Como ter retorno ao investir em startups?
Investir em uma startup é comprar uma parte da empresa – uma fatia de participação societária (equity).
Retornos sobre investimentos em startups geralmente acontecem quando você vende sua participação no futuro por um preço maior.
Isto é, se a startup tiver sucesso, você conseguirá vender sua participação na startup (seu equity) no futuro e realizar um belo retorno nessa venda.
Seu retorno no investimento será a diferença entre o preço que você pagou por sua parte da empresa (valor investido) e o preço que você recebeu na venda.
Investidores anjos e fundos de venture capital chamam essa venda de “saída” (exit) do investimento, e é sua grande meta ao investir em startups.
Retornos no Exit
Retornos vem no “exit” – a saída – e esse momento acontece muitas vezes quando uma empresa maior compra a startup em que você investiu. No Brasil, saídas são mais frequentes do que muitas pessoas percebem.
Quando empresas internacionais querem entrar no mercado brasileiro, elas frequentemente optam por comprar uma empresa menor, já estabelecida, em vez de começar do zero.
O conglomerado Naspers comprou a startup brasileira Buscapé por USD 342 milhões como parte da sua estratégia de entrar no mercado da América Latina.
Uma corporação alemã comprou a startup brasileira Moip por R$ 165 milhões pelo mesmo motivo.
Grandes empresas também compram empresas menores, que começaram como startups, como parte da sua estratégia de inovar e de proteger sua posição de liderança no mercado.
Ambev já comprou várias micro-cervejarias, que começaram com apenas 2-4 sócios e um pouco de capital seed. Essas empresas conseguiram crescer o suficiente ao ponto de interessar a maior cervejaria nacional em poucos anos.
Retornos no IPO
Você pode também vender sua parte da startup investida como parte de um IPO (Oferta Pública Inicial – Initial Public Offering).
Em termos simples, o IPO é o momento em que empresa deixa de ser apenas um negócio detido por poucas pessoas para ser uma empresa aberta na Bolsa de Valores, com literalmente milhares de acionistas.
Muitas vezes uma startup de sucesso é adquirida antes de chegar no momento de IPO, mas se e quando acontecer, os retornos para os fundadores e os investidores são enormes.
Por conta disso, investidores anjos e fundos Venture Capital pensam sobre retornos em múltiplos do valor investido, visando retornos de 10x, 20x, 30x ou mais do valor investido, entre 4 – 10 anos.
Para saber mais, veja o vídeo abaixo:
Quer conhecer ótimas oportunidades de investimentos nas melhores startups pré-selecionadas? Confira as rodadas abertas na EqSeed.
Boa tarde!
Achei o vídeo muito interessante e esclarecedor. Porém, existe um ponto importante que não foi mencionado.
Imagine que investi R$ 100K em uma startup que me prometeu um rendimento anual pelo IGP-M ou qualquer outra taxa do mercado, a ser pago a partir do 3 ano de operação. Ocorre que já se passou este prazo e a startup não teve sucesso.
Considerando que trata-se de um investimento de risco, é possível que eu perca o valor e esta possibilidade existe e deverá constar no contrato de mútuo conversivo?
Espero que tenha ficado claro a minha dúvida.
Grato.
Olá Klélcio, muito obrigado pelo comentário e interesse. Sua dúvida é muito pertinente.
Explicando rapidamente como funciona o modelo de investimento da EqSeed, nós somos uma plataforma de Equity Crowdfunding. Acreditamos que investimentos de equity são a melhor maneira de investir em startups e empresas em expansão. Por isso, ao investir pela EqSeed, você estará ganhando o direito à uma participação societária (equity) da empresa, em vez de emprestar dinheiro para tal empresa, a deixando com uma dívida financeira. Com esses investimentos, o retorno poderá ser gerado pela venda da investida, IPO ou pelos dividendos eventualmente distribuídos.
Este tipo de investimento é utilizado como uma forma de diversificação para investidores que buscam retornos potenciais variáveis muito acima do que é possível por métodos mais tradicionais de investimento. Nossos investidores procuram grandes retornos na forma de ganhos de capital no longo prazo, gerado por uma carteira de investimentos de equity em startups. Aconselho a leitura dos blogs a seguir, que darão uma boa noção sobre nosso modelo de investimento, formas de retorno e potencial ao investir em startups através da plataforma EqSeed:
Equity crowdfunding: o que é para o investidor?;
3 formas de retorno ao investir em uma startup;
O que é equity?.
Abraços