A Indústria 4.0 transforma o jeito que produzimos. Mas quais serão os impactos nos negócios e na sociedade. Entenda neste texto!

Máquinas que se comunicam umas com as outras, linhas de produção que fazem a própria gestão, aparelhos interconectados trocando informação o tempo todo. O objetivo: produzir da forma mais eficiente possível.

Essa é a visão do que se convencionou chamar de Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial como também é conhecido o movimento. Estamos falando sobre a ascensão de áreas como inteligência das coisas (IoT), inteligência artificial e big data. 

E na Indústria 4.0 todos foram programados para trabalhar juntos.

Como será daqui para frente?

Cada revolução chega com novas perguntas. Eis que estamos diante de mais algumas. 

Afinal, o que é a Indústria 4.0, quais são os pilares de transformação e que tipo de mudanças a Indústria 4.0 vai provocar de mudança na nossa sociedade?

Confira a respostas para essas questões logo abaixo! 

Indústria 4.0 : definição

O termo Indústria 4.0 é um conceito recente que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas, principalmente, aos processos de manufatura.

Na prática, é o que permite, por exemplo, uma indústria se tornar “inteligente”. 

Imagine se uma fábrica pudesse automatizar processos, tornando a produção cada vez mais personalizada e baseada em dados ao longo de toda a cadeia de produção.

Com a Indústria 4.0 isso é possível. 

Em um chão de fábrica, por exemplo, com máquinas e trabalhadores totalmente integrados e interconectados, torna-se algo corriqueiro detectar e corrigir falhas durante a fabricação.

Isso é fundamental, por exemplo, para aumentar a produtividade, já que evita-se interrupções na linha produção. 

Mas não é só isso.

Vale dizer que o monitoramento da produção pode ser feito com auxílio de computadores que conseguem entender padrões de produção e sugerir, por exemplo, mudanças quando oportunidades são encontradas.

Sabe aquela figura do supervisor que precisa conhecer o chão de fábrica em todos os detalhes e se debruçar sobre planilhas para entender onde melhorar a produção?

Na Indústria 4.0 isso não é preciso. Grande parte das análises é feita por computadores. Com isso, a tomada de decisão ficar muito mais ágil e certeira. 

Os pilares da Indústria 4.0

Internet das Coisas

Antes de mais nada, é necessário entender que “coisas” são equipamentos ou objetos que  podem ser conectados à distância e trocarem informações entre si.

Estamos falando de fábricas, por exemplo, que passam a estipular o momento certo para sua própria manutenção, sem a interferência do gestor.

Tudo graças a essa convergência digital entre a conexão de sensores, computadores e máquinas. Em outras palavras: é a internet entrando no mundo físico, conectando todas as coisas.

O que vemos no mercado é a otimização sob alguns aspectos como:

Monitoramento em tempo real – por estarem sempre conectados, equipamentos geram informações e permitem a checagem de dados 24h por dia;

Aumento da produtividade e conforto – a Internet das Coisas permite que usuários foquem em em atividades mais estratégicas enquanto máquinas fazem o trabalho mecânico;

Correção de problemas – como há muitos trabalhos que podem ser padronizados, falhas e erros se tornam mais previsíveis, podendo ser corrigidos antes mesmo que aconteçam e causem algum tipo de contratempo.

Big Data

As indústrias vêm cada vez mais gerando um volume bastante expressivo de dados. E esse crescimento torna cada vez mais necessário o uso de técnicas especializadas para lidar com a situação.

Como complicador, as indústrias não têm conseguido dar vazão às análises dos dados gerados. Diariamente, milhares de registros são feito nas indústrias e estocados nos sistemas.

Mas, como a capacidade para estrutura dados é limitada, muito pouco é utilizado de maneira proativa.  

Daí a relevância de um tratamento de dados eficiente, visando excelência no uso dos dados coletados. É aí que o big data na indústria 4.0 se torna fundamental para resolver problemas dessa natureza.

Algumas áreas importantes dentro do Big Data:

Preparação de dados: processo de coleta, limpeza e organização dos dados para análise. É o processo inicial para que o trabalho com Big Data seja bem-sucedido. 

Mineração de Dados: processo de exploração de grandes quantidades de dados visando encontrar anomalias, padrões e correlações para melhorar a tomada de decisões.

Big Data:  é utilizado para tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes demais para serem analisados por sistemas tradicionais.

Aprendizado de máquina: representa um método de análise bem mais profunda que se utiliza de algoritmos capazes de armazenar e estruturar conhecimento.

Os impactos da Indústria 4.0

Do ponto de vista de negócio, é possível afirmar que haverá uma mudança radical na forma sobre como se trabalha. E aí há uma boa notícia: a produtividade vai aumentar e os custos vão reduzir. 

É o que diz, por exemplo, um relatório do Banco de Desenvolvimento do Canadá, lançado em 2017, que afirma que 60% das empresas que já adotaram as tecnologias aumentaram sua produtividade. 

Além disso, 50% delas reduziram custos e 42% aumentaram a qualidade dos produtos.

Além da mudança na forma sobre como se trabalha, analistas de mercado apostam que muitas empresas vão procurar  integrar ao produto às necessidades e preferências específicas de cada cliente.

Ou seja, com fábricas “inteligentes”, a aposta é na customização do produto.

Um dos grandes impactos da indústria 4.0 também está relacionado à mão de obra. Imagina-se que muitos postos de trabalhos deixarão de existir, principalmente cargos cujas atividades são repetitivas e braçais.

O modelo de fábrica como se conhece desde a Revolução Industrial está mudando e, aos poucos, os colaboradores de uma empresa terão um papel muito mais estratégico, já que haverá mais máquinas e sistemas inteligentes.

Neste sentido, haverá, sim, novas atividades a serem desempenhadas dentro das empresas. 

Um estudo da Man and Machine in Industry 4.0: How Will Tecnology Transform the Industrial Workforce Through 2025, da consultoria Boston Consulting Group (BCG), diz que há uma tendência de aumento de 6% na quantidade de empregos até 2025 na Alemanha, por exemplo.

Nessa perspectiva, conforme diz a pesquisa, há uma previsão de aumento de demanda no setor da tecnologia da informação.

Mas, existe uma carreira específica para apostar?

Nessa nova era 4.0, os diplomas vão ficando menos relevantes do que as habilidades comportamentais, como a capacidade de aprender e se adaptar aos novos cenários. 

A única certeza absoluta desse novo caminho é que quase tudo ao nosso redor vai mudar.