Nos últimos anos, as startups unicórnios se tornaram o centro das atenções no mundo dos negócios e onde grandes investidores mais buscavam investir. Essas empresas, inovadoras e com potencial de atingir um valor de US$1 bilhão em valor de mercado, encontraram um ambiente com capital e disposição para riscos.

Mas o cenário de alta da inflação mundial e elevação dos juros geraram uma corrida por investimentos mais seguros. Se antes a busca era por empreendimentos com previsões de retornos rápidos e fabulosos, atualmente o mercado busca o oposto. Assim, o “animal da vez” deixou de ser um ser mitológico para se tornar outro animal, desta vez, menos cativante.

As startups camelos fazem analogia ao mamífero de grande resiliência, capaz de sobreviver em climas adversos, como os desertos. O termo surgiu em 2020, cunhado pelo investidor americano Alex Lazarow em sua coluna no site Entrepreneur.

“Para essas startups, os camelos são o mascote mais apropriado. Os camelos se adaptam a vários climas, sobrevivem sem comida ou água por meses e, quando for a hora certa, podem correr rapidamente por longos períodos de tempo. Ao contrário dos unicórnios, os camelos não são criaturas imaginárias que vivem em terras fictícias. Eles são reais e resilientes. Essas startups priorizam a sustentabilidade e, portanto, a sobrevivência desde o início, equilibrando forte crescimento e fluxo de caixa”, escreveu Lazarow.

Características de uma startup camelo

Aprofundado a análise do investidor norte-americano, uma startup camelo é uma empresa com essas características:

Estável

O crescimento das startups camelo é construído de forma estratégica e ponderada, com foco em sua sustentabilidade. Sua estabilidade significa que estarão preparadas para lidar com eventuais crises econômicas ou instabilidades no mercado.

Sustentável 

Independente de quanto tempo levar, o foco é criar uma empresa sustentável e bem-sucedida. Nada acontece às pressas. E essa característica é muito própria dos camelos, que não são reconhecidos pela velocidade e sim pela resistência.

Cautelosa

Ao contrário dos típicos arroubos dos unicórnios, os investimentos aqui são mais conservadores, feitos com cautela. Estratégia se sobrepõe aos riscos.

Meticulosa

A parcimônia nos investimentos é a mesma aplicada para os gastos da empresa. A geração de custo sempre acompanha a curva de crescimento da startup.

A busca dos investidores pelas startups camelo

Como mencionado no início do texto, o contexto de recessão faz com que cada vez mais os investidores deixem de lado as promessas de crescimento exponencial das startups unicórnio.

Com a queda de volume de recursos destinados a startups em 44% no primeiro semestre de  2022, o mercado se torna mais criterioso. Em vez de priorizar o potencial de valor futuro de uma empresa, os investidores estão focando nos resultados atuais e perspectivas para um futuro próximo.

Além do cenário pouco motivante da economia a nível nacional e mundial, as demissões em massas assustam o mercado. Em 2022, startups como Loft, Quinto Andar, Ifood, Ebanx, Vtex e Mercado Bitcoin demitiram mais de 4 mil profissionais.

Para muitos especialistas, os desligamentos massivos indicam pouca responsabilidade social e com a governança dos negócios. 

Assim, para os lendários unicórnios, a melhor alternativa é deixar as asas e os chifres de lado e se transformarem: após uma década de abundância em aportes financeiros, a expectativa para os próximos anos é de investimentos mais precisos e moderados – focados nas startups camelo que consigam demonstrar sua estabilidade e planejamento.