Investir em startups está se tornando cada vez mais comum. Por muito tempo, essa modalidade foi restrita apenas para investidores anjos, que realizavam aportes de valores altos. Hoje, vemos essa mudança de paradigma com o crescimento do Equity Crowdfunding.

Nos últimos meses de 2021, as plataformas de Equity Crowdfunding tiveram o melhor desempenho desde 2017 – que foi o ano no qual a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a norma que regulamenta esse mercado.

Segundo pesquisa do SEBRAE, em 2021 a modalidade captou R$ 188 milhões, conforme estatísticas de Crowdfunding de Investimento da CVM, 123% maior que o total dos aportes realizados em 2020.

Os dados ainda apontam que o número de investidores e investidoras também cresceu, indo de 8.275 em 2020 para 19.797 em 2021 — representando, assim, um aumento de 139%.

Para quem quer explorar o mundo de investimentos em startups, que não para de crescer, é natural que surjam diversas dúvidas. Por isso, trouxemos algumas das questões mais frequentes dos investidores e investidoras, que te podem ajudar a sanar suas dúvidas sobre o investimento em startups, desde como investir em empresas desse ramo até como funciona o processo de retorno. Confira! 

Leia também:

1. Como investir em startups pela EqSeed?

Antes de mais nada, é fundamental retomar como funciona o investimento em startup pela EqSeed. Somos uma plataforma de investimentos 100% online que possibilita que as startups participem de rodadas de investimento Micro VC e VC.

Como a EqSeed é uma intermediadora de operações de valores mobiliários, ao investir através da plataforma, as pessoas investidoras adquirem participações societárias nas empresas e podem compartilhar dos ganhos financeiros provenientes do sucesso dessas startups através do exit.

Para começar, você deve entender todas as informações da rodada, incluindo os dados complementares, antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Investir por meio da EqSeed é muito fácil, como você confere abaixo:

Se você quer saber mais sobre como investir em startups no Brasil de forma transparente e confiável, confira nosso Guia: Como Investir em startups pela EqSeed e saiba mais.

Leia também:

2. Como funciona o retorno e como terei meu dinheiro de volta?

Quem investe em uma startup pela EqSeed recebe uma participação da empresa investida (equity). Ou seja, você receberá ações da empresa, a+gora ou no futuro. Como algumas empresas não são Sociedades Anônimas, no momento da captação, você recebe um contrato no formato de notas conversíveis em ações para poder recebê-las no futuro.

Assim, **o retorno do investidor ou investidora ocorre no lucro obtido com a venda dessa participação.**

“Exit” é o momento de liquidez, ou seja, quando a pessoa investidora tem a oportunidade de sair (por isso a expressão exit) do seu investimento e ter seu retorno financeiro. Quando uma startup é adquirida, que é o momento em que um comprador ou compradora estratégica adquire o capital social da empresa, o exit acontece. 

Nesse caso, quem realizou a compra assume o controle societário, e os investidores e investidoras obtêm seu exit com a venda das ações da empresa adquirida.  Além disso, outra forma de retorno possível é quando ocorre uma Oferta Pública Inicial (IPO), na qual a empresa passa a ser listada na Bolsa de Valores, ou por meio dos pagamentos de dividendos.

Dentre os casos acima, o primeiro é o mais comum, onde há a aquisição estratégica da startup. Esse deverá ser, portanto, o foco dos investidores e investidoras nesta classe de ativo.

Na EqSeed, temos alguns casos de exit que trouxeram retornos múltiplos para seus investidores, como o App DinDin, comprado pelo banco Bradesco, e a Pegaki, comprada pela Intelipost.

Portanto, investir em startup é um investimento em renda variável, e como todo investimento em renda variável, diversificar o portfólio de investimentos é a chave para o sucesso. 

3. Quando ocorre a conversão de nota conversível em ação e quais são as consequências?

Ao investir em uma startup por meio de uma nota conversível, você não entra no quadro societário da empresa. Você fica fora do contrato social da startup e, tecnicamente, se torna credor ou credora da empresa.

Sua nota conversível estipula momentos no futuro (determinados previamente) em que a empresa irá se tornar uma sociedade anônima e entregará essas ações para você.

Vale ressaltar que uma nota conversível garante sua participação societária na empresa (equity) e lhe protege como investidor (a). 

Leia também:

4. Quando o meu dinheiro investido é transferido?

Na EqSeed, o seu dinheiro só será transferido caso a startup atinja o objetivo mínimo da rodada, que significa dois terços do valor máximo. Essa informação está disponível nos materiais da rodada na seção “informações essenciais”.

Atingindo ou ultrapassando o valor mínimo da rodada, iremos trabalhar para alcançar o máximo da oferta, e então, ela será concluída com sucesso e os investidores e investidoras receberão um comunicado do time da EqSeed para efetuarem a transferência. Dessa forma, o dinheiro de quem investiu é transferido diretamente à empresa

Leia também:

5. E se a empresa não der certo (quebrar)?

Se a empresa falhar em um momento no futuro (dissolução legal), é provável que você perca parte ou todo seu investimento.

Neste caso, se os investidores e investidoras ainda detêm as notas conversíveis no momento da dissolução, estas garantem seus direitos válidos para quaisquer bens e ativos valiosos da empresa. Caso a dissolução da empresa ocorra após a conversão das notas conversíveis em participação societária, as pessoas investidoras terão seus direitos de acionistas respeitados após os requerimentos dos credores. 

6. O que acontece quando houver uma nova rodada de investimento?

No meio de investimento em startups, é normal acontecerem várias rodadas de investimento de uma única empresa. Assim, a pessoa que investiu em uma rodada pode, ou não, investir em outra subsequente.

A questão é que quando a pessoa investidora opta por não investir na nova rodada, ela é automaticamente diluída em termos de participação nominal. Mas isso não muda o valor investido; o que muda é sua participação na empresa que é reduzida (diluída).

Se o investidor ou investidora optar por investir na nova rodada, a EqSeed define por contrato um direito de preferência. Dessa forma, quem investe pela EqSeed tem direito de preferência de aportar o capital, de modo a manter a sua participação societária adquirida inicialmente. Esse é um direito essencial, mas que não é obrigatório.

O fato da startup captar uma nova rodada deve ser visto como algo positivo, sob a ótica de quem investe. Isso significa que a empresa na qual a pessoa investiu está crescendo e precisa receber mais capital para sustentar e acelerar a expansão. 

7. Como acompanho o andamento da empresa?

Durante a rodada de investimento na EqSeed, você conseguirá acompanhar a evolução da captação através da página da rodada. Além disso, há o “Fórum de Perguntas e Respostas”, no qual você pode esclarecer suas dúvidas diretamente com a equipe da empresa.

Todas as empresas que captam investimento por meio da plataforma da EqSeed são obrigadas a fornecer atualizações aos seus investidores e investidoras, no mínimo, a cada três meses.

A plataforma EqSeed permite às empresas publicarem seus relatórios dentro da seção “Meu Portfólio”, especificamente reservada para as pessoas investidoras daquela empresa.

Se você ainda tem alguma dúvida, pode falar diretamente com a empresa na qual pretende investir, por meio do fórum na página da rodada, ou com a Equipe da EqSeed, através do e-mail: investidores@eqseed.com ou em nossa página de contato.

Faça seu cadastro na plataforma da EqSeed e acesse todas as rodadas de investimento disponíveis, além de receber os próximos lançamentos diretamente no seu e-mail.