A maioria dos modelos de crowdfunding (financiamento coletivo) – sejam crowdfunding baseado em prêmios ou equity crowdfunding (crowdfunding de investimento) – aplicam a regra do “tudo ou nada” às suas rodadas de captação de recursos. É um ponto primordial no modelo de crowdfunding, mas é ainda mais importante no caso de equity crowdfunding.

Você sabe por quê?

Para toda rodada de equity crowdfunding, existe um valor mínimo e um valor máximo de captação. A regra do tudo ou nada diz que para receber o aporte financeiro, a rodada deve conseguir compromissos de investidores que somados atinjam ao menos o valor mínimo da rodada. Caso contrário, a empresa não recebe nada. Eis – é tudo ou nada.

Essa regra é muito importante para o investidor, particularmente no caso de equity crowdfunding, por alguns motivos:

Primeiro por permitir que o investidor mantenha o montante investido em sua posse até que a rodada seja concluída e também garantir a segurança de que o investimento apenas acontecerá se a empresa obtiver o valor necessário para executar seu plano de negócio de modo a tracionar, escalar e crescer cada vez mais.

Em segundo lugar, investir em grupo gera o conforto de estar ao lado de outros investidores, e esse é o motivo mais intuitivo da regra de tudo ou nada, ele assegura que o investidor nunca vai investir sozinho.

Um ponto relevante é que na base de investidores ativos da EqSeed, temos uma maioria classificada com investidores qualificados. Então pela regra do tudo ou nada, você sabe que estará investindo ao lado destes investidores qualificados, que em muitos casos são empresários e executivos com vasta experiência e know-how, e que acreditam também na qualidade e potencial da empresa de expandir e gerar retornos potenciais extremamente interessantes, além de poderem contribuir para a evolução da empresa.

E por fim, avaliações justas das empresas vão ajudar a produzir ofertas justas para todos. A empresa que visa captação de recursos tem que estudar e se forçar para fornecer uma oferta justa aos investidores. Ela sempre tem que levar em conta o fato que se ela pedir um preço alto demais, fora do razoável, vai faltar demanda entre investidores e ela não receberá nada. Por isso, ela visa uma valorização ideal, ou seja, tanto ela quanto os investidores fiquem confortáveis.

Concluindo, essa regra age como um filtro de qualidade e validação da empresa investida.

 

 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.