potencial.

– Acesso a oportunidades de negócios: essas pessoas podem ajudar a empresa a identificar oportunidades de negócios, como parcerias estratégicas, fusões e aquisições ou oportunidades de expansão em novos mercados.

– Validação e credibilidade: o apoio de investidores e investidoras de smart money pode validar a empresa aos olhos de outras pessoas investidoras, clientes e parceiras, aumentando sua credibilidade no mercado.

– Recrutamento de talentos: investidores e investidoras com reputação podem atrair talentos de alto nível para a empresa, facilitando a contratação de pessoal qualificado.

– Acesso a recursos adicionais: além do financiamento, quem investe em smart money pode fornecer recursos adicionais, como espaço de escritório, suporte administrativo ou acesso a serviços profissionais.

– Estratégia de saída: investidores e investidoras de smart money muitas vezes têm um interesse de longo prazo na empresa e podem ajudar a desenvolver uma estratégia de saída sólida, seja por meio de aquisições, oferta pública inicial (IPO) ou outras opções.

– Aprendizado e desenvolvimento: trabalhar com quem tem experiência em investimentos, pode ser uma oportunidade de aprendizado valiosa para a equipe de gerenciamento da empresa, ajudando a crescer e se desenvolver como pessoas empreendedoras.

– Alinhamento de interesses: como pessoas investidoras experientes têm um interesse genuíno no sucesso da empresa, elas estão alinhadas com os objetivos de longo prazo da organização, o que pode contribuir para uma parceria mais sólida.

– Melhor tomada de decisão: investidores e investidoras de smart money podem fornecer insights e perspectivas valiosas que ajudam a empresa a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

Como o smart money funciona?

O real smart money sabe que o sucesso do investimento depende muito do compromisso duradouro das pessoas sócias e fundadoras. Elas querem que os founders toquem o negócio e se mantenham incentivados e focados por muito tempo, pois, só assim, o investimento dará certo e elas verão um retorno.

Por isso, o smart money não insiste em tomar o controle da sua empresa.

Como acionista, é do interesse do investidor ou investidora que a startup tenha o crescimento esperado, aumentando o seu valor de mercado e vendendo mais. Para isso acontecer, os sócios-fundadores precisam se manter dedicados a longo prazo e é impossível para qualquer empreendedor se manter engajado após perder o controle total da sua própria empresa.

Por isso, se atente aos termos de investimento exigidos por seus investidores e investidoras. O verdadeiro smart money não visa tomar controle da sua empresa por meio de termos agressivos ou prejudicar a capacidade da startup de captar mais rodadas de investimento no futuro.

Etapas do smart money

O funcionamento do Smart Money envolve várias etapas:

– Identificação de investidores (as) de Smart Money: o processo começa com a identificação de pessoas investidoras que possuem o conhecimento, a experiência e os recursos necessários para agregar valor à empresa além do financiamento. Isso pode ser feito por meio de redes de contatos, referências ou pesquisas em fontes de investimento.

– Abordagem e negociação: uma vez identificadas, as pessoas investidoras de smart money são abordadas pela empresa em busca de investimento. Durante as negociações, os detalhes do investimento, como valor, participação acionária e termos do contrato, são discutidos e acordados.

– Avaliação da empresa: quem investe, geralmente conduz uma avaliação detalhada da empresa para entender melhor suas operações, estratégia, concorrência e oportunidades de crescimento. Isso ajuda a determinar o valor real da empresa e a viabilidade do investimento.

– Investimento financeiro: após a conclusão das negociações e a realização da devida diligência, os investidores e investidoras de smart money fornecem o financiamento necessário para a empresa. Isso pode ser feito por meio de capital próprio, capital de risco, empréstimos ou outras formas de financiamento.

– Contribuição de valor agregado: o elemento distintivo do smart money é a contribuição de valor adicional que as pessoas investidoras trazem para a empresa. Isso pode incluir orientação estratégica, mentoria para a equipe de gestão, acesso a sua rede de contatos e conhecimento do setor.

– Acompanhamento contínuo: quem investe em smart money costuma se envolver ativamente com a empresa após o investimento, acompanhando seu progresso, oferecendo orientação estratégica, auxiliando em desafios específicos e ficando disponíveis para consultas regulares.

– Alinhamento de objetivos: é importante que os objetivos dos investidores e investidoras estejam alinhados com os da empresa, o que costuma ser alcançado por meio de acordos contratuais que definem expectativas e metas claras.

– Medição de resultados: os resultados da parceria são frequentemente medidos em termos de crescimento da empresa, aumento de receita, expansão de mercado e outras métricas-chave de desempenho. O sucesso é avaliado com base no impacto positivo que os investidores e investidoras de smart money tiveram sobre a empresa.

Quem pode investir em Smart Money?

O termo smart money não se refere a um tipo específico de investimento ou a um grupo restrito de pessoas investidoras. Em vez disso, ele descreve o tipo de investidor ou investidora com um perfil específico. Portanto, não há restrições específicas sobre quem pode investir como smart money.

Dessa forma, qualquer pessoa investidora que tenha conhecimento, experiência e recursos para oferecer orientação estratégica, contatos valiosos e suporte adicional a uma empresa pode ser considerada smart money. Isso pode incluir:

  • Pessoas empreendedoras bem-sucedidas;
  • Executivos e executivas experientes;
  • Investidores (as) anjo;
  • Capitalistas de risco;
  • Famílias com capital e expertise em um setor específico;
  • Pessoas ou grupos em geral, que podem agregar valor além do dinheiro investido.

Como buscar smart money para o seu negócio?

Primeiramente, é importante ter em mente que não existe o mesmo smart money para todos os casos. Um erro comum feito por empreendedores e empreendedoras na etapa de investimento seed é pensar que o smart money é simplesmente uma pessoa rica e bem conectada.

Aceitar esse mito muitas vezes resulta em uma grande decepção e pode ser prejudicial para a empresa. Na verdade, o smart money ideal é diferente para cada startup. Antes de tudo, o negócio precisa de dinheiro, mas também é fundamental ter conhecimento, experiência e contatos específicos dentro da sua indústria e do seu mercado.

Existem investidores e investidoras que conseguem oferecer isso para startups,  mas existem poucas pessoas que o fazem para várias empresas com modelos de negócio diferentes e em mercados variados.

É pouco provável uma pessoa ser smart money para toda e qualquer empresa. É muito raro um indivíduo possuir a experiência necessária em tantos mercados e indústrias para realmente entregar valor concreto a cada empresa.

Imagine o caso extremo de um investidor com 100 investimentos em startups. A probabilidade dele ter tempo e interesse suficientes para contribuir em todas as empresas de maneira substancial é muito baixa.

Dicas para conseguir smart money para uma startup

Conseguir smart money para uma startup pode ser fundamental para o sucesso e crescimento da empresa, contudo, pode ser um processo demorado e exigir perseverança. A seguir, listamos algumas dicas para te ajudar a atrair investimentos de Smart Money:

– Desenvolva uma ideia sólida e validada: antes de buscar investidores e investidoras de Smart Money, certifique-se de que sua ideia de negócio esteja bem desenvolvida e tenha sido validada no mercado. Demonstre que você está resolvendo um problema real e que existe demanda pelo seu produto ou serviço.

– Construa um time forte: quem invete em smart money também avalia a equipe de gestão da startup. Monte uma equipe experiente e competente, com habilidades complementares que demonstrem a capacidade de executar a visão da empresa.

– Faça networking: desenvolva uma rede de contatos sólida no ecossistema de startups. Participe de eventos, conferências, encontros de pessoas empreendedores e grupos de networking para conhecer potenciais contatos para investimento e mentoria.

– Crie um pitch claro e conciso: desenvolva um pitch convincente e claro que explique sua visão, problema que está resolvendo, mercado-alvo e modelo de negócios. Você deve ser capaz de transmitir sua ideia de forma sucinta e cativante.

– Identifique investidores e investidoras alinhadas: pesquise e identifique investidores e investidoras de smart money que tenham experiência no seu setor ou nicho de mercado, que compartilhem uma afinidade com sua visão e missão.

– Apresente um plano de crescimento sólido: quem investe em smart money tem interesse no potencial de crescimento da startup. Por isso, é importante apresentar um plano estratégico claro que destaque como você planeja usar o financiamento para escalar o negócio.

– Mostre tração: demonstre que sua startup já está ganhando tração no mercado. Isso pode incluir números de vendas, crescimento de usuários e usuárias, parcerias estratégicas ou qualquer outro indicador de sucesso.

– Destaque o valor das pessoas investidoras: quando abordar investidores ou investidoras em potencial, destaque como eles podem agregar valor à startup além do dinheiro, enfatizando sua experiência, rede de contatos e conhecimento do setor.

– Construa relacionamentos: o processo de angariação de fundos muitas vezes envolve a construção de relacionamentos de longo prazo. Mantenha contato com investidores e investidoras, mesmo que a primeira conversa não resulte em financiamento imediato.

– Demonstre transparência e profissionalismo: seja transparente e profissional em todas as interações com os investidores e investidoras. Isso inclui fornecer informações precisas e honestas sobre o estado da sua startup.

Relação entre o Smart money e o sucesso

O sucesso profissional e investidores ou investidoras smart money andam lado a lado.

Pessoas empresárias e empreendedoras que atuam — ou já atuaram — em um determinado mercado, são excelentes candidatas a esse posto em qualquer startup. A experiência em construir e gerenciar empresas bem-sucedidas dentro da sua área de atuação trazem ensinamentos que vão muito além do dinheiro investido.

Empresários (as) e executivos (as) têm a visão obtida através de uma carreira consolidada no mercado, enquanto quem empreende entende o modus operandi das startups. Ambos têm conhecimentos valiosos para levar startups ao sucesso.

O mesmo vale para investidores e investidoras que já trabalharam com fundos de investimento, Family Offices ou VC’s bem-sucedidos, pela experiência em acessar e gerenciar capital para investimento.

Conclusão

O verdadeiro investidor e investidora smart money tem como grande objetivo contribuir com a expansão acelerada das startups que investe, com um apoio que vai além do aporte financeiro. Essa pessoa acrescenta valor e conhecimento, com experiência e contatos importantes para a startup e também vai além de dicas simples para entregar valor concreto.

Se você é um investidor-anjo e quer se tornar smart money, procure as startups mais interessantes dentro do mercado que você domina. Se você é um investidor ou investidora e quer encontrar o smart money certo, procure o que é referência no seu mercado.

Você quer receber os melhores deal flows de investimento em startups? Conheça a EqSeed!

Leia também: