Captar investimentos é uma parte fundamental do ciclo de desenvolvimento e crescimento para as pequenas empresas. Essa captação pode acontecer várias vezes durante as fases iniciais do empreendimento, visando manter o negócio sustentável até que ele possa gerar lucros por si só. Uma das maneiras de captar investimentos é com o equity crowdfunding: um jeito de captar recursos que tem crescido rapidamente no mundo inteiro por ser uma solução baseada em tecnologia e muito mais eficiente do que os métodos tradicionais.

Mas será que equity crowdfunding é o que sua empresa precisa? Veja algumas situações em que essa modalidade de captação de recursos pode ser o que você está procurando!

 

Seu negócio é escalável?

Uma das premissas para você saber se equity crowdfunding é o que sua empresa precisa é saber se o seu negócio é escalável. Isto é, ele pode ser replicado para milhares de clientes sem perder as características que o definem e nem a qualidade do que você oferece, seja um produto ou um serviço. Para exemplificar, você pode pensar em uma rede social, como o Facebook. Não há limite do número de usuários para os serviços ofertados, por isso a empresa foi uma forte candidata a receber investimentos na época do seu lançamento e se tornou a gigante que é hoje.

Empresas que produzem produtos mais tradicionais também podem aproveitar o processo de equity crowdfunding, desde que esses produtos visem conquistar um nicho do mercado – ou seja, que atendam a um mercado que se encontra sub-atendido pelas empresas já existentes.

 

Você está disposto a dividir o sucesso com outras pessoas?

Quando alguém investe no seu negócio através de equity crowdfunding, a sua empresa recebe os recursos enquanto o investidor ganha o direito de uma participação societária na sua empresa. Portanto, ele passa a desfrutar de algumas vantagens como, por exemplo, o de receber uma parte do preço de venda da empresa investida, caso ela seja vendida.

Por mais que esse investidor não defina os rumos da empresa, ele estará lá para te dar apoio, orientação e receber seu retorno financeiro. Se você estiver disposto a essa troca, pode ser que o equity crowdfunding seja o que a sua empresa precisa.

 

A sociedade é de pequeno porte?

No Brasil, as empresas que podem captar investimentos a partir de equity crowdfunding devem obedecer a algumas exigências da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como ser constituída no Brasil e ter receita bruta de até R$ 10 milhões anualmente.

Se o seu negócio se encaixa nesses requisitos, você pode ser um forte candidato à captação de investimento por equity crowdfunding.

 

Como lançar um novo produto ou startup no mercado?

Após desenvolver o seu produto ou serviço, pequenas empresas ainda têm dificuldade em arcar com os custos de escalar suas operações e atingir um mercado maior. Por isso, uma das aplicações de recursos do equity crowdfunding mais praticadas é o investimento em produção, canais de distribuição e marketing. Este é o seu caso? Então o equity crowdfunding é o que sua empresa precisa!

 

Quer saber mais sobre? Acesse nossa página e entenda mais sobre o processo de captação.