O setor tributário brasileiro não está alheio as novas disrupções causadas pelas tecnologias desenvolvidas por empresas inovadoras. Dados apresentados no relatório “Our digital future: a perspective for tax professionals 2019”, da Deloitte, mostram que os avanços tecnológicos em processamento de dados massivos, capacidade de memória, conectividade, inteligência artificial, robótica e outras tecnologias irão proporcionar mais precisão na coleta e análise de dados, elevando o patamar do setor.

No Brasil, o complexo sistema fiscal abre mais ainda espaço para soluções inovadores neste setor. 

Embora algumas empresas ainda resistam às mudanças proporcionadas pela  revolução digital, é certo que a tecnologia e seus recursos têm potencial para gerar profundas mudanças no setor. Aqueles que não pretendem aderi-las, certamente se tornarão menos competitivas no mercado. 

Revolução Digital Tributária

A pesquisa “Tax do Amanhã”, também realizada pela Deloitte, mapeou 159 empresas com perfis e portes diversos e apurou quais são as expectativas para a área tributária diante da chegada de novas tecnologias. 

O levantamento mostrou que os principais requerimentos das organizações são a simplificação de impostos e a ampliação da eficiência tributária. A grande maioria (96%) das empresas entrevistadas já trabalham com o auxílio de ferramentas digitais e acreditam que o uso de inteligência artificial e tecnologias cognitivas será fundamental para elevar a qualidade das análises tributárias.

O mesmo estudo revelou ainda que mais da metade das organizações preferem contratar profissionais terceirizados para manter as obrigações e demandas fiscalizatórias em dia. Todos esses dados apontam um futuro promissor para as startups que oferecem serviços capazes de simplificar as rotinas tributárias e o cenário só tende a melhorar, principalmente em tempos pós-pandêmicos.

Por que investir em startups do setor tributário?

A complexidade da gestão tributária e fiscal no Brasil também é um fator que impulsiona as startups do setor. Novas regras e regulamentações surgem a todo momento no país e os profissionais da área enfrentam desafios para se manter atualizados. Neste sentido, o uso da tecnologia, mais uma vez, se faz necessário para garantir o cumprimento de tais obrigações e evitar atrasos ou multas.

Como vimos, em um futuro próximo, a tecnologia irá revolucionar a forma de trabalho de órgãos regulatórios e empresas do mercado tributário. As inovações tecnológicas serão capazes não apenas de gerar análises de dados mais assertivas, garantindo qualidade e eficiência às transações, mas também serão úteis para descomplicar o ambiente tributário brasileiro.

Em outras palavras, a revolução digital deste mercado terá como resultado maior transparência, produtividade e eficiência, fatores indispensáveis para o crescimento do setor. Esta é a receita para agregar valor às organizações, atraindo a atenção de investidores e aumentando o montante captado pelas startups da área.

Startups brasileiras estão revolucionando este mercado.

Um relatório divulgado pelo Banco Mundial revela que as empresas brasileiras gastam mais de 1.500 horas por ano somente para pagar os tributos da maneira correta e reportar informações ao fisco. Isso acontece porque as organizações encontram dificuldades em interpretar leis que, em sua maioria, apresentam textos de difícil leitura. Neste cenário, as organizações demandam mais tempo, recursos financeiros e funcionários para solucionar tal desafio.

Mas, esse processo pode ser muito mais simples. 

Um exemplo é a Taxcel. A startup desenvolveu tecnologia que tem simplificado as rotinas tributárias para os times fiscais de grandes empresas. Atualmente, a startup oferece duas soluções:

  • Tax Sheet: um aplicativo de alta performance capaz de otimizar revisões e edições de arquivos digitais que são entregues à Receita. Com o uso do Tax Sheet, as empresas reduzem significativamente o tempo gasto para fazer as declarações de tributos estaduais e federais;
  • Tax Dashs: é uma aplicação Cloud que transforma os dados dos arquivos fiscais em dashboards interativos de maneira automática.

O Tax Sheets e o Tax Dashs são ferramentas importantes que auxiliam o departamento fiscal na tomada de decisões estratégicas para o negócio. Por meio de uma tecnologia autoral, a startup desenvolveu soluções inovadoras e disruptivas que hoje são usadas por mais de 600 clientes – entre eles, gigantes como ifood, 3M e Bunge.

A empresa foi escolhida uma das 20 startups mais promissoras do Brasil em 2022 pelo 100 Open Startups.

A Taxcel está em busca de investidores neste momento, você pode conferir a oferta neste link.