O estágio inicial de uma startup, é uma das fases mais difíceis e importantes de um negócio, que é quando as ideias são colocadas em prática e operacionalizadas. Este momento pode definir o futuro da empresa, ou seja, seu sucesso ou fracasso. 

Essa fase é conhecida como Early Stage, momento em que as startups já estudaram o mercado, testaram sua solução e já conhecem o potencial do seu negócio. Começa aqui o momento de buscar o aporte financeiro para alavancar a empresa. Entenda como funciona esse processo.

O que é Early Stage?

O termo em inglês early stage, pode ser traduzido para o português como “estágio inicial”. Quando se trata de empresas, ele se refere às empresas relativamente novas no mercado, ou seja, em estágio inicial.

Este é o momento do start, o estágio inicial e mais desafiador para as empresas, uma fase que pode definir o futuro da organização. É durante o early stage que muitas decisões importantes são tomadas, pois se trata do contato inicial da startup com o mercado. 

O que é uma Startup Early Stage?

Podemos compreender uma startup early stage como aquela que está em estágio inicial de desenvolvimento. Nesta etapa, a empresa já tem uma estratégia bem definida, com metas e objetivos traçados, uma boa análise de mercado e público-alvo, e até mesmo já pode ter um MVP definido. 

É nesse estágio que as startups desenvolvem estratégias para captar recursos, lançar novos produtos, entrar em programas de aceleração de negócios ou incubadoras, para obter o aporte financeiro necessário para sua expansão.

Este é um momento crucial para um negócio, pois define como será o crescimento da organização e se ela conseguirá passar para as próximas fases. As empresas early stage têm se destacado no mercado e chamado a atenção de muitos investidores, que acabam apostando em um investimento anjo.

Resumidamente, um investidor anjo é quem realiza um investimento em empresas com potencial de crescimento, que, em geral, estão em fase inicial. Esses investidores apostam nas startups early stage que acreditam terem potencial de se tornarem empresas de grande porte, a médio e longo prazo.

Leia também:

Quais são as quatro fases de uma startup?

Assim como acontece nas empresas tradicionais, as startups também possuem estágios de desenvolvimento. Contudo, suas etapas acabam sendo mais visíveis, além de sua evolução acontecer mais rapidamente que nas empresas tradicionais. Confira a seguir, quais são as quatro principais fases das startups.

Fase inicial – Ideia

Como o nome indica, a fase inicial é quando se concebe a ideia de um negócio. É nesta etapa, em que é realizada uma pesquisa extensa sobre o mercado de atuação, o público-alvo, as dores desse público e as oportunidades de negócio no nicho, que podem ser utilizadas como norte para desenvolver soluções inovadoras.

Aqui, ainda que haja pesquisa envolvida, o negócio ainda está no campo das ideias, e trabalha com hipóteses e planejamento de soluções. Contudo, essas ideias precisam apresentar valor para o público-alvo e ter potencial de mercado, para que a startup consiga passar para a etapa seguinte.

Validação

Com as ideias e hipóteses levantadas, é preciso saber se elas darão certo. É nesta etapa, que a startup valida seu produto no mercado. Uma das estratégias mais utilizadas para isso é o lançamento de um MVP (Minimum Viable Product), uma versão mais simples de um produto que se pretende lançar no mercado, com as funcionalidades básicas para testar sua aceitação pelo público.

Essa é uma excelente maneira de verificar as hipóteses de uma solução e avaliar, junto ao mercado, como ela será recebida. O MVP também possibilita lapidar o produto, realizando os ajustes necessários conforme as impressões e feedbacks do público. Durante a validação, a empresa ainda é considerada em estado inicial, sem uma equipe sólida ainda e sem uma receita fixa.

Operação – Early Stage

Com as ideias levantadas, testadas e lapidadas, a startup já conseguiu validá-las e já possui a versão oficial do produto ou serviço que pretende lançar. É aqui que as estratégias de marketing e vendas são colocadas em prática, já com uma equipe bem estabelecida e preparada

É durante o early stage que a empresa precisa captar investimentos para expandir o negócio, colocar a solução em prática, ampliar sua carteira de clientes, investir em pessoal, matéria-prima e muito mais. 

O aporte financeiro nesse estágio, pode ser proveniente de rodadas de investimentos, uma das principais formas de crescimento das startups, ou ainda de investidores-anjo, que acreditam no potencial de crescimento do negócio e trabalham com retornos a médio e longo prazo. 

Tração – Growth stage

Na fase de tração, a startup já está em pleno funcionamento, com suas soluções colocadas em prática graças ao aporte financeiro obtido. Mas o que é growth stage? O termo em inglês, pode ser traduzido de forma literal para o português como “estágio de crescimento”, que representa muito bem essa fase.

Mesmo tendo passado por todas as fases anteriores, é importante que a startup não pare por aqui. Para continuar crescendo, é fundamental fazer novas conexões, buscar parceiros e entender qual perfil de investimento faz mais sentido para o tipo de negócio. Para isso, ela precisa ter uma visão clara dos tipos de sistema monetário.

Leia também:

Aqui, a empresa já conquistou certa maturidade, pois conseguiu validar suas soluções no mercado e seu modelo de negócio, além de já possuir uma base sólida de clientes e atrair investidores.

É no growth stage que os processos começam a ser padronizados, visando o crescimento da startup e seu potencial de escalabilidade. Além disso, a empresa precisa acompanhar seus indicadores de desempenho e ter metas e objetivos bem claros.

Isso quer dizer que as fases de uma startup não param por aqui. Mesmo com ela estabelecida no mercado e um bom aporte financeiro, toda startup quer crescer, certo? A fase seguinte é conhecida como expansão ou scale-up.

Esse é o objetivo de toda startup, ter um crescimento exponencial mantendo os custos e os processos enxutos e, quem sabe, se tornar uma startup unicórnio com um alto faturamento e custos mínimos.

Leia também:

Quantos anos tem uma startup em estágio inicial?

De acordo com o Marco Legal das Startups, amparado pela Lei Complementar n.º 182, de 1º de junho de 2021, podem ser consideradas startups negócios com até 10 (dez) anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia.

Dessa forma, quando falamos em startups em estágio inicial, falamos de seu momento de concepção, de quando a ideia sai do papel e é colocada em prática. Esse estágio acontece em seus primeiros anos de vida, compreendendo a fase inicial, a validação e o early stage. 

O tempo de duração de cada fase, dependerá muito do modelo de negócio, do aporte financeiro obtido, entre outros fatores. Assim, não há um número específico determinado para cada fase de uma startup.

Como identificar uma startup em estágio inicial?

Este é um ponto importante, tanto para empreendedores, que buscam identificar em que estágio sua empresa está, quanto para investidores, que buscam startups em estágio inicial para realizar investimentos.

Como vimos, as startups em estágio inicial, ou early stage, são aquelas que estão consolidando seu negócio, buscando aporte financeiro para tirar suas ideias do papel. A melhor forma de identificar quais são essas empresas na hora de investir, é apostar em uma plataforma especializada, como a EqSeed.

Aqui, fazemos uma seleção de empresas em diversos estágios de evolução, que apresentam potencial de escalabilidade. Confira os Critérios da EqSeed na Seleção de Empresas para Investir e conheça algumas das empresas que você pode investir pela EqSeed, com rodadas de investimento abertas.

Leia também:

O que é inicialização em estágio inicial versus estágio de crescimento?

Como vimos, o ciclo de vida de uma startup é composto por diversas fases. É bastante comum encontrar definições que separam essas fases como: infância, adolescência e maturidade. 

Dessa forma, a inicialização, ou seja, o start na fase inicial de uma startup, compreende sua infância, o momento da concepção das ideias e planejamento, em que a empresa ainda não colocou em prática seu negócio.

Já no seu estágio de adolescência, em que as ideias são validadas e as operações começam a se desenvolver, podemos entender que começa o estágio de crescimento. Isso porque nessa fase, a startup começa a obter aporte financeiro para executar seu projeto.

Em sua maturidade, a startup já está com suas operações bem definidas e um aporte financeiro bem estabelecido. Aqui, ela ainda está em estágio de crescimento, mas como foco em sua expansão, visando atingir o growth stage e o scale-up.

Atualmente, há inúmeras fases de crescimento de uma startup, além das principais que citamos aqui. Contudo, um dos fatores mais importantes é saber identificar em qual fase o negócio está e também, saber diferenciar uma startup de uma pequena empresa tradicional.

Isso porque, para investir, as startups apresentam inúmeras vantagens frente aos negócios tradicionais. Confira aqui, quatro bons motivos para investir em startups!

Se você tem uma startup que está em estágio inicial, confira como fazer uma rodada de investimento na EqSeed.

Pensando em investir em Startups? Saiba Como investir em startups através da EqSeed!