Conheça histórias de startups unicórnios que captaram recursos por equity crowdfunding e descubra as vantagens dessa ferramenta.

O ano de 2021 foi decisivo para a expansão dos unicórnios no Brasil. O relatório “Corrida dos Unicórnios”, realizado pela Distrito, indica que o número de startups que atingiram a marca de US$1 bilhão, antes mesmo da abertura do capital, saltou de 11 para 21 no último ano. Para 2022, a perspectiva segue promissora e, de acordo com especialistas da CNN, o investimento em startups pode movimentar US$29 bilhões, cenário que representa um crescimento de mais de 200% em relação ao ano passado. 

Quando pensamos em investimentos em unicórnios é comum pensar em venture capital, private equity ou grupo de anjos, mas uma outra modalidade de captação de recursos vem crescendo bastante, o equity crowdfunding

Crowdfunding” é a palavra que denomina financiamento coletivo online, sendo assim, essa modalidade de investimentos se dá quando pessoas físicas realizam aportes, durante rodadas de negócios, em troca de participação nas ações da empresa. O intuito é obter retorno quando elas progredirem e realizarem seu exit (abertura para bolsa ou compra por parte de uma empresa maior). Dessa forma, diversifica-se o tipo de investidor e se democratiza o acesso às startups com maior potencial de se tornarem unicórnios.

Quais as vantagens de captar recursos por equity crowdfunding?

Com uma gama maior de perfis de investidores conectados pela internet, torna-se mais fácil, barato e menos oneroso todo o processo de captação de recursos. O empreendedor se mostra ao mercado varejista pelas rodadas de investimento. No Brasil, conforme regulamento da CVM (Conselho de Valores Mobiliários), permite-se aporte de até 5 milhões para empresas de faturamento anual de até 10 milhões de reais. Porém, espera-se que o regulamento mude ainda neste semestre, expandindo ainda mais os seus limites.

Esse recurso já serviu como ferramenta catalisadora do crescimento para empresas bilionárias. 

Conheça a história de três unicórnios que utilizaram equity crowdfunding em seus processos de captação de investimentos:

BrewDog

A empresa independente de cerveja artesanal escocesa Brewdog bateu recordes na captação de recursos por meio de equity crowdfunding, levantando mais de 26 milhões de libras em 12 meses. A quinta rodada do chamado “Equity for Punk” contou com 50 mil fãs de cervejas que desembolsaram £10 milhões, mais do que o total das rodadas anteriores. Juntas, totalizaram 94 mil de shareholders. A Brewdog está hoje entre as mais valiosas do ranking inglês “BrandZ’s Top 75 Most Valuable Brands 2018”, tornando-se a maior marca de bebida alcoólica do Reino Unido e a única de cerveja presente nessa lista.

Monzo

O banco Monzo, sediado em Londres, foi fundado em 2015, sendo um dos primeiros a operar digitalmente na Europa. A comodidade, segurança e rapidez do serviço, alinhados a tarifas mais justas para transações, fizeram a diferença, especialmente para quem viaja bastante internacionalmente, já que um dos seus principais diferenciais é que a conta corrente funciona pelo cartão de débito em qualquer país. Atualmente, possui mais de 4 milhões de usuários.

Monzo foi o protagonista da rodada de equity crowdfunding mais rápida da história, arrecadando um milhão de libras de mais de 1800 investidores em 96 segundos. Além disso, conquistou 4,8M de libras de fundos privados na série B. Agora, está escolhendo investidores para serem convidados para a segunda rodada.

Revolut

A gigante fintech inglesa Revolut, que avaliada em cercavale cerca de 24 bilhões de libras, também contou com equity crowdfunding para chegar lá. Em sua primeira rodada, arrecadou £1 milhão de 100 investidores. Já na última, o número cresceu para 600 milhões. Além disso, na rodada série B, captaram 66 milhões de dólares. 

Ao todo, realizou 15 rodadas de investimentos em diferentes fundos, alcançando a marca de 1,7 bilhões de dólares. 

A super startup inovou ao fornecer uma conta digital internacional que inclui cartão de débito pré-pago, câmbio, troca de criptomoedas Bitcoin, Bitcoin Cash Ethereum, Litecoin e Ripple, além de pagamentos peer-to-peer, transferências para o exterior e uma carteira digital que opera diversas moedas.