O mundo dos investimentos é novo para muitas pessoas no Brasil, mas com a preparação necessária e informações financeiras de qualidade, se torna perfeitamente compreensível e acessível. Como cada pessoa tem um perfil e um grau de tolerância ao risco diferente, não existe só uma estratégia certa de investimento. O caminho até o sucesso começa com o entendimento não somente das regras do jogo, mas também de você mesmo.

Quer aprender um pouco mais sobre o tema e aumentar seu nível de conforto e confiança com o mundo dos investimentos? Então confira o texto a seguir e aprenda 4 dicas valiosas que todo investidor de sucesso deve conhecer.

1. Conheça o seu perfil de risco

Compreender seu próprio perfil é uma das primeiras regras no mundo dos investimentos. É um mundo repleto de variáveis que influenciam os resultados e, ao definir seu perfil de risco desde o início, você fica no controle do quanto essas variáveis podem afetá-lo. Você pode ser mais agressivo, mais conservador ou moderado – tudo depende do nível de equilíbrio de risco e da possibilidade de retorno que você prefere.

Organizar uma carteira que, em média, representa seu perfil de risco é a melhor maneira de alcançar os resultados desejados no longo prazo, independente dos movimentos do mercado no curto prazo.

2. Defina seu objetivo como investidor

É importante saber qual é seu prazo de investimento e as suas metas, pois elas ajudarão a determinar os valores e os tipos de investimentos que você está buscando. Geralmente os investimentos que visam ganhos de capital precisam de um prazo maior para gerar esses retornos, enquanto investimentos de renda fixa podem prometer pagamentos mensais de juros ao investidor.

Alguns investimentos tem um alto nível de liquidez e permitem que você acesse seu dinheiro investido a qualquer momento. Já outros requerem um prazo mínimo de investimento durante qual você não pode tirar seu dinheiro facilmente. É importante levar tudo isso em consideração no momento de compor e equilibrar sua carteira.

3. Conheça suas opções de investimento

Para organizar sua carteira segundo seu perfil você tem que entender bem as opções de investimento que estão disponíveis. Todo produto financeiro é definido pelo seu prazo, sua forma de fornecer lucros (i.e. por meio de o pagamento de juros, dividendos e/ou ganhos de capital) e seu equilíbrio de risco-retorno.

No mundo dos investimentos, os produtos com risco menor têm retornos menores, porém mais garantidos. Esses produtos incluem poupança, com o menor retorno e pouco risco, até certos produtos de renda fixa como CDB e títulos de governo, por exemplo. Para o investidor conservador, tais investimentos devem compor a maior parte de uma carteira saudável, pois eles fornecem a melhor forma de proteger seu capital e até gerar um mínimo de lucro.

Existem produtos com risco maior e, portanto, com possibilidades de retornos em valores mais altos. Esses são geralmente os produtos de renda variável como os fundos administrados e a compra direita de ações de empresas cotadas na Bolsa de Valores, por exemplo.

Outra possibilidade recentemente disponível no Brasil é o investimento em pequenas empresas inovadoras por meio de equity crowdfunding. Essas empresas buscam capital para implementar seus planos de expansão oferecendo em troca uma participação societária. Em plataformas como eqseed.com , investidores podem investir diretamente nessas empresas promissoras com valores a partir de R$ 1.000.

Esse é um produto de alto risco e de longo prazo, especialmente porque você está investindo muito cedo na vida das empresas. Porém, ele oferece a possibilidade de grandes ganhos de capital no longo prazo, caso a empresa investida “decole”. Esse tipo de investimento deve corresponder a uma pequena parcela de sua carteira (até no máximo 10%).

4. Tenha uma carteira de investimentos equilibrada e diversificada

Após conhecer o seu perfil e entender as opções de investimento disponíveis, começar a construir uma carteira diversificada é o melhor caminho para retornos saudáveis ao longo do tempo. Uma carteira deve ser bem pensada e composta de tal forma que ela esteja de acordo com a sua personalidade e as suas metas como investidor. É possível dividir a carteira entre investimentos mais seguros (mas com retorno menor) e investimentos mais arriscados (mas com a potencial de altos retornos) para achar o equilíbrio certo pra você.

A grande meta e desafio de todo investidor é ter uma carteira que, no mínimo, gere retornos acima da taxa de inflação todo ano. Conhecer e aproveitar  todos os produtos financeiros disponíveis de uma forma proporcional e sensata é a melhor forma começar sua jornada nos mundos dos investimentos!

Essas são as dicas mais importantes para que você se torne um investidor de sucesso. Fique de olho para mais posts no blog do eqseed.com para ler mais sobre esse e outros assuntos sobre investimentos!