De tempos em tempos, é fundamental que quem empreende avalie como anda o seu negócio. Com as startups, não é diferente. Tanto para empreendedores quanto para quem pretende investir, é importante avaliar constantemente o mercado e as empresas que estão em destaque.

Para avaliar uma boa oportunidade de investimento, ou obter um diagnóstico da saúde da sua empresa, não basta apenas observar a rentabilidade do negócio. É preciso observar o cenário de modo mais amplo, considerando todas as variáveis que interferem no valor da empresa. 

A seguir, você confere como calcular o Valuation de uma startup, um método muito utilizado por empreendedores e investidores de diversos segmentos para obter uma visão ampla das empresas.

O que é Valuation e para que serve?

O termo “valuation” significa em português “avaliação”, o que corresponde ao conceito dessa metodologia, que consiste em avaliar o valor de uma startup no mercado e sua capacidade de gerar lucro.

De modo geral, um business valuation serve para definir o “preço justo” de uma empresa com base em diversos indicadores, cálculos de receita da empresa, potencial de crescimento, carteira de clientes, plano de negócio, entre outras métricas. 

É importante destacar que o valuation trata-se de uma estimativa do valor de uma startup, pois existem inúmeras variáveis que podem ocorrer no decorrer da análise, como quedas no volume de vendas, gastos inesperados, entre outros imprevistos que interferem nesse valor. Contudo, o objetivo principal dessa estratégia é ter uma previsão aproximada do valor de mercado da empresa.

Há inúmeras razões para se fazer o valuation de uma startup. Para quem empreende, as principais são: participar de uma rodada de captação de investimentos; vender ações; avaliar o preço dos ativos; avaliar o valor do negócio para casos de divórcio ou divisão entre familiares, por exemplo, ou até mesmo no caso de venda da empresa.

Já para investidores com interesse na aquisição ou expansão de uma empresa, é fundamental realizar o valuation para ter uma estimativa de quanto ela vale. O valuation pode ser realizado de tempos em tempos, para verificar, por exemplo, o valor de uma startup antes e depois de uma rodada de investimentos.

Leia também: Como funcionam as rodadas de investimento em Startups na EqSeed?

Além disso, a valuation também pode ser utilizada como ferramenta de gestão, pois ajuda a avaliar o valor da startup em cada fase do seu desenvolvimento. Ela também pode fornecer importantes indicadores para favorecer o crescimento do negócio e aumentar a longo prazo seu valor de mercado.

Quais os tipos de valuation?

Agora que vimos o que é o valuation da empresa, também é preciso dizer que há diversos tipos que podem ser realizados, conforme as informações específicas que se espera obter de uma empresa. Elas podem ser mais voltadas para o mercado de investimentos, no caso das startups, por exemplo, ou com outros focos específicos. Confira a seguir, alguns tipos de valuation mais comuns:

– Múltiplos de Mercado: faz uma comparação com outras empresas que atuam em determinado setor, utilizando indicativos que ajudam a avaliar o lucro da empresa antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

– Valuation Contábil: avalia a contabilidade da empresa com foco em seu patrimônio líquido, sem considerar os bens intangíveis da empresa, tais como patentes, franquias, entre outros.

– Valuation de Liquidação: consiste na soma dos ativos e subtração dos passivos. Esse tipo de valuation é muito utilizado em casos de fechamento de empresas, por isso se utiliza o termo “liquidação”. O cálculo realizado é bastante objetivo, para calcular o valor do patrimônio a ser vendido.

– Valuation pré-Investimento: como o termo indica, esse tipo de valuation é realizado para avaliar o valor de mercado da startup antes da entrada de um aporte financeiro. Dessa forma, ela avalia o valor estimado da empresa antes do investimento.

– Valuation pós-Investimento: ao contrário da opção anterior, essa valuation avalia o valor estimado da empresa após o aporte financeiro obtido. Ela é muito utilizada para determinar a participação de um investidor na empresa, além de avaliar seu crescimento.

Como calcular o Valuation de uma Startup?

Engana-se quem pensa que calcular o valuation é igual para qualquer empresa. Ainda que alguns princípios básicos sejam os mesmos, no caso das startups é preciso considerar os fatores de risco, que são diferentes das empresas tradicionais.

Isso acontece, pois as startups são negócios inovadores, que apostam em ideias e projetos audaciosos, testam ferramentas tecnológicas e trabalham com produtos e serviços diferenciados. Tudo isso contribui para fazer das startups uma possibilidade de investimento um pouco mais arriscada.

Por isso, ao fazer o valuation de uma startup, é fundamental considerar pontos quantitativos e qualitativos. Confira alguns deles a seguir: 

– Análise de mercado com foco no nicho de atuação, para identificar as oportunidades de negócio e como a startup pode atender essas demandas;

– Possíveis barreiras para a empresa se consolidar no mercado;

– O quão inovadoras e arriscadas são as operações;

– Os produtos e serviços fazem sentido para as demandas do setor?;

– A possibilidade das soluções oferecidas se tornarem obsoletas a longo prazo;

– Possibilidades de êxito em soluções inovadoras;

– Qual o plano de negócio da startup;

– Qual a visão estratégica de quem está à frente da startup (CEO);

– Como é a equipe que compõe a empresa;

Esses são alguns pontos a serem avaliados antes de realizar o valuation de uma startup. Eles são importantes para direcionar a análise e levantar informações importantes do negócio antes de buscar um aporte financeiro.

Com base nos pontos citados, é o momento do levantamento de dados que serão utilizados para documentar a avaliação da empresa. Confira a seguir, alguns dos métodos mais comuns para se estimar a valuation de uma startup:

Total de ativos + lucro líquido

Este é um método com foco principal nas finanças de negócio. Dessa forma, trata-se de uma estratégia baseada em números. Para estimar o resultado, são somados todos os ativos da startup e os resultados do balanço fiscal mais recente.

Dessa forma, se a empresa tiver um total de 200 mil reais, por exemplo, em ativos acumulados (seja em saldo de caixa, no banco, valores a receber, matéria-prima, produtos, imóvel, etc.) somado a um total de 100 mil reais em lucro líquido levantado no último balanço, o valuation será de 300 mil reais.

A princípio, parece um cálculo bastante simples. Contudo, é importante lembrar que há diversas variáveis para definir os ativos da empresa, como recebimentos em atraso, problemas com matéria-prima, entre outros. 

Se você quer saber como calcular o valuation de uma empresa pelo faturamento, este método é o ideal. Contudo, ele é mais indicado para startups menores, com poucos sócios e relativamente novas no mercado.

Base Zero

Esta é uma metodologia bastante utilizada para calcular o valuation de uma startup. O conceito é bem simples, ele avalia basicamente quanto em dinheiro seria preciso para se levantar “do zero” uma empresa semelhante à startup avaliada, com base em seu segmento e mercado de atuação.

Dessa forma, o valuation estimado do negócio será o valor obtido nessa resposta. Para chegar a esse resultado, é necessário considerar todos os ativos tangíveis da empresa, tais como: aluguel de um espaço, aquisição de matéria-prima, contratação de profissionais, produtos necessários para um estoque inicial, impostos e taxas a pagar, entre outros. O resultado dessa soma, será o valor de mercado aproximado da startup.

Venture Capital

Primeiramente, o método Venture Capital, também conhecido como Capital de Risco, é indicado para realizar o valuation de startups com mais tempo no mercado e um faturamento bem definido.

Com ele, é possível estimar o lucro que potenciais investidores podem obter ao investir na startup a médio e longo prazo. Dessa forma, ele é bastante eficaz para quem pretende investir e quer avaliar se vale a pena realizar um aporte financeiro no negócio. 

Em resumo, a metodologia Venture Capital determina um valor provável que outra empresa ou fundo pagaria pela startup em caso de sucesso, ou seja, no momento de “exit” (compra) da empresa.

Leia também: Valuation pelo método Venture Capital: múltiplos de receita ou lucros?

O que influencia no Valuation?

Como vimos, há diversos fatores que podem influenciar no valuation de uma empresa, principalmente quando falamos de startups. Além dos números obtidos nos diversos tipos de cálculos financeiros e contábeis, alguns outros elementos também contribuem para agregar valor à empresa, tais como:

– A visão de quem empreende e onde se pretende chegar;

– A equipe de profissionais que compõe o negócio, qual o seu foco e nível de comprometimento com a empresa;

– A estratégia definida, considerando as metas e objetivos traçados;

– Os produtos desenvolvidos e/ou serviços oferecidos;

– A evolução da empresa desde sua última rodada de investimento (se houver);

– O nível de competitividade para se investir na startup;

– O tamanho e a relevância do mercado de atuação.

Como aumentar o valuation de uma startup

É claro que toda startup quer aumentar seu valuation, para atrair mais investidores e fortalecer seu negócio. Para garantir que isso aconteça, é importante se atentar para a saúde da empresa como um todo, sem focar apenas nos números.

Uma das formas mais utilizadas atualmente para garantir um crescimento acelerado e sustentável das startups, a fim de potencializar seu valuation, é apostar em uma estratégia de partnership. Ela consiste na distribuição de ações a para colaboradores-chave, que passam a integrar o quadro societário da empresa.

Confira também algumas boas-práticas que podem te ajudar nessa missão, além de garantirem mais vantagens competitivas para o seu negócio:

– Tenha um planejamento bem estruturado, tanto no setor financeiro quanto no controle dos processos internos;

– Mantenha um fluxo de caixa sólido, saudável, crescente e bem documentado; 

– Aposte em um modelo de negócio com receita recorrente, que permite maior previsibilidade de ganhos;

– Tenha uma base de clientes diversificada, pois isso aumenta o valor de mercado da empresa, pois representa um bom volume de vendas.

Quanto custa para fazer um valuation?

Isso depende muito. O valuation, assim como a Due Diligence, pode ser realizado pela própria empresa, por uma equipe profissional multidisciplinar, ou por uma empresa de consultoria terceirizada, especializada no assunto. 

Neste último caso, o preço médio de um valuation pode variar bastante, conforme o grau de complexidade da análise e do tamanho da empresa avaliada, o que incide na quantidade de dados a serem levantados e documentação a ser avaliada.

Vale lembrar que se você possui uma equipe com as skills necessárias, pode realizar esse processo de forma interna. Ou ainda, se você pretende trabalhar com uma plataforma de equity crowdfunding, como a EqSeed, por exemplo, pode contar com a empresa nesse processo antes de participar de uma rodada de investimento.

Qual o melhor método de valuation?

Aqui, seguimos a premissa da resposta anterior: depende. Isso porque o método utilizado para mensurar a valuation de uma empresa, pode variar muito conforme o que se espera obter e o motivo da análise. Para definir qual a melhor metodologia, é importante considerar algumas abordagens:

– Abordagem de ativos: utilizada com foco em descobrir o valor da empresa com base nos valores de mercado de seus ativos;

– Abordagem de renda: utilizada para estimar o valor da empresa com base em sua capacidade de ganho e risco;

– Abordagem de mercado: foca em comparar a startup com empresas semelhantes, vendidas recentemente.

Contudo, você também pode utilizar mais de um método para calcular o valuation da sua empresa. É bastante comum combinar diferentes metodologias para obter resultados mais precisos. 

Dessa forma, não há melhor método de calcular o valuation, mas sim o método mais adequado para cada contexto. Por isso, a melhor dica é: teste e combine diferentes metodologias.

Quais os indicadores de valuation?

Os indicadores de valuation são fundamentais para auxiliar a análise, pois apontam dados importantes a respeito do negócio. Em um valuation podem ser utilizados diversos indicadores financeiros, que ajudam a mensurar o valor das ações, da venda ou da aquisição do negócio. Confira a seguir, alguns dos indicadores mais utilizados para avaliar valores de ações:

– Preço/Lucro (P/L): mensura o valor de compra de uma ação em comparação aos ganhos. Eficaz para que os investidores possam compreender se o negócio será ou não vantajoso.

– Enterprise Value/EBITDA: este indicador avalia o fluxo de caixa livre da empresa, dividindo o Enterprise Value (a soma do valor de mercado da companhia com o endividamento líquido) pelo EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Dessa forma, quanto maior esse indicador, maior é o potencial da empresa gerar lucros.

– Dividend Yield: representa o rendimento de dividendos de uma empresa. Esse indicador avalia o valor médio, distribuindo os dividendos dos últimos 12 meses de operação pelo valor da sua ação.

– Preço/Valor Patrimonial (P/VPA): muito indicado para estimar o valor que o mercado pagaria para adquirir o patrimônio de um negócio. Este indicador analisa o preço da ação, dividindo esse número pelo valor patrimonial de cada ação.

O que definirá a escolha do melhor indicador para mensurar o valuation de uma empresa é o objetivo da análise. Para isso, é importante considerar um cenário mais abrangente, tanto quanto ao tipo da empresa, segmento em que atua, tempo de atuação no mercado, entre outros pontos.

Ficou claro como se calcula o valuation de uma startup? Essa estratégia é muito utilizada quando a empresa pretende participar de uma rodada de investimentos. Se este é o seu caso, entre em contato conosco e saiba como captar investimento pela EqSeed!

Leia também: 6 motivos para captar investimento online pela EqSeed