O conceito dos investidores

O mercado define que qualquer empresa com menos de dois anos de mercado é considerada uma startup, mas pelo contexto atual, uma definição melhor é que se trata de um negócio com baixo custo operacional, mas que pode ser perfeitamente escalável, tem condições de produzir de forma contínua, e assim, gerar lucros, independente do tempo de maturação da empresa. E essa é a definição mais aceita pelos investidores, ou seja, um grupo de profissionais que busca um modelo de negócios que possuem um nicho de trabalho específico e com ampla possibilidade de crescimento. A razão da existência de uma startup é a característica inovadora, seja em suas formas de distribuição, precificação e tipos de serviços prestados.

O que ter em mente ao dar início a uma startup

Esforço, dedicação, um planejamento bem feito e pensamento positivo são determinantes ao se iniciar este tipo de negócio. Quantos projetos inovadores e promissores não se perderam pelo caminho simplesmente pela falta de gana dos empresários? Acreditar muito no projeto e trabalhar com as pessoas certas faz toda a diferença. São muitos os exemplos de empreendedores que se detiveram ao receber um “não” de quem era do ramo, mas que acreditaram profundamente naquilo que estavam fazendo e, atualmente, fazem a gestão de negócios milionários. Um ótimo case dessa situação é o site Hotel Urbano, que se tornou uma das maiores referências na área de booking de hotéis no Brasil.

O segredo de um startup rentável

A forma mais eficiente de se conquistar investidores, demonstrando a viabilidade e projeção de lucros da empresa, é através de um bom plano de negócios. Trata-se de um projeto para exploração de atividade comercial, no qual serão analisados os aspectos de mercado, das operações, questões jurídicas, administrativas, bem como a necessidade de recursos financeiros e pessoais da startup. O plano de negócios demonstra quais são os quadros mais ameaçadores e as oportunidades de capitalização dentro do mercado que o empreendedor irá atuar. Devem ser estudados o plano comercial, o público alvo e as suas particularidades, como o produto a ser oferecido, o projeto de marketing, previsão do fluxo de caixa, etc.

Mais do que a proposta inicial de conseguir investidores, uma parte organizacional bem feita permite que os novos empreendedores tenham uma visão ampla a respeito do negócio, o que ajuda nas decisões a serem tomadas em prol da constante melhoria da empresa.

O principal objetivo de um Startup em busca do sucesso é conseguir aliar o produto certo ao mercado certo, e isso geralmente acontece quando empreendedores conseguem enxergar as oportunidades em meio aos problemas sofridos pelos consumidores, como por exemplo, o atendimento demorado em determinado estabelecimento comercial ou até mesmo a dificuldade em encontrar transportes coletivos em determinados locais e horários. Assim começaram negócios que obtiveram muito êxito.

E agora queremos saber de você. Curtiu o conceito de startup? Conseguiu ver nela boas projeções para futuros empreendimentos? Deixe seu comentário contando pra gente! Dúvidas e sugestões também serão bem-vindas!

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.