Abrir um negócio e mantê-lo em funcionamento não é nada fácil (nem barato). Entre os principais desafios, está o de equilibrar os gastos iniciais, uma vez que é preciso investir em pessoal, matéria-prima, instalações, entre outras coisas. Vale lembrar, que, nessa fase, a empresa muitas vezes ainda não conta com lucros.

Por isso, este é um momento de bastante atenção para não perder o controle das finanças. Para manter esse equilíbrio, é fundamental acompanhar a evolução desses gastos em relação aos ganhos.

O Burn Rate é um dos indicadores mais utilizados pelas startups para fazer esse cálculo. Entenda por que ele é tão importante e como calcular quanto sua empresa está gastando mensalmente para manter suas atividades em comparação à receita obtida.

O que é Burn Rate e para que serve?

O termo em inglês burn rate pode ser traduzido de forma literal para o português como “taxa de queima”. Ele é utilizado para se referir ao gasto mensal que uma empresa tem para se manter em funcionamento. 

Dessa forma, ele é um importante indicador para avaliar a sustentabilidade de um negócio. Então, se você está se perguntando se podemos considerar o burn rate um KPI, ou seja, um Indicador-Chave de Performance, a resposta é sim, pois ele é uma métrica que aponta o desempenho financeiro da empresa.

Assim, o burn rate indica o ritmo em que um negócio consome suas reservas de caixa, principalmente aqueles que ainda não geram lucros, como as startups early stage, por exemplo. Com isso, ele indica quanto tempo a empresa consegue se manter antes de esgotar todo o seu capital operacional.

Além do ritmo, o burn rate também mensura com precisão a quantidade total de dinheiro que a empresa está gastando por mês. Também é importante diferenciar a queima bruta, que corresponde aos custos operacionais mensais da empresa e da queima líquida referente à quantia total que uma empresa perde mensalmente.

Leia também:

Por que ele é tão importante para as startups?

O burn rate é importante, pois, como vimos, ele indica a saúde financeira do negócio. Portanto, é fundamental calcular esse índice com frequência e em todas as etapas do negócio, desde a sua abertura.

Isso porque quando calculado desde o início da operação de uma startup, fica mais fácil monitorar os gastos da empresa e manter o equilíbrio entre as entradas e saídas. Muitas empresas que não conseguiram manter seu negócio em funcionamento chegaram a este ponto como resultado da falta de planejamento.

Por isso, principalmente quando falamos em startup, que trabalha com um crescimento acelerado pautado pela escalabilidade, é fundamental acompanhar o burn rate desde o início para identificar qualquer desequilíbrio financeiro de início. 

Vale lembrar que startups com um bom planejamento financeiro atraem os olhares dos investidores que identificam o potencial da empresa e sua capacidade de autogerenciamento e escalabilidade. Isso aumenta as chances da startup conseguir uma rodada de investimento de sucesso já de início.

Saiba como captar investimentos para a sua startup pela EqSeed!

Como calcular o Burn Rate?

Agora que falamos o que é o burn rate e qual a sua importância, é preciso saber como calcular esse indicador. A seguir, você confere duas fórmulas de burn rate, utilizadas para fazer esse cálculo de maneira simples: 

  1. A primeira forma de calcular o burn rate, para identificar o valor mensal gasto, é subtrair as despesas do mês pela receita do mês: 

Burn rate = despesas – receita

  1. A segunda forma de calcular o burn rate é considerar o período de um ano. Também é possível utilizar esse cálculo para se obter a métrica mensal — contudo, ele funciona melhor para empresas com mais de um ano de funcionamento:

Burn rate = balanço financeiro início do ano – balanço financeiro final do ano

Aqui, o resultado indica o valor anual gasto. Para obter a média mensal, basta dividir o resultado por doze.

De maneira geral, o cálculo mensal acaba sendo o mais utilizado pois indica previsões mais pontuais. Contudo, você também pode utilizar o cálculo anual para futuras análises e relatórios.

O que é um bom Burn Rate?

De maneira simples, o que toda empresa quer é ganhar muito mais do que gasta, certo? Como vimos, o burn rate indica o valor gasto pela empresa, ou seja, as saídas em um determinado período em comparação com as entradas.

Dessa forma, quanto menor o burn rate, melhor. Isso porque um burn rate baixo, indica que a empresa tem poucos gastos mensais, o que a torna mais sustentável e possibilita levar os negócios com mais conforto.

Vale lembrar, que, ainda que seu capital esteja acima do estipulado pelo burn rate, isso não quer dizer que você possa tranquilamente gastar mais. Ainda que sua empresa consiga atingir um burn rate zero, é fundamental controlar os gastos sempre que possível para aumentar a reserva emergencial da empresa.

Entenda o Burn Rate em cada fase de uma Startup

Como vimos, é fundamental calcular o burn rate desde o início de um negócio para acompanhar o ritmo dos gastos da empresa e planejar a captação de recursos de forma antecipada. Esse indicador é considerado um dos mais importantes para as startups, e está presente em todas as suas fases, como você confere a seguir.

Fase pré-operacional ou de construção do produto

Sabemos que para uma startup em fase inicial, é muito importante desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP). Ainda que para isso não seja necessário tanto investimento assim, é fundamental ter uma equipe composta por uma liderança, profissionais de engenharia, de gestão de produto, designers, entre outros, conforme o produto ou projeto a ser desenvolvido.

Dessa forma, isso demanda recursos que podem acabar elevando o burn rate da empresa. Por isso é tão comum que empresas nesse estágio busquem o apoio de investidores anjo, ou ainda, participem de rodadas de captação de investimentos para buscar o apoio necessário nessa fase inicial e não baixar tanto o seu burn rate. 

Leia também

Fase de Validação

Na fase de validação, quando a startup já realizou o lançamento do seu produto, o foco é sua manutenção no mercado, visando a aquisição de novos clientes. Para isso, será necessário contar com a expansão da equipe, contando com o apoio de profissionais de marketing, mídia, entre outros.

Da mesma forma, essa fase impacta o burn rate, visto que será preciso contratar pessoal — o que aumenta os gastos da empresa. Os valores aqui são bem particulares, visto que cada empresa possui um capital. Contudo, quanto menor o burn rate, melhor — visto que é importante manter um fundo de reserva nessa etapa inicial de testes e validação.

Fase de Expansão

Na fase de expansão, ainda que os gastos possam ser maiores, é importante lembrar, que, a essa altura, estima-se que os ganhos também sejam maiores. Esse aumento proporcional ajuda a manter em equilíbrio o burn rate.

Mas é importante ficar alerta para que nessa fase os ganhos já tenham superado os gastos, pois com o produto já no mercado há algum tempo, é esperado que a startup esteja obtendo lucro. Caso contrário, é hora de rever seu planejamento. 

Como reduzir o Burn Rate

Parece um pouco óbvio falar sobre isso, contudo, não é tão simples assim reduzir o burn rate. Isso porque ele não está relacionado apenas em reduzir os gastos empresariais, mas também com a sustentabilidade do negócio. Confira a seguir algumas dicas:

  • Procure manter os gastos menores ou em equilíbrio com os recebimentos;
  • Mantenha um bom controle do Fluxo de Caixa, não deixando passar nenhuma entrada e, principalmente, saída. Para a sustentabilidade de uma empresa, é fundamental que o caixa projetado esteja o mais próximo possível do realizado;
  • Revise todos os pagamentos e contratos de fornecedores para verificar se não há pagamentos indevidos ou desnecessários;
  • Evite quaisquer pagamentos em atraso para evitar multas e juros;
  • Tenha um bom controle da sua Carteira de Cobrança para verificar se realmente tudo que está sendo faturado está sendo recebido;
  • Aposte em uma Política de Precificação sempre atualizada para acompanhar o mercado.

É importante saber que mesmo que sua startup esteja em fase inicial, é possível conseguir aporte financeiro. Para isso, é fundamental ter um bom planejamento, não apenas financeiro, mas também uma estratégia de negócio bem estruturada.

Isso aumenta a credibilidade da sua empresa e possibilita a entrada em uma rodada de investimento para captar recursos que te ajudarão a alavancar o seu negócio.

Saiba como funcionam as rodadas da EqSeed e entre em contato conosco se você tem interesse em participar de uma rodada!

Leia também: