Há algum tempo, o Shark Tank vem fascinando e emocionando os norte-americanos. Para os interessados no mundo de investimento em startups, o programa oferece a oportunidade de aprender quais os pontos chaves a se considerar antes de investir em uma startup promissora. Muitos brasileiros já assistem a versão americana ou até portuguesa do Shark Tank há algum tempo e em breve eles irão poder assistir sua própria versão brasileira do programa: Negociando com Tubarões.

O nome de Shark Tank (literalmente “tanque de tubarões” em português) vem do formato do programa em que investidores anjos – geralmente empresários e investidores de enorme sucesso – se reunem para formar um grupo que analisa rigorosamente a apresentação (o “pitch”, em inglês) do fundador da startup para depois decidirem se querem comprar uma parte da empresa e compartilhar seus lucros futuros. A análise a que são submetidos os jovens empreendedores é dura e muitas vezes pode até ser cruel. Mas se o empreendedor é sério e tem um negócio de qualidade com verdadeiro potencial de crescimento acelerado, o que é tão procurado pelo investidor anjo, ele sairá do Shark Tank sorrindo com um cheque no valor que ele precisa para levar sua startup ao próximo nível.

O Shark Tank não é o primeiro programa nesse formato. Há alguns anos, o famoso Dragons’ Den foi lançado na Inglaterra e seu enorme sucesso inspirou a versão americana. Os investidores anjos no Dragons’ Den são tão durões quanto os do Shark Tank mas também levam uma boa dose de humor britânico. Investimentos feitos através do Dragons’ Den (literalmente “toca do dragão” em português) ajudaram na decolagem de algumas startups muito bem sucedidas até hoje, como o Trunki, que você talvez tenha visto nos aeroportos ao redor do mundo.

Ao assistir tanto o Shark Tank quanto o Dragons’ Den, o espectador vem aprendendo quais perguntas se fazer ao considerar investir em uma startup, as considerações para ser feitas e, acima de tudo, ele começa a enxergar o potencial de enormes retornos financeiros que uma carteira de investimentos em startups pode oferecer. Em pouco tempo ele fica também com a vontade de participar de verdade e colocar seu próprio dinheiro em algumas startups para “entrar no mesmo jogo” que esses investidores anjos e ter a capacidade de realizar grandes saltos em seu patrimônio.

Até recentemente, não era possível para o investidor convencional investir em startups como os investidores anjo que ele assiste no Shark Tank e no Dragons’ Den. Mas, com o surgimento de plataformas de equity crowdfunding como a Seedrs na Inglaterra e a EqSeed no Brasil, agora qualquer um pode participar desse tipo de investimento e assim começar a construir sua própria carteira de startups. Como o Observador de Portugal notou sobre a plataforma inglesa de equity crowdfunding Seedrs: “A Seedrs funciona como uma espécie de Shark Tank público, pois permite a qualquer pessoa investir em projetos em que acredite.”

Como mencionado, o Brasil ganhará em breve sua própria versão do Shark Tank, mas o investidor brasileiro não precisa aguardar para começar a escolher suas startups preferidas. Na plataforma EqSeed, qualquer um já pode começar a investir em ótimas startups com valores a partir de R$3.000. Cada startup oferece participação societária na sua empresa por um preço definido por meio de uma campanha. Entrando na campanha, o investidor consegue acessar todas as informações que ele precisa para tomar uma decisão de investimento, tais como o “pitch”, histórico e projeções financeiras, documentos jurídicos e termos de investimento de padrão profissional. Além disso, ele consegue se conectar e questionar os fundadores da startup, igual a um investidor anjo do Shark Tank ou do Dragons’ Den, por meio de ferramentas como o fórum, os webinars online abertos ou, se ele preferir, até por uma chamada privada.

Cada vez mais pessoas estão se interessando e participando de verdade no mundo de investimento de startups e esse movimento global é evidenciado pelo enorme sucesso de programas como o Shark Tank e o Dragons’ Den. Agora esse movimento começou a atingir o Brasil. Fique de olho na plataforma EqSeed para mais oportunidades de jogar Shark Tank e Dragons’ Den em sua própria casa ou escritório.

 

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.