Como ter retorno ao investir em startups?

Investir em uma startup é comprar uma parte da empresa – uma fatia de participação societária (equity).

Retornos sobre investimentos em startups geralmente acontecem quando você vende sua participação no futuro por um preço maior.

Isto é, se a startup tiver sucesso, você conseguirá vender sua participação na startup (seu equity) no futuro e realizar um belo retorno nessa venda.

Seu retorno no investimento será a diferença entre o preço que você pagou por sua parte da empresa (valor investido) e o preço que você recebeu na venda.

Investidores anjos e fundos de venture capital chamam essa venda de “saída” (exit) do investimento, e é sua grande meta ao investir em startups.

Retornos no Exit

Retornos vem no “exit” – a saída – e esse momento acontece muitas vezes quando uma empresa maior compra a startup em que você investiu. No Brasil, saídas são mais  frequentes do que muitas pessoas percebem.

Quando empresas internacionais querem entrar no mercado brasileiro, elas frequentemente optam por comprar uma empresa menor, já estabelecida, em vez de começar do zero.

O conglomerado Naspers comprou a startup brasileira Buscapé por USD 342 milhões como parte da sua estratégia de entrar no mercado da América Latina.

Uma corporação alemã comprou a startup brasileira Moip por R$ 165 milhões pelo mesmo motivo.

Grandes empresas também compram empresas menores, que começaram como startups, como parte da sua estratégia de inovar e de proteger sua posição de liderança no mercado.

Ambev já comprou várias micro-cervejarias, que começaram com apenas 2-4 sócios e um pouco de capital seed. Essas empresas conseguiram crescer o suficiente ao ponto de interessar a maior cervejaria nacional em poucos anos.

Retornos no IPO

Você pode também vender sua parte da startup investida como parte de um IPO (Oferta Pública Inicial – Initial Public Offering).

Em termos simples, o IPO é o momento em que empresa deixa de ser apenas um negócio detido por poucas pessoas para ser uma empresa aberta na Bolsa de Valores, com literalmente milhares de acionistas.

Muitas vezes uma startup de sucesso é adquirida antes de chegar no momento de IPO, mas se e quando acontecer, os retornos para os fundadores e os investidores são enormes.

Por conta disso, investidores anjos e fundos Venture Capital pensam sobre retornos em múltiplos do valor investido, visando retornos de 10x, 20x, 30x ou mais do valor investido, entre 4 – 10 anos.

Para saber mais, veja o vídeo abaixo:

Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.