Você sabe o que é uma cap table? O termo é redução para capitalization table ou, na tradução para o português, tabela de capitalização. Acompanhe o texto para entender melhor o conceito de cap table e sua importância para uma startup.

Cap table : um conceito simples

Cap table é algo simples porém muito importante de ser compreendido dentro do mundo das startups.

Na maior parte das vezes, o curso de crescimento de uma startup de sucesso conta com algumas ou várias rodadas de investimento em startups. Isso se deve ao fato de que as startups são empresas que precisam crescer vigorosamente nas suas primeiras fases. E são os investimentos que alimentam essa expansão.

O momento em que uma startup pode começar a dar retornos para os sócios-fundadores e investidores é quando ela já conquistou uma fatia significativa do mercado e conseguiu provar para um público-alvo que o produto ou serviço prestado é pertinente.

Nesse momento de liquidez, quando serão entregues os retornos, é fundamental para a startup ter um controle cristalino de quem são os sócios da empresa e quanto exatamente cada um deles possui. E esse discernimento só será possível por meio da análise de uma rigorosa cap table.

A cap table nada mais é que uma tabela onde são descritos os acionistas de uma empresa. Ela precisa detalhar de modo preciso a participação real de cada um deles na sociedade. O objetivo de uma tabela como essa é manter todos os integrantes da sociedade na mesma página, para que não existam conflitos de interesse no momento em que os direitos e participações estejam sendo discutidos.

Em suma, uma cap table precisa responder duas perguntas com precisão: quem tem e o que tem dentro da sociedade. Esse discernimento é fundamental para a saúde financeira e organizacional de uma empresa. Além das porcentagens de posse, a tabela precisa apresentar as diluições, o valor do equity em cada uma das rodadas, garantias, direitos e opções de cada pessoa dentro do negócio. Seja este fundador, investidor ou outro.

Os desafios da prática do cap table

É um conceito simples que na prática pode ser muito mais desafiador. Isso porque após várias rodadas de investimento, uma cap table pode se tornar verdadeiramente complexa.

No Brasil, isso se aplica ainda mais, já que por razões de segurança jurídica, os investidores não costumam entrar no contrato social das empresas sociedades limitadas em que investem.

Assim, startups em crescimento costumam apresentar duas cap tables. A primeira é, basicamente, a cap table corrente no contrato social. Ou seja, aquela que descreve apenas os sócios-fundadores, apresentando um quadro societário muito simples. Essa cap table mostra quem possui cotas da empresa no presente.

A segunda é uma cap table completa, que mostra as participações dos investidores no futuro, após a conversão das notas em ações, da maturidade dos contratos de vesting, etc.

Versões elaboradas de uma capitalization table podem conter também situações hipotéticas, como transações por exemplo. A finalidade é sempre dar aos acionistas uma visão mais ampla do negócio. Com simulações de algumas hipóteses fica mais fácil analisar os potenciais resultados de um investimento, por exemplo.

Cap table : um conceito importante

Entender o que é uma cap table é importante para qualquer empreendedor ou investidor de startups.

Nos períodos iniciais de uma empresa ou startup tudo pode parecer muito simples. São poucos os acionistas e o contrato muitas das vezes se limita aos sócios-fundadores. Mesmo assim, esse é o momento para começar a controlar rigorosamente uma cap table. Afinal, o objetivo de uma ferramenta como essa é prevenir desentendimentos no futuro.

A manutenção de uma cap table clara e atualizada é uma prática saudável e necessária de toda startup de sucesso durante seu percurso entre rodadas de investimento e o processo de escalar.

Quer saber mais sobre investimento em startups? Visite o blog da EqSeed.

Para acessar investimentos nas melhores startups, visite a plataforma EqSeed e cadastre-se para ser avisado sobre novas oportunidades de investimento.