A startup agrotech Horus Aeronaves fez sua rodada Venture Capital Online na EqSeed em 2018, captando R$ 2 milhões em 30 dias. Em entrevista recente, Fabrício Hertz, CEO da Horus, falou sobre a sua experiência em fazer sua rodada de investimento online via EqSeed

Por que você escolheu EqSeed para fazer sua rodada de investimento?
R: Logo depois que conheci a modalidade de investimento de startups online, eu descobri a EqSeed. Eu e minha equipe rapidamente analisamos como seria o processo e entendemos na hora que seria algo extremamente interessante.

Pela proposta, notamos que teríamos um controle sobre o processo de captação que sentimos falta em captações offline.
Além disso, o modelo da EqSeed simplifica os processos, tirando a burocracia do formato de captação de investimentos.

Que tipo de simplificação de processos você se refere?
R: Já recebemos investimentos de fundos. Para se ter uma ideia, a negociação se arrasta por até um ano. O investimento é importante, mas o ideal seria conseguir captar com mais agilidade.

Como CEO, é difícil dividir sua atenção entre negociar sua rodada de investimento ao longo de um ano e, ao mesmo tempo, manter seu foco no crescimento do negócio. Os dois exigem muita dedicação.

Pela EqSeed, tudo aconteceu muito mais rápido.

Você mencionou que já captou investimento offline, de formas mais tradicionais. Como foi esse processo em comparação com a captação via EqSeed?
R: Já lidei com investidores que desejam extrair ao máximo da startup, senão ele não investe. Acho que muitos empreendedores brasileiros já passaram por isso. É uma sensação ruim e é pouco produtivo, pois pode impedir que a startup escale.

Eu diria que a EqSeed permite ter uma forma de captação justa. Desde o processo de valuation até os termos de contratos claros, tudo é muito profissional.

Ao longo do processo com a EqSeed, eu senti que houve transparência. Ou seja, uma relação de “ganha-ganha”. Isso é fundamental para o empreendedor.

Você pode falar sobre alguma frustração que você teve, nos últimos anos, ao buscar investimento antes de captar com a EqSeed?
R: Antes de descobrir a EqSeed, estávamos conversando com um investidor grande.

No início, as conversas foram boas, mas quando começamos a trabalhar com os números do investimento e o equity que precisaríamos oferecer, a negociação desandou.

Houve divergências de ambas as partes e, sob nossa perspectiva, era algo inaceitável. Se aceitássemos, nossa estrutura ficaria tão engessada que a empresa poderia não conseguir caminhar.

Esse entrave persistiu e a negociação foi interrompida. Foi muito frustrante porque quando a gente entra em um processo assim, a ideia é que ele termine com a captação realizada.

 

Fabricio Hertz em reunião com investidores

Fabrício apresentando a Horus a alguns investidores em evento da EqSeed

 

Quais vantagens você identifica em captar investimentos pela EqSeed?
R: Há muitas vantagens. Sem dúvida, tenho que destacar a velocidade na negociação, na elaboração da proposta, na captação e no recebimento do aporte.

Também é preciso lembrar que, mesmo com menos burocracia, a EqSeed traz uma segurança jurídica importante para o empreendedor, pois é uma plataforma que atua há anos e que tem o respaldo da CVM.

Eu senti que a empresa cuida dos detalhes para que empreendedores e, claro, investidores conheçam a regras da modalidade e todo caminho a ser seguido.

Eu cheguei a mencionar antes, mas fiquei muito satisfeito também com o tipo de controle que a Horus conseguiu ter para fazer nossa rodada de investimento acontecer.

Nas minhas outras experiências de captar investimentos, eu acabava tendo que esperar alguém tomar decisão. Com a EqSeed, eu consegui tomar as decisões e avançar minha própria rodada de investimento.

Fabricio segura um drone da Horus

 

O que você pode falar sobre a sua experiência durante o processo de captação com a equipe da EqSeed?
R: Olha, o envolvimento da equipe da EqSeed foi fundamental para que a Horus pudesse captar com agilidade.

Como já havíamos recebido investimentos de um fundo e outros investidores, havia alguns pontos para serem ajustados, requerendo uma expertise no lado de estruturação. Foram muitos contratos para serem analisados e alinhados.

A experiência do time da EqSeed foi chave neste ponto, pois me ajudou a entender o que poderia ser feito e a viabilizar a captação para a Horus da melhor forma.

“O envolvimento da equipe da EqSeed foi fundamental para que a Horus pudesse captar com agilidade”

.
E em relação ao prazos e a duração da rodada?
R: Se considerarmos o tempo de negociação, que viabilizou o processo de captação, nós conseguimos atingir o investimento em cerca de 100 dias.

A rodada em si ficou apenas 1 mes no ar antes para ser totalmente investida. Para mim, foi extremamente rápido.
Se o processo tivesse ocorrido offline, de formas mais tradicionais, teria durado, no mínimo, 6 meses. Eu diria que é bem provável que poderia passar de 1 ano.

Isso sem contar que muitas vezes, quando você fecha um investimento offline aqui no Brasil, o aporte demora para ser transferido, pois é feito em fases, sendo parcelado ao longo de meses ou anos. E, geralmente, cada nova liberação de recursos está condicionada às metas atingidas.

Isso faz com que muitas startups não necessariamente foquem no que é bom para o negócio, mas na meta em si, seja ela boa ou não no longo prazo.

Com a EqSeed, a Horus recebeu o valor integral no final da rodada. Foi excelente pois nos permitiu a concentrar totalmente no crescimento do negócio, sem preocupar se a próxima parcela ia cair na conta.

Durante a rodada, como foi a sua relação com os investidores?
R: A minha relação com os investidores foi excelente.
Tanto nos eventos presenciais quanto nos webinars senti que havia muito interesse na empresa. É uma troca muito rica.
Do lado da Horus, a gente aprendeu muito sobre o próprio negócio e colheu vários insights das conversas.
Até hoje, eu falo constantemente com vários investidores chaves que ajudam a melhorar ainda mais o nosso negócio.

Então, você considera que recebeu o chamado “smart money”?
R: Com certeza. Esse processo é rico porque aproxima demais investidores do negócio. Neste mês, por exemplo, tenho reuniões com uma construtora que foram viabilizadas graças a um investidor que veio através da EqSeed.

Fabricio Hertz com microfone na mãe em uma palestra

 

Há outros casos?
R: Sim, já tive outras reuniões de negócios fechadas com a ajuda dos investidores. Depois da nossa rodada na EqSeed, consegui ampliar muito as reuniões que faço da empresa, para falar sobre perspectivas de negócios. A base da EqSeed é grande e a visibilidade entre investidores e profissionais que a rodada trouxe para a Horus continua a gerar valor para nós.

“Depois da nossa rodada na EqSeed,consegui ampliar muito as reuniões que faço da empresa, para falar sobre perspectivas de negócios”

.
Qual foi a diferença que o investimento via EqSeed fez para a Horus?
R: O impacto foi enorme. Nossa ideia é sempre expandir o negócio e o aporte via EqSeed fez com que não tivéssemos que parar de acelerar nosso crescimento.

Desde a captação via EqSeed, a Horus vem trabalhando muito duro e focado, aumentando nossa equipe e nossas vendas, crescendo a empresa e negociando maiores captações. O que a gente deseja é virar unicórnio no mercado de agrotech.

Gostaria de saber mais como você pode captar até R$ 5 milhões em investimento para sua empresa? Visite o Site da EqSeed.